Seguidores

terça-feira, março 05, 2013

MFJ-267

Cargas fantasmas não irradiantes refrigeradas a ar são ótimas, o problema é a demora para retornar à temperatura ambiente, ou seja, esfriar é uma tarefa morosa, que demora 4 vezes o tempo que levou para esquentar. Fique atento a este detalhe, independente da marca ou modelo de sua carga refrigerada a ar.
VIDE RESISTOR ESPECIAL ENCAPSULADO
Cargas profissionais normalmente são refrigeradas a óleo, como o Bird, mas os instrumentos Bird são analógicos passivos, e não ativos como o MFJ. (Hoje existe um acessório para leituras HOLD projetado para o Bird 43 vendido no Ebay, mas o assunto deste tópico é carga fantasma.) Neste caso específico, o analógico ativo MFJ 267 já vem pronto, e funciona melhor no modo SSB. Quanto a isso não há margem para discussão.
MFJ-267 - APROVEITANDO A MÃO DE OBRA,  SUBSTITUIMOS A LÂMPADA INCANDESCENTE DO DISPLAY E INSTALAMOS LED BRANCO AUTOBRILHO COM 1 RESISTOR DE 1K - marron/preto/vermelho
Não é difícil substituir a lâmpada!
Vide abaixo resultado:
MFJ-267
Como prevenção de um "possível futuro problema" de arrefecimento, resolvi publicar este post, a fim de nortear os companheiros que utilizam este instrumento (ou outro que seja parecido), para que saibam como proceder na instalação do cooler.
CIRCUITO ELETRÔNICO AMERITRON ORIGINAL MFJ-267
O MFJ-267 possui "wattímetro analógico eletrônico" Ameritron com leituras PEP HOLD e AVG rápido - alimentado, indispensável para aferição de transceptores. Adjacente a este recurso, o radio-operador ou técnico pode utilizar a carga fictícia de 50 Ω para sintonizar o equipamento.
Caso sua oficina tenha muito fluxo de serviço, sugiro que se preocupe com o arrefecimento do resistor principal, pois ele pode ficar vermelho e queimar, te deixando na mão. Por isso a instalação por dentro da estrutura do MFJ-267. Quanto maior o fluxo de ar em cima do resistor, mais rápido ele resfria.

OBSERVE O LOCAL DE LIGAÇÃO DO COOLER NA PLACA.
 O COOLER SERÁ ACIONADO SEMPRE QUE ACIONAR/LIGAR O MFJ-267
Você pode utilizar coolers do mesmo diâmetro dos utilizados em fontes de computador, pode até utilizar coolers com estilos diferentes que acendem, como o que utilizo, retirado de fonte Gamer para computador. O grande lance é encontrar o local correto da instalação, de forma que o produto - resistor - esteja protegido, e o cooler instalado não danifique a fiação do instrumento.
A vida útil da carga fantasma depende de bom arrefecimento.
Primeiro entenda que nos transmissores, a carga fantasma é um dispositivo usado para substituir as antenas durante testes e ajustes, e também para evitar emissões indesejáveis de radiação eletromagnética, bem como evitar danos ao equipamento transmissor. É impossível proceder com afinação/ajuste sem possuir uma carga fantasma. Além de ser instrumento obrigatório nas estações de radioamador.
Durante testes e ajustes, quando a carga fantasma é conectada no lugar da antena durante as transmissões, evita-se que o transmissor cause interferência eletromagnética com outros rádios transmissores/receptores, inclusive nele mesmo.
Se um transmissor é testado sem nenhum tipo de carga conectada, tal como uma antena ou carga fantasma, o equipamento poder ser danificado. Também, se um transmissor é ajustado sem nenhuma carga, ele terá um comportamento completamente inadequado, e assim os ajustes realizados estarão sempre incorretos. A carga fictícia simula uma antena perfeita.
OBSERVE QUE UTILIZEI ABRAÇADEIRAS PLÁSTICAS PARA FIXAÇÃO (3 AO TODO) NA PARTE DE BAIXO DA CARGA
Uma carga fantasma deverá ser uma resistência pura, ou seja, sem características indutivas ou capacitivas. O valor da resistência deverá ser o mesmo da impedância da antena e da linha de transmissão que é de 50 Ω (mais utilizado), e para manter o valor fiel de 50 Ω, deve se preocupar com a boa conservação deste instrumento respeitando seu arrefecimento.
OBSERVE A POSIÇÃO DO COOLER E AS ABRAÇADEIRAS

2 comentários:

Luiz C. Pinheiro disse...

Lembro-me bem quando construí minha carga fantasma nos anos 80. Usei uma lata de NESCAU. Rebitei um conector UHF fêmea na tampa da lata e soldei o conjunto de resistências calculadas de modo a obter 50 Ohm como resistência total. Usei resistores de carbono (não use resistores de fio pois funcionam como bobinas em alta frequência). Pintei toda lata com tinta preta fosca. Com um pedaço de mármore, triturei até virar pó e depois peneirei de modo a conseguir um pó de mármore fino. Enchi a lata com o pó de mármore e coloquei a tampa para fechar a lata. Soldei a tampa com 3 pontos de solda e pintei a tampa com a mesma tinta. O pó de mármore serve para dissipar o calor gerado pelos resistores quando se aplica RF (os resistores ficam mergulhados no pó de mármore). Voce também pode fazer a sua. Visite o website abaixo para entender como fazer.

http://www.py5gg.net.br/como_construir_uma_carga_fantasm.htm

Abraços

Luiz C. Pinheiro
(PX4A0124)


Anônimo disse...

maneiro, vou fazer isso na minha 267
valeu alemao

cabeludo de londrina

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.