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sexta-feira, janeiro 03, 2014

A história de Carlos e seu rádio PX (3º parte)


... percebe que parte dos moradores do lugarejo disputava espaço na pista. Os carros se amontoavam, parecia que um iria passar por cima do outro.
A manada à frente de Carlos estava ocupando a estreita pista por um perímetro de 40 metros aproximadamente, e foi então que ele percebeu que no lado direito da pista havia uma entrada, uma porteira aberta de Fazenda que aparentemente estava abandonada, e decidiu entrar, mas não tomou essa decisão sozinho, alguns carros entraram na fazenda como quem segue o fluxo daquele que sabe o que está fazendo.
Quando entrou no terreno deu de cara com um rapaz de aparência calma, que estudava o mapa topográfico da área esticado por pedaços de bambu. Se tratava do geógrafo Diego Pedrosa, estudioso, e o interpelou dizendo:
-Rapaz, o que faz com esse mapa esticado no chão, não está vendo o temporal que está chegando?
Diego Pedrosa respondeu calmamente.
-Estou procurando uma saída segura. Logo a frente essa pista tem o nível que fica abaixo do rio, e assim que passar a ponte do brejo, a pista desce, não adianta desesperar, e com certeza todos que estiverem neste trecho serão levados pelas águas. Creio que o caminho seja naquela direção, ao norte, e a pé, é uma trilha que vou fazer. Deixe seu carro acima do nível do pé de laranja, e conte com a sorte.

Carlos se sentiu novamente consternado.
-Como vou deixar um bem de valor, que nem é meu, abandonado em pleno matagal?
Diego Pedrosa respondeu com naturalidade.
-Se quiser, leve-o nas costas. Estou indo, caso queira me acompanhar. E vocês, que o acompanham, se quiserem, podem fazer o mesmo, basta deixar o carro naquela parte alta.

Carlos, já totalmente nervoso com a situação, decide colocar a Brasília branca que pegou emprestado de seu amigo Ricardo Ferron na parte mais alta da plantação de laranja, morrendo de medo que algo pudesse acontecer.
Do outro lado, o radio-operador continuava sua missão de encontrar soluções para o problema, e a chuva começava a fazer medo. Ventos fortes, muitos raios, e as bananeiras em volta da Serra balançavam como dançarinos de carnaval.
Em Santo Antônio da Boiada do Paraibuna o radio-operador Eduardo dos Passos, conhecido como Estação Lagarto, repassava as notícias que chegavam pela TV a todo instante, o que preocupava cada vez mais o radio-operador.
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O geógrafo Diego Pedrosa seguia na trilha que iria levá-los à parte mais alta da Serra, e quase a todo instante exigia que todos se baixassem, com os pés juntos, a fim de não receberem descargas provindas de raios. Ele sentia nos pelos dos braços quando uma descarga estava por vir.
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Rogério Luiz Canado não logrou sucesso ao contatar o Tiro de Guerra de sua pequena cidade, e decidiu procurar o amigo e Historiador Moacyr Röter Neto, pois juntos, com tantos anos de amizade via rádio PX, poderiam reunir um grupo de resgate, e foi atrás, determinado.
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Carlos estava cansado, na correria esqueceu seus documentos, óculos, e com isso, tudo que estava além de 5 metros ele enxergava embaçado, e reclamava bastante. Diego Pedrosa sempre seguindo em frente, numa trilha que construía na base do foice e braçadas. Em meio a pernilongos, a preocupação não era a ventania, tampouco a chuva, mas as descargas elétricas. Logo atrás, três casais de idosos plantadores de café, com a saúde e preparo físico de fazer inveja a qualquer rapaz de 15 anos.
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Moacyr Röter Neto de pronto aceitou o desafio, e junto com Rogério Canado foi...
(continua amanhã)

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.