Seguidores

segunda-feira, maio 20, 2013

Por dentro do Hannover BR9000

Vamos elucidar algumas questões básicas a fim de proporcionar melhor desempenho e acerto do próprio rádio sem precisar sair de casa.

As perguntas mais frequentes que recebo são:
1 - Não entendo, por que no wattímetro + carga fantasma a potência que meu Hannover mostra é alta e na antena cai pela metade?
R: Hannover é rádio digital, e possui proteção.
Roe 1.1 ele trabalha com potência total, passou de 2, ele segura a peteca a fim de proteger o rádio, e o rádio desarma TX (portadora). Outro detalhe é a impedância da antena, se estiver muito fora dos 50 ohms, desiste. O rádio foi concebido para trabalhar com 50 ohms, não 45 ou 60.

2 - Por ser um rádio digital, não deveria bater/coincidir todas as frequências bit zero?
R:
Nem sempre o ajuste de fábrica é perfeito.
Caso o seu rádio esteja fora aquele fiozinho de cabelo, basta desligá-lo, ligá-lo com o botão FUNÇÃO pressionado, e clicar sequencialmente os botões: RB, depois NB e depois DW.
Vai abrir um "sub-menu", então pegue uma caneta e anote os valores que surgirem em todos os modos (AM/FM/USB/LSB/CW), pois assim, caso o ajuste não fique bom, você mesmo volta ao padrão.
Se for ajustar USB, coloque a chave no modo USB, se for ajustar LSB, coloque a chave no modo LSB. Evite alterar os modos de FM, AM e CW, a menos que possua frequencímetro de bancada.
Os ajustes corretos que encontrei são:
AM = bF548
USB = bF206
LSB = bF835
O correto é utilizar um contador de frequências de bancada, como faço aqui no laboratório.
Para  ajustar o rádio para transmitir e receber na sintonia - frequência - certa, basta girar o seletor de canais até o contador de frequência do rádio coincidir com o frequencímetro (para ajuste de RX, que é outra configuração), o frequencímetro externo cuidará da alteração apresentada neste post, que é TX/RX. As casas decimais você ajusta no próprio botão de sintonia. São ajustes separados. Note que o "timbre" do ruído ficará diferente a medida que estreitar ou alargar a banda (dentro do espectro do filtro), por isso se faz necessário equipamento de bancada para melhor precisão, mas nada impede que você mesmo faça de orelha, afinal, o rádio é seu.
Acertou o que queria em SSB? Basta desligar o rádio e ligá-lo novamente. Está pronto!
Evite fazer "na orelha", e não caia nessa de colocar seu rádio na frequência do rádio do seu amigo, mesmo que o rádio dele seja um rádio, em tese, mais confiável.

3 - Por que as vezes meu Hannover trava?
R: Processador insuficiente (16 bits), o rádio trava porque ocasionalmente ocupa todo o uso do processador e satura a memória.
Se travar, dê um toque no clarifier que em 50% dos casos volta ao normal, ou, tenha paciência e espere.

4 - Por que as vezes o painel fica todo aceso, acende tudo, e o rádio trava?
R: Mesma resposta na questão 3.

5 - Posso colocar os leds azuis substituindo o laranja?
R:
Pode, e deve. Laranja é horrível!
Não tem segredo, são 24 leds a serem substituídos, e não esqueça os resistores, porque fica forte demais. Você pode solicitar a substituição dos leds em oficinas especializadas em reparo de placa mãe de notebooks ou celular. Os leds são os mesmos, todos  SMD utilizados em aparelhos celulares. Evite colocação de leds comuns, pois com o passar do tempo eles vão falhando; prefira leds de alta qualidade.
É necessário estação de solda e dessolda específica.
O problema é que para desmanchar a frente deste rádio, a chance de estragar a base plástica de encaixe dos parafusos é enorme.
Obs "Verifique se a oficina possui este equipamento antes de contratar, caso contrário, a chance de estragar as trilhas é grande". Há quem goste do display laranja... Gosto não se discute, eu prefiro azul. Outro detalhe, se possível, troque também a cor do seletor de canais, ai fica perfeito.

6 - Tem como fazer Upgrade no BR9000?
R:
 Sim, fica ótimo!
Prefira as versões mais novas, como a 6.

7 - Por que meu Hannover esquenta demais?
R:
Se esquenta demais, alguma coisa está errada em sua Estação. Verifique, pois ele não esquenta assim não. Releia a resposta da questão 1.

8 - Por que meu Hannover chia demais?
R:
Qualidade dos filtros, basta substituí-los. Filtros não são cristais, não confunda com os cristais Murata.

9 - Tem como atualizar o firmware do rádio?
R:
Tem, e fica mais esperto, mas os problemas de travamento continuam pois o hardware é o mesmo, de 16 bits. Aliás, cada firmware representa um modelo de placa, e o firmware versão 3 ou 4 não serve no versão 5 ou 6, e assim por diante. Se for atualizar o firmware, conecte o rádio e o PC à bateria, pois caso haja um leve pico de luz, seu rádio apaga a memória principal e vai pro lixo. Seja criterioso.

A atualização de firmware permite alterar por completo o eco deixando-o "turbo", a quantidade de áudio chega a 100, e não 63; as funções SPLIT automática para repetidoras nos 10 metros se torna acessível no menu Função; função VOICE não é habilitada porque falta o CI. Não se iluda comprando o cabo de programação, pois ele não faz nada demais. Aliás, você consegue manualmente fazer a função SPLIT com o cabo, mas tem que ficar abrindo o rádio.

10 - Por que meu Hannover não tem FM?
R: Questão de homologação. A empresa decidiu desta forma pois no modo FM este rádio emite espúrios no modo FM.
A única forma de habilitar o FM é via firmware, não é via software. São coisas diferentes.
Se não leu o manual do rádio, leia, é importante.

Minha opinião pessoal é:
O controle de ganho de microfone poderia ser no próprio painel, como os rádios analógicos que temos no mercado, e também o display, que poderia ter mais opções de cores. No menu interno (Função), poderia ser substituído a função de ganho de microfone pela função eco, e o processador com um um pouco mais de bits. De resto, o rádio tem bom comportamento, e é mais estável que os  rádios que temos no mercado.
73s

PXJF - A INFORMAÇÃO NA MEDIDA CERTA

19 comentários:

Anônimo disse...

porra, matou a pau!

Anônimo disse...

Alemão, você disponibiliza informações muito importantes no seu site, coisas que nem de perto encontamos nos sites que sugerem ser do mesmo segmento. Cara, to bobo!
Valeu mesmo!
Lúcio
Maceio AL

Anônimo disse...

caramba, achei que meu rádio estava com defeito, agora arrumei sem precisar usar chave e fenda.
Você é o cara André!!!
bit zeeeeeeeero

claudio1steve disse...

Alemão tenho hannover e não troco por nenhum outro rádio 10/11mts
gostaria de saber se vç é técnico e se faz esse serviço de trocar firmware e quanto vç cobra.contato claudio1steve@gmail.com

André Luiz disse...

Alôôô Claudinho.
No V3 não da, teria que trocar bastante coisa no hardware, não valeria a pena.
O V3 não é ruim, não mesmo, só que os V5 e V6 são bem melhores. Se você gosta do 3 imagine o novo...

Anônimo disse...

Não tenho nenhuma experiencia com Hannover, diferente dos demais rádios. Ultimamente, chegou à minha bancada, 04 Hannover BR 9000, homologados, e(estranhamente) todos com o mesmo defeito: Potencia zero em AM e normal em SSB,segundo o dono esse defeito apareceu após um tempo de uso.Alguém tem uma dica?

André Luiz disse...

Esse rádio tem um sério problema de aquecimento, e o pessoal "acha" que pode modular com ele da mesma forma que modula com o VR158 e afins... não aguenta, não tem jeito.

claudio1steve disse...

Olá galera,! Um suave a todos.gente não sei oque acontece.aqui na minha cidade -campo grande,ms-tem vários amigos que compraram o hannover por minha indicação,convido os interessados a vir no meu qth pra conhecer o equipamento de perto e experimenta_lo,porém só recomendo a todos comprarem em lojas autorizadas e não os piratas que ta saindo no Paraguai, e ainda dou uma ajuda, diante do q já aprendi sobre esse rádio,é acreditem, todos q seguiram meus conselhos não se decepcionaram e não querem saber d outro rádio na bancada. Se me permitem dizer,0 rádio Px hannover não é ! um rádio para quem quer pegar qualquer "caixinha preta" e sair falando sem sequer ler o manual de instrução,não é um rádio pra quem só gosta de falar nos quarenrinhas" e ainda por cima em AM. É. Equipamento transceptor de alta tecnologia,de muitos recursos para quem gosta de falar local mas também de fazer DX.é para quem gosta de uma transmissão segura,e para RADIOPERADOR que têm paciência e bom senso de antes de tudo,ler o manual de instrução e aprender a conhecer os recursos que seu equipamento tem.não desprezo Voyage9001, megastar Alan,cobra
148 gtl,dx,ex ou ex+ nem nenhum outro equipamento do gênero,porquê já possuí absolutamente todos,mas gente me perdoem,um hannover BR9000 ORIGINAL BEM INSTALADO NA MÃO DE UM RADIOPERADOR que sabe conhecer seu equipamento,NÃO PERDE PARA NENHUM DOS EQUIPAMENTOS CITADOS ACIMA.UM ABRAÇO A TODOS. Se alguém quiser trocar informações sobre esse belo rádio,estou à disposição em PU9NJV@FACEBOOK.COM / CLAUDIO1STEVE@GMAIL.COM.

claudio1steve disse...

Alemão! Forte abraço e parabéns garoto .seu site ta dez. Amigão. Alguns amigos meus compraram o hannover por minha indicação e, no geral, estão de boca aberta com o equipamento, porém alguns delês o eco veio muito fechado,gostaria de ajuda_Los mas não tenho esse conhecimento de como abrir, alongar mais o eco para eles.se Bope puder dar uma ajuda, os RADIOPERADORES campograndenses agradecem e te mandam um convite para visitar o estado do pantanal pra experimentar o terere e pescar. Um abraço.

Treinos disse...

Alemão, valeu pela sua prestação de serviço no seu blog, pois comprei um Hannover V6 e nao fala no manual as funções do menu FUNC, e neste seu video consegui aprender algumas coisas do radio.. é uma pena o manual vir tão ruim. Abraço

PY2WPP PX2Z6584 Wagner disse...

Alemão,no sub menu quando aperto menu novamente aparece outras regulagens, o que seria?

Unknown disse...

Boa tarde alemão, tenho um hannover versão 2, o áudio tx dele é muuuito horrível, o medidor de estácionária dele não mede porra nenhuma, e o filtro é somente para enfeite, não filtra porra nenhuma também, dá para fazer melhorias nele? Agradecido pela atenção.

Unknown disse...

Aonde compro novo em Belo Horizonte

Unknown disse...

Aonde compro novo?

Unknown disse...

Bom dia. Comprei um Hannover que tem FM mas nao ativa a funcao Eco.
Segundo o vendedor esta versão tinha um ou o outro.
Procede???
Obrigado

Unknown disse...

Há sim alemão o meu rádio e um hinnover BR9000 e só fica no canal 9 e todos os outro botões que aperto aparece escrito LoC£ e caso de configuração poderia me ajudar ??

Cláudio Rodrigues disse...

Boa amigos, alemão ou algum amigo como descubro a versão do meu hannover sem nenhum tipo de equipamento digamos através do proprio rádio

Cláudio Rodrigues disse...

Como descubro a versão do meu hannover através dele mesmo

André Carvalho disse...

meu Anytone AT5555 v3.1 não transmite no canal 9; alguem sabe como desbloquer?

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.