Seguidores

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Ranger RCI 2950

O Ranger RCI 2950 é um ótimo rádio, porém, seu layout é antigo, com visual defasado.
A faixa de frequência vai de 24.895 a 29.695, (quase 480 canais). O rádio-operador pode mudar a frequência no próprio microfone - recurso incomum nos rádios HF - e é um dos mais estáveis da categoria.

50 watts máximo AM e picos de 80 watts em SSB (após upgrade), sendo originais 8W AM e 25 PEP SSB.
Possui AM,FM,USB,LSB permanecendo com mesmo Layout desde seu lançamento, no final dos anos 80.  É indubitavelmente excelente para contatos a longa distânia, mas é ruidoso, famoso boca de jacaré, chega mas não escuta. Embora a placa seja aparentemente a mesma do Superstar 158  EDX, este modelo não possui os filtros essenciais. Seu ponto forte é transmissão, não recepção.

Um adendo,   o Ranger RCI 2950 utiliza a mesma placa dos modelos abaixo (layout diferente):
 Voyager 158EGTL-DX, Superstar 158EDX, Superstar-3900EFT, Omegaforce, Cobra-148 FGTL-DX+

→ Para melhorar a modulação, remova Q32, localize o resistor R178 e altere para 3k, localize R194 e altere para 4,7k, localize R281 e altere para 10K, reajuste VR14 (AMC) para máxima modulação (utilize instrumentos próprios). Para ajuste de potência mínima ajuste VR15 e potência máxima VR13. Potência em SSB VR12, e potência em FM VR21.

Lembrando que embora a placa seja aparentemente a mesma dos modelos mencionados acima, as alterações não servem para os citados rádios.
Nota 8 de 10

Gostaria de acrescentar algum comentário sobre este equipamento?
Escreva abaixo e conte com a participação de diversas fontes.
73s

19 comentários:

PU1RGA disse...

Tenho um destes desde seu lançamento na década de 1980, aberto de 26.000 a 32.000, e nunca deu defeito, funciona impecável até hoje.

Anônimo disse...

Se Deus quiser, até o final do ano, estarei comprando o RCI-2970N2, numa atualização da linha desses excelentes rádios.

Unknown disse...

Como mudar de frequencimetro para canais no rci 2950?

Josias, PY2JCM disse...

Estou procurando um radio que faça 10 e 12 metros e me interessei nesse Ranger, pesquisei um pouco sobre ele mas não acho ninguém mais falando que esse radio dá 100 watts, só você dizendo que dá picos de até 150 watts !! e também as mods que tem por aí só dizem que o radio vai a 26 MHz, nada de 12 m. Você pode me confirmar suas informações ? Parabéns pelo site, é uma excelente fonte de informações.

André Luiz disse...

Josias, agradeço muito a participação. Fiz a correção no post, e a potência mencionada é de outro modelo Ranger. Peço desculpas, de verdade.
Abraços e muito obrigado pela observação. Quando li seu post em meu email, percebi que havia trocado o modelo dos equipamentos.
Um grande abraço!
73s

Ernestus disse...

Comprei um rádio desses "0Km" em 1992 em conjunto com um módulo de potência da própria Ranger, instalado na parte de trás do equipamento, igualando-o em potência aos 2970 da época. O rádio é bastante confiável e merecedor de elogios. Um ponto fraco é a ausência de um s-meter de leitura mais "amigável".

André Luiz disse...

A cor do display laranja (original) também não ajuda.

Josias, PY2JCM disse...

Valeu André, interessante também esse módulo de potência a que o Ernesto se referiu, deve ser esse aqui http://www.cbtricks.com/miscellaneous/accessories/power_band/rfx_75/index.htm

Ernestus disse...

É verdade, André. Já o display preto com números verdes da versão N2 parece ter dado um certo "charme" ao rádio. Seria interessante poder comprar um display desses e adaptar ao aparelho antigo.

Ernestus disse...

Positivo, Josias. O módulo se parece com o RFX-75, mas trata-se de outro acessório, chamado PS-12. Como o RFX-75, ele é instalado na parte de trás do rádio, e possui um botão de acionamento na lateral, que permite usar o transceptor com ou sem o amplificador.

André Luiz disse...

Ja viu o outro acessório (mais potente) que entrou no mercado Hernesto?

Ernestus disse...

Ainda não. Estou meio desatualizado. rsrsrsrsr
Diz aí o nome prá eu procurar no Google...

André Luiz disse...

ja ja te passo

Josias, PY2JCM disse...

Opaa, qual é o novo acessório ? acabei de comprar uma encrenca dessa hehe e agora me interesso por qualquer dica sobre o radio.

André Luiz disse...

eu to procurando na net...
é igual ao RFX75, só que com uns 150w

GUERRA disse...

Olá ANDRÉ ! Sou o PX3D 8688 QRA GUERRA e estou em JAGUARÃO-RS, extremo Sul do BRASIL. Tenho um CCE SSB-8000, desde zero, cuja recepção considero fantástica. Li os comentários a respeito do RFX75 e o outro mais potente. Como adquirir e quem faz a instalação destes acessórios são as minhas perguntas. Agradeço desde já a atenção. Abraço

André Luiz disse...

Adquirir, só através do Ebay, instalar não é tão simples.
No caso do cce você terá que importar diversas outras partes que vão realmente encarecer o valor final do serviço. Vale a pena?

Unknown disse...

Olá,comprei um ranger 2970n2, rapaz, o radio pode ser chamado de trator, trabalha com 8 mosfet irf520, fonte pra ele tem que ser de 50 ampéres pra cima, na minha opinião ele é bom tanto em transmição como em recepção, só deixou a desejar no microfone, testei o ptt do 2970 antigo, e o audio ficou melhor, no mais, o radio é muito bom.

Unknown disse...

É só carregar na tecla MAN.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.