Seguidores

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Cobra 148 GTL DX

COBRA 148 GTL DX
Por muito tempo o Cobra 148 GTL DX dominou o mercado, e não é para menos, a qualidade dos componentes fez diferença, e esse é o ponto crucial da questão. Esse modelo não tem diferença em potência se comparado ao 148 GTL que costumeiramente conhecemos, mas entre todas as qualidades que oferece, o áudio, mais especificamente do MK1 é muito forte, o que realmente marcou na época.
Neste modelo - MK1, percebe-se que a PCB é um pouco diferente das demais, tendo cristais osciladores em separado para as bandas LOW, MID, HI, e também, bobinas de ajustes distintos.
O roger beep - final de câmbio deste modelo - MK1, por ter sido o 1º rádio no mundo a ter beep no final do câmbio, foi aprimorado nos modelos subsequentes.
Outro detalhe interessante e que vale a pena compartilhar é o consumo desse rádio, que não chega a 2A, tendo o consumo máximo de 3A de pico, com 20w de saída, ou seja, nos anos 80, dizendo a grosso modo, qualquer fonte tipo eliminador de pilha era suficiente para tocar esse rádio.
A versão 1, original Cobra (foto acima), possui a característica que mencionei, já a versão 2 e 3, originais Ranger, tem característica semelhante ao SS3900. Na verdade, a impressão que tenho, posso estar enganado, é que as empresas concorrentes da Cobra policiavam o mercado nos anos 80, e não mediam esforços em lançar produtos similares, muitas das vezes competitivos se comparados aos originais Cobra, então seria o caso de admitir que o que faltava na concorrência era a inspiração em lançar algo novo, que pudesse representar a própria marca, ou, pegando pesado, faltou originalidade em titular o equipamento com nome próprio no nicho de mercado.
O modelo Cobra 148 GTL DX (clone), da foto acima, nada mais é que um Superstar 3900, que sabemos que é um ótimo rádio, e que veio a surgir alguns anos depois. 
A pergunta é:
Havia necessidade de usar o nome da concorrência para lançar algo tão bom no mercado?

Característica de ambos é a mesma, 21W SSB e 5W AM; roger beep; squelsh; Rfgain; sintonia dupla; leitor de estacionaria manual; o Cobra possui 120 canais, sendo 40 em cada chaveamento, low-mid-hi, e o clone 271 canais. Em suma, ambos são ótimos.
Qual modelo você tem ou teve?

Compartilhe!!!

Um comentário:

André Luiz disse...

Vale um adendo aos que curtem esse rádio, mais focado ao modelo MK2, que é original Ranger. Se você adquirir o modelo Mega Star MG97, vai estar adquirindo "exatamente este modelo de Cobra 148 GTL" modelos EX+ E DX, pois é exatamente a mesma placa e projeto, só que já na atualização do mosfet. Os projetos mais simples que contemplam a "mesma placa", são os modelos Cobra 148 GTL EX, Superstar 3900 e Super Star 148 GTL.
Nos Estados unidos já existe (faz tempo) o modelo Superstar 3900 com display azul e mosfets, sendo exatamente a mesma estrutura do Mega Star MG97.
Em miúdos, você pode comprar esse modelo de Mega Star (MG97) tendo consciência de estar adquirindo um rádio novo, com um chassí lendário.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.