Seguidores

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Lafayete Telsat SSB 50

Muitos foram os contatos feitos nas noites do inverno sulino. Curtia o frio e modulava até a madrugada.
Trocava qso's com todo o nordeste brasileiro. Com o passar dos anos, vi a necessidade de algo moderno, pois era de costume utilizar SSB, coisa que só os mais afortunados possuiam. Foi quando troquei o meu Motoradio FAM 21 por um Lafayette Telsat SSB 50, foi embora meu Motoradio e como parte do pagamento uma calculadora de valor comercial, e fiquei feliz da vida.

Possuia um rádio grande e pesado, com os mesmos 23 canais, porém, este com SSB, que ótimo!
Foi um momento de muita alegria e me senti vitorioso. Algo singular!
Efetuei contatos a longa distância (DX) com facilidade, me lembro de muitas Estações do Chile. Fiz amigos e mantinha contato semanalmente com estes rádio-operadores, isso aconteceu durante muito tempo.
Este Lafayette, quando eu o adquiri, não era novo, não imagino o ano de fabricação, mas era perceptível que pelo estado de conservação se encontrava bem usado, de qualquer forma funcionava e atendia perfeitamente, como "funciona até hoje". Hoje temos muitos equipamentos modernos e ele se transformou em relíquia.
Dentre as características deste equipamento vou citar as que conheço bem. Ele possui um cristal para cada canal (frequência), ainda não existia PLL nos rádios como nos atuais, porém, é um radio que desde quando o adquiri, nunca apresentou um defeito sequer. Sua potência é moderada, 5 Watts, tanto em AM, como SSB. Sua característica de áudio lembra os rádios valvulados, é pesado e encorpado, tons de áudio com punch, bem grave se comparado aos outros rádios que conhecemos. Saudoso tempo em que faziamos QSO's com apenas 5W até no inverno.
Postagem de autoria:
→ QRA Egon Roepke - PX 5B 3816 - Taió SC
Gostaria de acrescentar algo a este post, adicione seu comentário abaixo.
73s

4 comentários:

eletrojapa disse...

Olá,acabo de adquirir um destes radios em perfeito estado de conservação,porém com defeito,,estarei restaurando e depois posto aqui imagens ok,no lote veio também um radio da marca shinto de 23 canais só em AM,alguém aqui ja ouviu falar?,,,um abraços do PX5D1306.

Sam Rocha disse...

Sou PY1DKW, do Rio e tenho interesse em adquirir um Lafayette Telsat 50 desses mesmo com defeito, caso queira vender por favor entre em contato comigo pelo email battcharger@gmail.com, eu escrevo livros para radioamadores, vcs pode conferir em www,studiumtelecom.com, forte 73 DX!Rocha

André Luiz disse...

que legal, parabéns!

Engenharia Hospitalar disse...

Tenho um desses e ainda funciona.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.