Seguidores

terça-feira, março 19, 2013

Respondendo à questões...

Sempre me ligam e questionam a respeito de qual rádio comprar, e a resposta sempre será a mesma: 
Tudo vai depender do seu objetivo.
Preste bem atenção nas perguntas abaixo:
Na sua cidade existe QAP em AM com número expressivo de pessoas?
Você pretende colocar rádio em Estação móvel e costuma viajar, ou viaja constantemente?
Na primeira opção, qualquer rádio AM 40 canais resolve seu problema, como a exemplo o Cobra 19 DX. Para melhorar substancialmente a transmissão deste radinho, basta adicionar um microfone de qualidade, que deverá  ser o Cobra HG M 75.
Na segunda opção não tem jeito, só posso indicar rádios em confomidade com a legislação, pois já cansei de notícias de radio-operadores passando vergonha, justamente por usar rádio PX sem homologação em determinadas regiões do Brasil. Essa fiscalização ostensiva é maior na região Sudeste do Brasil (dica).
Neste caso indico qualquer rádio Cobra por questões como: qualidade, garantia e robustez. E claro, use o microfone Cobra HG M 75 pois melhora mesmo a transmissão, além do fato de você não precisar falar ao microfone com ele colado na boca. A multa de trânsito para quem é flagrado falando ao rádio é a mesma para o uso de celular enquanto conduz o veículo, por isso indico este microfone. Você pode falar com ele na altura da cintura e ser escutado normalmente. Não é demagogia de minha parte. Todos que me conhecem de longas datas sabem que em toda minha vida como radio-operador sempre utilizei microfones amplificados, e foi desta forma, completamente inusitada, sem a menor intenção ou pretensão que estreitei meus laços com a Steelbras. Não preciso inventar nenhuma história.
Cobra HG M 75
Quando solicitei a Cobra nos Estados Unidos orçamento para o envio do Microfone HG M 75, foi para meu uso, tanto que é o microfone principal da minha Estação, e foi a Steelbras que respondeu o e-mail em nome da Cobra e se preocupou em importar o microfone, e foi a meu pedido que ele está a venda no Brasil para todos os radio-operadores. Pode ligar para a empresa e perguntar se é verdade ou não. Eu sempre coloco meu público em primeiro lugar.
Para minha pessoa, de nada adianta falar a respeito de um produto se o mesmo não se encontra a venda em meu País, isso definitivamente fere minha noção de bom senso. Solicitei a Steelbras que importasse o microfone para todos os radio-operadores, pois eu sei que é bom, e eu sei que todos vocês confiam em minha opinião. Se o microfone fosse uma bosta, por que eu iria me preocupar com isso?
(continuando...)
O rádio abaixo é o Cobra 29 LXBT, que oferece a tecnologia Bluetooth, facilitando a vida de quem viaja muito e precisa do telefone a todo momento. Eu uso, aprovo, e honestamente não saberia como ficar sem este rádio, pois além de adiantar a vida do condutor do veículo, proporciona melhor segurança no trânsito. Você simplesmente pode falar ao telefone com TOTAL SEGURANÇA, sem sequer necessitar tirar as mãos do volante.
Se na sua cidade não existe QAP, você depende unicamente de contatos no modo SSB. Portanto, quanto melhor e mais potente for o rádio e conjunto de antenas, menor é a chance de você ficar gritando e chamando sem ser contestado. 
O bom é chamar uma única vez e ser contestado de primeira, mas para isso é necessário conhecimento mínimo de como proceder. Então preste bem a atenção no que virá abaixo...
Cobra 148 GTL (modelo antigo)
Rádio homologado respeita  potência máxima, que segundo a Legislação - ANATEL - varia de 5 a 10 watts AVG (não falei PEP), e para alcançar sucesso real com apenas 10 watts é necessário uma big antena, que vai multiplicar a potência do rádio pela quantidade de dbi que a antena proporciona. 
Não sabia? 
Eis a oportunidade de aprender a respeito.
Exemplo:
10 watts do rádio + a perda do sistema irradiante que são cabos, conexões, distância, etc... somam em média 4 watts (de perda), então você tem efetivos 6 watts chegando na antena (60% do todo, pois 40% é perda). Suponhamos que a antena escolhida seja uma Steelbras 5/8 de onda com 4.3 dbi de ganho (não existe 5/8 com ganho maior que 4.3 dbi - fique atento a anúncios mentirosos), então você multiplica os 6 watts "efetivos" pelo ganho da antena e tem irradiados 25.8 watts.
Se você opta por instalar uma direcional tipo Yaggi de 3 elementos, este tipo de antena oferece 9 dbi de ganho, então esses mesmos 6 watts multiplicados por 9 dbi equivalem a 54 watts efetivos, irradiados.
Está ruim?
Em todos os casos o segredo está únicamente na antena. 
 Não adianta ter um super-rádio se o sistema irradiante é deficitário, e é por isso que indico cabo homologado, pois este contém a quantidade mínima de malha exigida pela Anatel, conectores banhados a ouro e prata para melhor condutividade (cerca de 20 a 25 reais cada), e a menor quantidade possível de instrumentos no caminho, pois qualquer coisa entre o rádio e a antena que não seja acoplador, gera perda. Até wattímetro vagabundo causa perda substancial, que as vezes te custará alguns db's. É sério!
Em muitos casos, ou o radio-operador não tem espaço em seu Shack para uma antena direcional, ou simplesmente não tem experiência mínima para a instalação. Sendo assim, se faz necessário a alteração do circuito do rádio para que o mesmo compense a perda do sistema irradiante. O famoso Upgrade.
VOYAGER VR 158 EGTL DX
Ou seja, com o rádio original (10 watts) se obtém os desejados 54 watts utilizando antena direcional Yaggi com 9 dbi ganho, mas se no rádio foi realizado o Upgrade, o usuário consegue 60 watts (com a perda do sistema irradiante cai para 42 watts) e se multiplica a potência que restou (42 watts) pelo ganho da antena direcional Yaggi (9 dbi ganho) e se obtém 378 watts irradiados. Se você optar pela antena Steelbras 5/8, que é de 4.3 dbi, a potência irradiada efetiva é 180.6 watts com 60% dos 60 watts. No final, o Upgrade vale, pois além de manter o conjunto com alto rendimento, isenta o rádio-operador da mão de obra específica com o sistema irradiante.
Se brasileiro não tivesse preguiça, sambava na cabeça de qualquer Estação no outro lado do Continente, mas...

5 comentários:

Anônimo disse...

CARA, ESSE MICROFONE FICOU UM LUXO NO MEU 19 DX.
PARABÉNS PELO SITE.
ISAURO

Anônimo disse...

esa antena da stilbrais é boa mesmu alemao?
toninho de araraquara santopaulo

André Luiz disse...

Toninho, boa tarde!
A antena é ótima, e o material utilizado em sua confecção é de alta qualidade. Paticularmente indico, não por ser parceiro da Steelbras, mas por conta do mateial ser bom de verdade.
Já fui parceiro de outras empresas e não indicava... a Steelbras eu gosto.

André Luiz disse...

Isauro, o microfone é um show mesmo.

Luiz C. Pinheiro disse...

Comprei uma Antena para PX Plano Terra 1/4 de Onda - AP1821 da Steelbras já tem quase um ano. O material é de excelente qualidade bem como o acabamanto. Fiz toda a montagem e instalação protegento com fita de alta fusão da 3M os pontos em que poderia entrar água da chuva. No website da Steelbras tem o manual de montagem e instalação. Depois de tudo ajustado parti para os DX e fiquei impressionado com o alcance dessa antena. Foi só elogio por parte dos macanudos dizendo "modula tubarão". Tenho uma direcional de 5 elementos da Electril que uso mais para a região norte e américa central. Podem adquirir a plano terra da Steelbras que voces ficarão muito satisfeitos.

Abraços
PX4A0124

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.