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segunda-feira, maio 20, 2013

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Por dentro do Hannover BR9000

Vamos elucidar algumas questões básicas a fim de proporcionar melhor desempenho e acerto do próprio rádio sem precisar sair de casa.

As perguntas mais frequentes que recebo são:
1 - Não entendo, por que no wattímetro + carga fantasma a potência que meu Hannover mostra é alta e na antena cai pela metade?
R: Hannover é rádio digital, e possui proteção.
Roe 1.1 ele trabalha com potência total, passou de 2, ele segura a peteca a fim de proteger o rádio, e o rádio desarma TX (portadora). Outro detalhe é a impedância da antena, se estiver muito fora dos 50 ohms, desiste. O rádio foi concebido para trabalhar com 50 ohms, não 45 ou 60.

2 - Por ser um rádio digital, não deveria bater/coincidir todas as frequências bit zero?
R:
Nem sempre o ajuste de fábrica é perfeito.
Caso o seu rádio esteja fora aquele fiozinho de cabelo, basta desligá-lo, ligá-lo com o botão FUNÇÃO pressionado, e clicar sequencialmente os botões: RB, depois NB e depois DW.
Vai abrir um "sub-menu", então pegue uma caneta e anote os valores que surgirem em todos os modos (AM/FM/USB/LSB/CW), pois assim, caso o ajuste não fique bom, você mesmo volta ao padrão.
Se for ajustar USB, coloque a chave no modo USB, se for ajustar LSB, coloque a chave no modo LSB. Evite alterar os modos de FM, AM e CW, a menos que possua frequencímetro de bancada.
Os ajustes corretos que encontrei são:
AM = bF548
USB = bF206
LSB = bF835
O correto é utilizar um contador de frequências de bancada, como faço aqui no laboratório.
Para  ajustar o rádio para transmitir e receber na sintonia - frequência - certa, basta girar o seletor de canais até o contador de frequência do rádio coincidir com o frequencímetro (para ajuste de RX, que é outra configuração), o frequencímetro externo cuidará da alteração apresentada neste post, que é TX/RX. As casas decimais você ajusta no próprio botão de sintonia. São ajustes separados. Note que o "timbre" do ruído ficará diferente a medida que estreitar ou alargar a banda (dentro do espectro do filtro), por isso se faz necessário equipamento de bancada para melhor precisão, mas nada impede que você mesmo faça de orelha, afinal, o rádio é seu.
Acertou o que queria em SSB? Basta desligar o rádio e ligá-lo novamente. Está pronto!
Evite fazer "na orelha", e não caia nessa de colocar seu rádio na frequência do rádio do seu amigo, mesmo que o rádio dele seja um rádio, em tese, mais confiável.

3 - Por que as vezes meu Hannover trava?
R: Processador insuficiente (16 bits), o rádio trava porque ocasionalmente ocupa todo o uso do processador e satura a memória.
Se travar, dê um toque no clarifier que em 50% dos casos volta ao normal, ou, tenha paciência e espere.

4 - Por que as vezes o painel fica todo aceso, acende tudo, e o rádio trava?
R: Mesma resposta na questão 3.

5 - Posso colocar os leds azuis substituindo o laranja?
R:
Pode, e deve. Laranja é horrível!
Não tem segredo, são 24 leds a serem substituídos, e não esqueça os resistores, porque fica forte demais. Você pode solicitar a substituição dos leds em oficinas especializadas em reparo de placa mãe de notebooks ou celular. Os leds são os mesmos, todos  SMD utilizados em aparelhos celulares. Evite colocação de leds comuns, pois com o passar do tempo eles vão falhando; prefira leds de alta qualidade.
É necessário estação de solda e dessolda específica.
O problema é que para desmanchar a frente deste rádio, a chance de estragar a base plástica de encaixe dos parafusos é enorme.
Obs "Verifique se a oficina possui este equipamento antes de contratar, caso contrário, a chance de estragar as trilhas é grande". Há quem goste do display laranja... Gosto não se discute, eu prefiro azul. Outro detalhe, se possível, troque também a cor do seletor de canais, ai fica perfeito.

6 - Tem como fazer Upgrade no BR9000?
R:
 Sim, fica ótimo!
Prefira as versões mais novas, como a 6.

7 - Por que meu Hannover esquenta demais?
R:
Se esquenta demais, alguma coisa está errada em sua Estação. Verifique, pois ele não esquenta assim não. Releia a resposta da questão 1.

8 - Por que meu Hannover chia demais?
R:
Qualidade dos filtros, basta substituí-los. Filtros não são cristais, não confunda com os cristais Murata.

9 - Tem como atualizar o firmware do rádio?
R:
Tem, e fica mais esperto, mas os problemas de travamento continuam pois o hardware é o mesmo, de 16 bits. Aliás, cada firmware representa um modelo de placa, e o firmware versão 3 ou 4 não serve no versão 5 ou 6, e assim por diante. Se for atualizar o firmware, conecte o rádio e o PC à bateria, pois caso haja um leve pico de luz, seu rádio apaga a memória principal e vai pro lixo. Seja criterioso.

A atualização de firmware permite alterar por completo o eco deixando-o "turbo", a quantidade de áudio chega a 100, e não 63; as funções SPLIT automática para repetidoras nos 10 metros se torna acessível no menu Função; função VOICE não é habilitada porque falta o CI. Não se iluda comprando o cabo de programação, pois ele não faz nada demais. Aliás, você consegue manualmente fazer a função SPLIT com o cabo, mas tem que ficar abrindo o rádio.

10 - Por que meu Hannover não tem FM?
R: Questão de homologação. A empresa decidiu desta forma pois no modo FM este rádio emite espúrios no modo FM.
A única forma de habilitar o FM é via firmware, não é via software. São coisas diferentes.
Se não leu o manual do rádio, leia, é importante.

Minha opinião pessoal é:
O controle de ganho de microfone poderia ser no próprio painel, como os rádios analógicos que temos no mercado, e também o display, que poderia ter mais opções de cores. No menu interno (Função), poderia ser substituído a função de ganho de microfone pela função eco, e o processador com um um pouco mais de bits. De resto, o rádio tem bom comportamento, e é mais estável que os  rádios que temos no mercado.
73s

PXJF - A INFORMAÇÃO NA MEDIDA CERTA

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11 comentários:

Anônimo disse...

porra, matou a pau!

Anônimo disse...

Alemão, você disponibiliza informações muito importantes no seu site, coisas que nem de perto encontamos nos sites que sugerem ser do mesmo segmento. Cara, to bobo!
Valeu mesmo!
Lúcio
Maceio AL

Anônimo disse...

caramba, achei que meu rádio estava com defeito, agora arrumei sem precisar usar chave e fenda.
Você é o cara André!!!
bit zeeeeeeeero

claudio1steve disse...

Alemão tenho hannover e não troco por nenhum outro rádio 10/11mts
gostaria de saber se vç é técnico e se faz esse serviço de trocar firmware e quanto vç cobra.contato claudio1steve@gmail.com

André Luiz disse...

Alôôô Claudinho.
No V3 não da, teria que trocar bastante coisa no hardware, não valeria a pena.
O V3 não é ruim, não mesmo, só que os V5 e V6 são bem melhores. Se você gosta do 3 imagine o novo...

Anônimo disse...

Não tenho nenhuma experiencia com Hannover, diferente dos demais rádios. Ultimamente, chegou à minha bancada, 04 Hannover BR 9000, homologados, e(estranhamente) todos com o mesmo defeito: Potencia zero em AM e normal em SSB,segundo o dono esse defeito apareceu após um tempo de uso.Alguém tem uma dica?

André Luiz disse...

Esse rádio tem um sério problema de aquecimento, e o pessoal "acha" que pode modular com ele da mesma forma que modula com o VR158 e afins... não aguenta, não tem jeito.

claudio1steve disse...

Olá galera,! Um suave a todos.gente não sei oque acontece.aqui na minha cidade -campo grande,ms-tem vários amigos que compraram o hannover por minha indicação,convido os interessados a vir no meu qth pra conhecer o equipamento de perto e experimenta_lo,porém só recomendo a todos comprarem em lojas autorizadas e não os piratas que ta saindo no Paraguai, e ainda dou uma ajuda, diante do q já aprendi sobre esse rádio,é acreditem, todos q seguiram meus conselhos não se decepcionaram e não querem saber d outro rádio na bancada. Se me permitem dizer,0 rádio Px hannover não é ! um rádio para quem quer pegar qualquer "caixinha preta" e sair falando sem sequer ler o manual de instrução,não é um rádio pra quem só gosta de falar nos quarenrinhas" e ainda por cima em AM. É. Equipamento transceptor de alta tecnologia,de muitos recursos para quem gosta de falar local mas também de fazer DX.é para quem gosta de uma transmissão segura,e para RADIOPERADOR que têm paciência e bom senso de antes de tudo,ler o manual de instrução e aprender a conhecer os recursos que seu equipamento tem.não desprezo Voyage9001, megastar Alan,cobra
148 gtl,dx,ex ou ex+ nem nenhum outro equipamento do gênero,porquê já possuí absolutamente todos,mas gente me perdoem,um hannover BR9000 ORIGINAL BEM INSTALADO NA MÃO DE UM RADIOPERADOR que sabe conhecer seu equipamento,NÃO PERDE PARA NENHUM DOS EQUIPAMENTOS CITADOS ACIMA.UM ABRAÇO A TODOS. Se alguém quiser trocar informações sobre esse belo rádio,estou à disposição em PU9NJV@FACEBOOK.COM / CLAUDIO1STEVE@GMAIL.COM.

claudio1steve disse...

Alemão! Forte abraço e parabéns garoto .seu site ta dez. Amigão. Alguns amigos meus compraram o hannover por minha indicação e, no geral, estão de boca aberta com o equipamento, porém alguns delês o eco veio muito fechado,gostaria de ajuda_Los mas não tenho esse conhecimento de como abrir, alongar mais o eco para eles.se Bope puder dar uma ajuda, os RADIOPERADORES campograndenses agradecem e te mandam um convite para visitar o estado do pantanal pra experimentar o terere e pescar. Um abraço.

Treinos disse...

Alemão, valeu pela sua prestação de serviço no seu blog, pois comprei um Hannover V6 e nao fala no manual as funções do menu FUNC, e neste seu video consegui aprender algumas coisas do radio.. é uma pena o manual vir tão ruim. Abraço

PY2WPP PX2Z6584 Wagner disse...

Alemão,no sub menu quando aperto menu novamente aparece outras regulagens, o que seria?

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

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Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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