Seguidores

domingo, maio 24, 2015

Aprenda sobre Bobinas de FI

A bobina é um indutor de grandes ou pequenas dimensões com uma determinada definição de comprimento de onda, e são usadas desde os equipamentos de rádio do cidadão até equipamentos hospitalares, a famosa ressonância magnética
.
Dependendo do tamanho e da complexidade do Rádio, haverá um, dois ou três conjuntos de bobinas de FI de engate, universalmente conhecido como transformadores IF.
O objetivo da bobina é fazer com que o equipamento funcione de forma uniforme, desde a transmissão até a recepção.
É possível que você possua um equipamento com várias bandas de canais, normalmente de Banda A até F, ou mesmo de Banda A até L.

Conjuntos de 271 ou 536 canais divididos em chaveamentos do painel. (a mudança na chave do painel é a comutação ou chaveamento do PLL com o Cristal). Unidos (PLL & Cristal), determinam a Frequência que o equipamento irá transmitir e receber.
Entre as muitas funções das bobinas, uma delas é fazer com que seu Rádio transmita e receba de forma uniforme do primeiro canal lá embaixo até o último canal lá em cima, mas isso não significa transmitir e receber de forma literalmente igual, pois isso depende do corte de espiras utilizado em cada bobina, por isso é normal que existam rádios em que a potência rende mais em duas ou três bandas, enquanto em outros, em até 4 bandas. O fato é que, quanto mais bancos de canais existam no equipamento, menor a chance de todas essas bandas serem equalizadas. Você sempre equalizará para menos, nunca para mais, experimente! 

O circuito de um rádio é dividido em blocos, sejam eles de recepção, de transmissão, de filtragem ou sintonia.
Na recepção temos 4 ou 5 bobinas só para AM - Amplitude Modulada, estas determinam a mesma quantidade de sinal recebido em todos os canais, 2 ou 3 para filtragem (NB), que determinam a qualidade da filtragem de recepção em relação aos ruídos elétricos (QRM ou QRN).
Na transmissão temos em média 7 a 9 bobinas com características diferentes, em média 4 ou 5 delas determinam a quantidade de voltagem e modulação que a saída irá receber no trajeto do pré-amplificador, duas delas determinam uma potência igual em todos os canais e uma ou duas determinam a emissão de espúrios (muitas vezes o wattímetro confunde potência com espúrio e para esta aferição é necessário um wattímetro e um osciloscópio), pois dessa forma você consegue notar quantas ondas estão sendo formadas e a intensidade de cada uma delas, e assim você pode ajustar até que seja uma só, de forma homogênea.

Duas ou três bobinas determinam o batimento do 455, que transforma todo o sinal de entrada/saída em radiofrequência a ser transmitida ou recebida em voz, ou sons. Note que qualquer equipamento que seja de uso de RF utiliza um 455.
Algumas destas bobinas são alteradas quando o rádio é churutado, principalmente nos rádios mais antigos e com poucos canais, a exemplo o Cobra 148 GTL.
O objetivo desta matéria é conscientizar o usuário a não mexer nestas bobinas, mesmo porque, estas vem de fábrica calibradas para o melhor desempenho do equipamento.
Em muitos casos o seu equipamento pode ser melhorado por um ajuste fino em determinadas bobinas, principalmente em recepção mas não é o caso de palitá-las, e sim adicionar capacitores para ampliação de seu "clock", e para o aproveitamento 100% do seu equipamento, é necessário que o técnico possua muitas ferramentas de qualidade, entre elas, osciloscópio, injetor de sinal de RF, cargas fantasmas, etc...
Bobinas desajustadas comprometem os comunicados a longa distância, comprometem muito a qualidade de recepção, comprometem a qualidade da filtragem de espúrios na transmissão e podem causar desde péssima recepção até TVi nos vizinhos.
Esteja atento e tome cuidado na escolha do técnico e por favor, não mexa nas bobinas. É um verdadeiro saco reajustá-las.

Um comentário:

Mario disse...

Boa tarde
Estou montando um receptor de 40 m do Alexandre Lima e tenho várias bobina.de cor verde gostaria saber se as bobinas verde como medir pois procurei datasheet e não encontrei e vi sua matéria sobre bobina e pergunto se você pode ajudar abraço
Mario

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.