Seguidores

segunda-feira, novembro 04, 2013

Quando trocar o Cabo Coaxial?

Você monta a Estação, compra cabos, antenas, rádios, acopladores, conectores, wattímetros, microfones importados, e depois de alguns anos de uso nenhum "instrumento acessível" é capaz de mostrar/acusar se o cabo coaxial está na hora de trocar. Na verdade não há como estimar o tempo de uso ou o tempo para troca, o que há é a possibilidade de aplicar um teste muito eficaz após uns 3 anos de uso, e depois, de ano em ano.
Então qual seria o método mais confiável para averiguar se há perda ou não no cabo coaxial?

É simples!
Você precisará de:
1 carga fictícia (carga fantasma - dummy load) de 50 ohms.
-xx-
Procedimento:
Desconecte o cabo que vai para a antena do rádio, conecte o rádio no wattímetro, "que deve estar conectado à carga fantasma". Determine a potência no transceptor, que pode variar até uns 30 ou 50 watts, ou mesmo o que a carga fantasma aguentar. O ideal é fazer o teste com potência baixa, no máximo uns 20, 30 watts, para aproveitar a sensibilidade do wattímetro; dê uma portadora e anote a medição de watts e não altere a potência do rádio.
Conecte novamente o cabo que vai para a antena no rádio, desconecte a antena do cabo e conecte o wattímetro com carga fantasma no lugar. Aperte novamente o PTT e faça nova leitura no wattímetro.
Se você aplicou "X" watts direto no wattímetro e depois do cabo conectado e no outro extremo chegaram os mesmos "X" watts, ótimo!
Caso tenha chegado menos que 2%, passou da hora de trocar.
Procedendo desta forma, sua Estação sempre estará 100%.
Compartilhe informação, curta nossa página no Facebook!
73s

3 comentários:

wesley disse...

Um cabo coaxial de boa qualidade pode durar 5 anos ou mais se for respeitado alguns quesitos:

Usar Cabo de boa qualidade (e pexizeiro costuma economizar centavos pra pinga a comprar um produto de qualidade ...)
Não usar potencia a mais que o cabo suporte... (tem cavalo que usa akela linear de trocentos watts no cabo rg58)
Conector e terminal da antena bem vedado para nao entrar agua no cabo (este é o principal para fazer ele durar 5 anos ou 6 meses....).

O cabo descer preso no mastro da antena, preso com fita isolante (nunca usar arame) para evitar que ele fique balançando com o vento e sofra fadiga principalmente no caso de cabos do tipo "C" rigidos. C

André Luiz disse...

Wesley, radioamador também faz questão de centavos, não é só operador de PX que é pão duro... essa "classe" de mãos de vaca há em todo lugar, em todos os segmentos hahaha

Unknown disse...

Olá boa tarde André td bem? Por favor qual é a medida correta do cabo do WATTÍMETRO/MEDIDOR de ROE? qual a medida minina e a máxima ? Obrigado

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.