Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Cobra 29 LX


A Cobra comemora 50 anos e lança uma linha completamente renovada de rádios da Faixa do Cidadão. O Cobra 29 LX (LE → A edição limitada foi comercializada no ano de
 aniversário da Cobra).
É a culminação de desempenho/resistência, estilo e inovação. O rádio possui design totalmente redesenhado, com visual moderno e display com cores selecionáveis, que permitem o usuário selecionar entre vermelho, verde, azul ou laranja, justamente para combinar com a cor do painel de instrumentos do veículo. A tela também tem controle Dimmer, e serve para controlar o excesso de iluminação a noite, assim  como melhorar a visibilidade para o dia. O botão de rolagem grande no centro oferece acesso ao menu de programação, e com ele você tem acesso às configurações do transceptor, e claro, acesso à mudança de canais O microfone dinâmico ergonômico é redesenhado para uma utilização fácil e confortável, além de ser muito bonito. A cápsula não é tão sensível (É necessário falar próximo ao microfone - NB) Baseado na plataforma do Cobra 29 Classic LTD, possui recursos adicionais: O receptor novo é digitalizado (ótimo) e possui scan; O radio-operador está sempre recebendo os últimos alertas meteorológicos e avisos (no Brasil não tem utilidade, mas passou pela minha cabeça a hipótese de alterar esta frequência para corujar a repetidora de VHF local - Vai depender da Cobra liberar ou não o software... E AI?).
Outra novidade é a  verificação de diagnóstico, capaz de mostrar possíveis problemas com ondas estacionárias e a tensão da fonte ou bateria do veículo simultaneamente.

O Cobra 29 LX LE possui 40 canais digitais e programação de 10 canais de memória, e vem de fábrica com os inúteis canais 9 e 19 para emergência (que no Brasil, não funciona faz tempo).
4 Watts AM, na verdade são 6w, (segundo Monitor de serviço HP e carga com wattímetro Bird e MFJ); Talk Back ajustável (Não vejo utilidade).
Eu possuo este exemplar em meu veículo, e estou super satisfeito. Lembrando que este modelo LX não acende a cerigrafia, somente o LXBT.
NOTA: 5 de 10

Lembrando que o microfone Cobra HG M75 fica um espetáculo neste transceptor. Eu recomendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu ia comprar esse rádio, mas juntei dinheiro e escolhi o 29LXBT

Maurício
Santos SP

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.