Seguidores

sábado, maio 17, 2014

EMERGÊNCIA, APRENDA O QUE FAZER, PASSO A PASSO (Parte 4, por Werther Krohling)

É com muita satisfação que respondo à solicitação do André para escrever um texto sobre ações em caso de emergência.

Após ler as partes 1 (André Luiz - PY4WB), 2 (Renan de amleida - PP1AR) e 3 (Silair Xavier - PY4UBA) não há muito mais o que acrescentar, mas vamos lá.

Os colegas falaram sobre estar preparado para adversidades, saber como ajudar, saber passar informações corretas, equipamentos etc. Vou falar então sobre a segurança pessoal durante essas situações.
Antes de mais nada é preciso ficar claro que a função prioritária do radioamador em situações de emergência é de repassar as informações, ou seja, devemos ficar na Estação esperando as informações chegarem (de ambos os sentidos) e passá-las à frente. (Não devemos "interpretar" o que foi dito, apenas servir de ponte. As interpretações e ações de resposta serão tomadas pelo comando das operações.
Além disso, não devemos, à princípio, correr atrás das informações (pegar o carro e ir para a estrada para ver se o barranco está caindo...). Deixe que as agências oficiais (Defesa Civil, Militares, Bombeiros) irão fazer isso e vão trazer as informações até você. Lembre-se que se você se ausentar da Estação, ela estará inoperante.
Os guias americanos (sim, sempre eles) prezam muito pela segurança individual em casos de emergência. Pensando nisso, vamos imaginar que um radioamador seja destacado para uma localidade distante. Além do conhecimento técnico e ético dos procedimentos operacionais e equipamentos, o voluntário também deve levar consigo provisões para se manter. E aí incluo água (ou sistema de purificação de água), alimento, remédios, roupas e abrigo.

Como sistema de purificação destaco o Clorin (pastilhas de cloro para purificação de água) que podem ser achados em supermercados (nas seções de frutas e verduras) ou farmácias.

Comidas liofilizadas ou pré cozidas (marcas como Liofoods e Alimentação Pronta:http://www.liofoods.com.br/ , http://loja.alimentacaopronta.com.br/) são fáceis de preparar, saborosas e funcionam muito bem durante alguns dias. Em ambos os casos é necessário algum tipo de fogo (fogareiro, fogueira, espiriteira) para preparar a alimentação.
Remédios como anti-histamínicos, analgésicos, repelentes e medicação prescrita de uso pessoal são imprescindíveis em operações remotas. O abrigo (mesmo que não seja utilizado) também deve ser incluído no kit. Uma barraca, lona para bivaque e saco de dormir (ou similar) devem acompanhar o voluntário.
Lembrem-se que em situações de emergência, todos dependem de você e se você cair e ficar inoperante a Estação irá cair e as comunicações irão cessar.

Espero que as informações tenham sido úteis.

Abraços e bons contatos.
Werther Krohling.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.