Seguidores

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Superstar 360 FM

Uma das primeiras gerações de rádios tipo exportação da Uniden, e foi produzido para alcançar a costa dos EUA no início dos anos 80.
Superstar 360 FM
A primeira vista não se pode deixar de reconhecer a semelhança visual com o Cobra 148 GTL DX (SP1) porém, após uma boa verificação é possível observar que existem alguns recursos adicionais neste rádio que o modelo Cobra 148 GTL DX convencional não possui.
Como é um rádio tipo exportação e foi projetado para ser comercializado além do espectro da Faixa do Cidadão nos Estados Unidos, é possível notar que as possibilidades não foram amplamente trabalhadas. Existe um desperdício de potencial,  "mais potência e mais canais retidos (escondidos)" que você vai ler adiante.
Este rádio possui os habituais controles de volume e squelch, seletor de canais, chave de bandas, AM/FM/CW/USB/LSB e um clarificador de sintonia grossa e fina. Controle de tonalidade de recepção com chave Hi/Lo e, ANL comutável. Possui 120 canais, sendo 40 negativos, 40 normais, e 40 positivos. Se tivesse apenas os 40 normais seguidos de mais 40 positivos, estaria aqui, um rádio perfeito para homologação.  4w AM e 12 SSB PEP podendo alcançar 10w AM e 21 SSB/AVG notoriamente sem espúrios; perfeito!
A performance deste rádio foi "semelhante" à do Cobra 148 GTL que você conhece, o antigo. A sensibilidade do receptor é muito boa e a rejeição de canais adjacentes é ótima.
Como a maioria dos rádios Uniden, o redutor de ruído faz um excelente trabalho ao suprimir QRM. O transmissor neste modelo "deveria ser" exemplo de potência (comparado aos transceptores da época), mas não é. Você pode até pensar que este rádio não é uma boa opção de chucrute (esticar, aumentar canais), mas está enganado. Este rádio utiliza PLL Motorola MC145106, que é capaz de muitos, mas muitos canais além dos 120 de fábrica. Cerca de 511 canaletas para ser exato (incrível!), mas surgiu com apenas 120 e muitas limitações de passa-faixa (bobinas).
Cada banda de canais foi programada em um conjunto de cristais 14.008  através de uma matriz de diodos e, selecionado com uma simples chave de"Low/Mid/Hi". Bastaria então acrescentar diodos para programação adicional, e ligar às chaves Hi Tone/Baixo para alternar o uso como uma faixa de frequência e Hi/Low para alimentar o número de bandas. Quando tudo isso é executado, rende seis bancos de canais, mas... a substituição das bobinas para TX seria necessária. Eu diria que este chassis é um precursor pão duro do Superstar 158 EDX em quantidade de canais (apenas isso). É uma pena não terem investido um pouco mais no projeto deste modelo.
Não poderia deixar de comentar sobre o modo FM, recurso que acompanha também um ótimo modo de operação deste equipamento.
Na época, final dos anos 70 e início dos anos 80, a modalidade FM em 27 MHZ nos Estados Unidos era muito procurada por conta da "privacidade" necessária em serviços públicos. As autoridades policiais ainda utilizavam a Faixa do Cidadão, e este seria, ou deveria ser, um diferencial, mas foi utilizado popularmente.
Você tem este rádio e gostaria de acrescentar algo a respeito de sua história?
Poste seu comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais. É uma ótima forma de colher pontos de vistas de usuários diferentes.
73s

8 comentários:

Unknown disse...

o meu apagou o painel e desregulou, eu gostaria de saber onde conserta.

André Luiz disse...

O painel de qual rádio que apagou?
"O painel que se refere 'este post' não acende", o que dirá apagar...

Anônimo disse...

FM dentro da faixa de HF não causa tvi? Não sabia. Tive uns problemas tempos atrás e coloquei um filtro para resolver. Seu Blog está cada vez melhor, nunca suspeitei que o FM não produz tvi. Vivendo e aprendendo. Thanks.

Unknown disse...

Cara realmente este é o radio tive um espero um dia conseguir outro.

Marcos PUMEA disse...

Tenho um e gosto muito dele, mais na banda Los nos canais negativos em USB ou LSB no TX ele chora.

Bela postagem.

André Luiz disse...

só ajustar

Unknown disse...

eu tenho um zeradinho realmente e muito bom equipamento.73 a todos!!!

Ademilton da S.L. disse...

Meu nome é Ademilton PX4C2622
Quero postar aqui este comentário sobre o SS360FM, fiz algumas melhorias nele, instalei o +10KHz no lugar da função CH9, botei BIP nele porque faltava o capacitor C162 de 2,2uF 25V, estou desenvolvendo uma placa de expander para que ele aceite os 40 canais negativos, ele vem com o cristal X2 de 15.450MHz eu quero adicionar também o cristal de 15.000MHz que permite ele descer 40 canais negativos.Troquei os capacitores C227/228 de 1000uF 25V para 1500uF 35V.Aprendi alinhar ele e para minha surpresa notei que ajustar o VCO para 2V no canal 1 é melhor.
Se o autor do BLOG tiver uma dica de como ajustar e alinhar ele para a inclusão de 2 cristas em X2 eu aceito a dica de bom grado, porque não sei se vai haver queda de potência ou algo insperado em atenuações.

No mais estou à disposição de todos para troca de idéias...73 a todos

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.