Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

terça-feira, maio 07, 2013

26

HANNOVER BR9000 ® 2013 - 5° Geração

Para os entusiastas da linha digitalizada, a distribuidora dos rádios PX Hannover recebeu a nova linha 2013 - VERSÃO 5, que mantém as mesmas características dos rádios anteriormente apresentados, porém, mantendo em pleno funcionamento todas as funções do painel, ou seja, todas as funções em todas as teclas "completamente ativas" para o desfrute dos companheiros.
HANNOVER BR9000
Você pode usufruir dos recursos destinados à Faixa do Cidadão, menos FM e CW. Aliás, antes de decidir tentar alguma alteração neste sentido, a menos que possua o cabo de programação, particularmente não vejo razão para fazê-lo, pois a ausência do modo FM impossibilita o usufruto das repetidoras em 10m (APENAS PARA RADIOAMADORES CLASSE A), então, seria o caso de pagar por um produto homologado e abrir mão de um direito conquistado na esperança de usufruto em faixa não destinada. Vale a pena mesmo tentar desbloquear?
HANNOVER BR9000
Por muitos anos o mercado nacional ficou em aberto na questão da homologação, então vale a pena repensar. 
Você estaria adquirindo um rádio homologado, legalizado, relativamente dentro das expectativas e em pleno 2013, pense bem. Considerar o desbloqueio do equipamento é retroceder 20 anos na história, abrindo mão de todos os benefícios adquiridos e que foram esquecidos desde os anos 90.
Um detalhe importante a ser compreendido é que na sub-faixa - canais negativos -, nós só encontramos caminhoneiros (absolutamente nada contra), e a menos que você faça parte de um grupo de carreteiros que construíram seus grupos na sub-faixa, não vejo nenhuma vantagem em desbloquear o equipamento, tampouco utilizar o espectro acima dos 80 canais, afinal, é a margem que separa dois serviços completamente distintos.
Pense nisso!
Quanto aos manuais de serviço deste equipamento, Leiam!

O lado negativo do equipamento:
A qualidade do microfone continua aquém do esperado, mas isso é corrigido na modificação de placa com o procedimento de Powermod.
Não há pasta térmica nos transistores, nem no modulador, tampouco no regulador de voltagem e na saída de som. Ou seja, se você não abrir o rádio para proceder com manutenção preventiva, a chance de queimar por conta de aquecimento é muito grande.
Nas versões 6 em diante não há a possibilidade de baixar o volume do beep de alerta de segurança, e isso só é possível com o procedimento de Powermod.
O rádio se comporta muito bem na carga fantasma, já na antena externa não reproduz a mesma intensidade de sinal, a não ser que se proceda com o Powermod e seja substituído o processador
((•)) Ouça este post

26 comentários:

Wesley disse...

O problema da Millenium é o Atendimento Inexistente ao Cliente ! Mande um e mail para eles ! Nunca respondem !

André Luiz disse...

Envia e-mail para vendas5@millenniumbrasil.com.br que eles vão te responder.
73s

pu9aij disse...

Andre boa noite! Essa nova versão tem q fazer algum ajuste?

André Luiz disse...

Sidharta, boa noite!
O meu funciona perfeito. É novo e chegou tem uma semana. Nada a reclamar, e se tivesse, já sabe que o faria.
73s

Gustavo mello disse...

Meu hannover esta distorcendo a recepção em LSB , todas as bandas , voce liga e depois de alguns segundos ele começa a distorcer , não é fonte nem antena . alguém pode me ajudar ??

André Luiz disse...

Gustavo, o que seria distorcer a recepção?
Explique melhor

Anônimo disse...

Pra quem tem licença de radioamador, vale a pena desbloquear e usar ele em 10 metros? Seria um QRP barato?

André Luiz disse...

Pretende desbloquear um rádio devidamente homologado?

Anônimo disse...

Pensei em desbloquear um Hannover, ou outro semelhante, para usar em 10 metros. Ser ele homologado para 11 metros faria alguma diferença se só usar em 10 metros? Para 11 uso um cobra 148 e to satisfeito, mas quero um para 10 metros. E o passo de frequencias fica em 10khz ou poderia mudar para menos?

André Luiz disse...

Essa pergunta você mesmo poderia responder.
Sendo ele homologado para 11 metros, quer dizer que não é homologado para 10. Ele só é considerado homologado estando dentro do espectro que foi legalizado. Nada impede que você utilize-o desbloqueado além da sua própria consciência e uma possível fiscalização, o que poderia acarretar a apreensão do transceptor por estar fora dos parâmetros estabelecidos.
Se quer utilizar um rádio não homologado na faixa dos 10 metros, use, mas não abra mão da homologação. Passamos anos sem rádios homologados, e hoje temos, e temos bons rádios, então...

Anônimo disse...

Vi um video teu de um Mirage Stealth One. Sei que tem um modelo pra 11 e outro pra 10 metros. Ele é homologado para 10 metros no Brasil? Dá pra usar sem medo de ser castr... digo... cassado pela Anatel?

André Luiz disse...

me diz voce.

Anônimo disse...

Vou tentar descobrir no site da Anatel, mas acho ele muito complicado para um iniciante. Prefiro sempre perguntar a radioamadores. Queria comprar um pra 10 metros, mas acho que com a atual legislação o radioamadorismo está se tornando algo pra quem tem dinheiro pra comprar radio caro. Radio barato, mesmo que agrade apesar de suas limitações, nem sempre é liberado. Montar em casa, como antigamente era feito, não pode. Usar transverter, também não. Minha opinião de iniciante interessado? Estão acabando com a graça do radioamadorismo.

André Luiz disse...

Particularmente acredito que esteja no lugar errado, pois aqui nos preocupamos com a Faixa do Cidadão, não com radioamadorismo.

Você prefere perguntar porque tem preguiça de ler. O manual é super explicativo, está em português, e nem assim agrada, ou seja, quer de mão beijada, e acha que radio-operador é babá de marmanjo folgado quinem você.
Faça-nos um favor, NÃO RETORNE A FAIXA!

Ademais, releia a legislação, se é que leu alguma vez na vida...

André Luiz disse...

Fico realmente pasmo com as coisas que recebo por email.
Comentários que estiverem fora do tópico serão rejeitados.

Marcus Stocco disse...

Olá André, onde consigo ver a versão do radio, uma data de fabricação ou etiqueta que o identifique?
Abraços!

Anônimo disse...

Mesmo sem homologacção,usar um Voyage 9400 em 10 e 11 metros com indicativo de radioamador e de faixa do cidadão,é possivel senão os HF da vida teriam que ter indicativo C,B e A para operar em toda a banda.

André Luiz disse...

Parece que esse anônimo acima é mais um analfabeto a perambular por aqui.

A versão você vê na placa Marcus

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo Por que n~~ao utilizar o O indicativo de radioa mador e px ao mesmo tempo??Justifique!nao explique!

Unknown disse...

Tenho um Hannover que apresenta no visor 3.5 nas negativas 1.8 nos 27 mhz e 3.0 nos 10 metros .Confio ou uso um meter externo para melhor avaliar?!Tks pela resposta!

André Luiz disse...

confie sempre no radio.

Anônimo disse...

Continuo sem saber se classe C pode operar FM nos 10 metros ou não. Se no px posso, por que eles não poderiam? Já pensei em ser px e radioamador, mas é muito rolo, muita regra e ninguém sabe ao certo algumas coisas. Fico nos 11 metros por enquanto.

Anônimo disse...

André com relação au microfone no hannover serve aquele da cobra HG M75?

Dirceu Françoso disse...

CAPÍTULO III
Das Características Técnicas
Art. 3º Na execução do Serviço Rádio do Cidadão, os transmissores devem operar com
modulação em amplitude (AM) ou em freqüência modulada (FM) e a máxima largura de faixa ocupada
pelas emissões em fonia não deve exceder a 8 kHz para modulação em faixa lateral dupla (DSB) e a 4
kHz para modulação em faixa lateral singela (SSB) com portadora suprimida.
Parágrafo único. A banda passante de áudio deve iniciar o corte em 2,5 kHz com 15 dB

px1w8890 disse...

Alguem sabe a melhor regulagem do menu de funções deste radio? Estou tendo problemas em regular as funçoes quando aperto e seguro o botao FNC.
73s

André Luiz disse...

px1w8890 experimenta resetar

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS