Seguidores

segunda-feira, janeiro 06, 2014

A história de Carlos e seu rádio PX (5º parte)

... no alto da Serra, o radio-operador recebe a notícia através da Estação Lagarto que o PX Clube Resende RJ estava em Expedição próximo aquele local, sendo comandado por Laércio Nascimento Braz, um dos nomes mais conhecidos da Faixa do Cidadão. Laércio já sabia da situação em que se encontrava o radio-operador, e seguia com sua equipe em torno da Serra. Eles tinham água, suprimentos e medicações. Em algum ponto daquele perímetro indubitavelmente iriam se encontrar, já que haviam planejado fazer a busca em torno, em volta do local.
Renato, Delco, Gilberto e Rogério recebiam trainamento básico enquanto o General preparava o helicóptero e os soldados, mas tudo iria depender de uma melhora substancial do clima, já que os ventos desestabilizariam o voo até o local. Delco sugere um barco, mas pensa duas vezes. A correnteza estava destruindo casas, e não se tratava de apenas um rio, mas um rio com destroços. O General exige silêncio e atenção dos novos aprendizes, já que o treinamento da equipe é extremamente superficial. Ainda estava cogitando a presença daqueles rapazes no quartel, e ao mesmo tempo, o General não podia abrir mão porque eles tinham posse e experiência do único meio de comunicação no momento, o PX, e Estações em ambos os pontos.
--------------
O Geógrafo Diego e Carlos alcançam um dos ponto mais altos da Serra, e avistam de longe uma das equipes do PX Clube de Resende.
Os três casais de idosos que passaram na frente já haviam construído uma pequena e precária cabana com pedaços encharcados de bambu e folhas de bananeiras, e estavam dormindo, como se nada estivesse acontecendo. Diego quebra o sono dos casais e aponta o perigo se aproximando.
--------------
A tempestade piora, raios começam a cair com muita frequência e o fluxo das águas não baixa, pelo contrário. Diego percebe que é apenas uma questão de tempo para a Serra ser inundada. A medida que a dupla sobe, o nível das águas o acompanham. O aclive não era tão acentuado, não dava para se deslocar tão rapidamente e ficar livre do problema. Carlos fica atento a um radio-operador que estava na equipe do PX Clube de Resende. Ele usava um rádio que operava na mão, e mantinha constante comunicação; a antena mais parecia uma vara de pesca. O cidadão ignorava as constantes descargas elétricas, num misto de coragem e irresponsabilidade.
Delco e Renato são incumbidos de montar o sistema irradiante e monitorar as comunicações do quartel. A antena 5/8 de onda seria testada, enquanto Rogério Canado e Gilberto Pacheco seguiam na aeronave sentido a Serra. utilizavam estação portátil Cobra. Todas as Estações se mantinham em SSB, e Delco e Renato, a cada 10 minutos, alteravam o canal para o de emergência 09 AM, e passavam o relatório para o General. 

O radio-operador sempre em QAP escuta o chamado de Renato e Delco Garcia em meio às comunicações da Estação Lagarto, e a propagação da uma brecha, permitindo interação entre as três Estações. O radio-operador, na Serra, deixa um pouco de lado os amigos conversando no rádio e prepara o pessoal para a chegada da aeronave. Seria necessária a preparação de uma clareira para descida do resgate, ou o helicóptero poderia se chocar por entre as árvores.
--------------
A equipe de radio-operadores de Resende RJ chega ao local do abrigo, e Diego e Carlos, juntos da dupla de radio-operadores que os acompanham estão bem próximos, 20 minutos de caminhada.
--------------
O General percebe que em meio às trovoadas o tempo começa a melhorar, embora a queda da barreira ainda esteja causando estragos, foi então que...
(continua amanhã)

Um comentário:

Renê disse...

Aguardando a continuação...

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.