Seguidores

domingo, março 22, 2015

Comparação entre VR158EGTLDX e Hannover BR9000

Um amigo pessoal já me disse que Deus fez o céu e a terra, e que o resto foi feito na China, e não tiro sua razão, pois como não poderia ser diferente, a placa do Hannover BR9000 é oriunda também da China, assim como 99,9% de todos os produtos que temos hoje no mercado; inclusive o pneu Pirelli que a gente tanto acha que é nacional... a tempos que não é.
Comparar o Hannover BR9000 com o VR158EGTL DX é como comparar o Toyota Corolla com o Honda Civic, ambos são excelentes e cada qual atende a exigência do público de forma completamente distinta.
Na série de rádios analógica os controles básicos estão ao alcance nos dedos, ao passo que os controles dos digitais, em maioria, estão em funções por trás de chaves de toque, são embutidas.
Comparando os dois rádios a grosso modo, vamos discorrer sobre as funções de ambos e falar também sobre o método que possibilita alcançar esses ajustes.
No VR158 EGTL DX:
-Controles de Volume e Squelsh, em ambos equipamentos ocupa o mesmo botão, na mesma posição inicial, e serve também para ligar e desligar o rádio.
-O segundo botão da esquerda para a direita é o controle de Ganho de Microfone e RFGain no VR158EGTLDX, e no HANNOVER BR9000 é o controle de Eco e Delay.
-O terceiro botão da esquerda para a direita é o  o controle de Eco e Delay no VR158EGTL DX e no HANNOVER BR9000 é o controle de potência e RFGain.
-O quarto botão da esquerda para a direita é a chave de bancos de canais, tendo o VR158EGTL DX os 80 canais "normais" na banda G e H, e o HANNOVER BR9000 também é a função de bancos de canais, porém, a disposição dos canais homologados é programável.
-O quinto botão da esquerda para a direita em ambos equipamentos é a chave de modo: AM/FM/USB/LSB/CW no modelo VR158EGTL DX e AM/USB/LSB/PA no modelo HANNOVER BR9000.
-O sexto botão da esquerda para a direita é sintonia AM/SSB em ambos equipamentos, tendo o VR158EGTL DX duplo controle que separa tx/rx (pode ser unificado e fica ótimo) e no HANNOVER BR9000 uma chave de rotação e toque, que permite que escolha a forma de sintonia.
-O sétimo botão da esquerda para a direita é, em ambos, o seletor de canais.

Funções VR158 EGTL DX nas chaves de toque:
chave superior a esquerda: CHAVE DE BANDA - determina se vai utilizar os 271 superiores ou 271 canais inferiores.
chave superior do meio: NB/ANL - Filtros
chave superior a direita: Liga e desliga Roger Beep - no final do câmbio
chave inferior a esquerda: Liga e desliga retorno quando você fala, chamado de talkback
chave inferior do meio: SWR - verifica a relação de ondas estacionárias para que você monitore sua antena.
chave inferior a direita: chave +10KHz, para alcançar os canais de telecomando.


No HANNOVER BR9000:
1º  Botão: Função
Função 1 = iC9 = Controle de ganho de microfone.
Função 2 = n09 = Controle de ganho de retorno do microfone enquanto fala.
Função 3 = StP = Modo de sintonia, deixe original.
Função 4 = CLA = Clarificador, deixe rt. (recepção e transmissão)
Função 5 = PUS = Deixe na função STP
Função 6 = AS9 = Deixe OFF, ou só escutará Estações com sinal acima de S9. É uma espécia de Squelsh.
Função 7 = tot = Deixe em 150, que equivalem a 150 segundos de câmbio até que a portadora desarme. É uma proteção.
Função 8 = SC = Scanner Mod. Deixe em S9
Função 9 = tSr = essa função eu não lembro qual é... perdoem.
Função 10 = tdC = Proteção de sobrevoltagem, deixe sempre On.
Função 11 = tLd = Proteção de estacionária alta, deixe sempre SR, que é acionada.
Função 12 = rbF = É o controle da tonalidade do roger beep.
Função 13 = rbt =  É o controle do time, do tempo do roger beep.
As outras funções estão de enfeite porque o rádio para ser homologado precisa estar com algumas funções desabilitadas, e sendo este rádio par uso em 11 metros, não justifica o CW acionado.
Hannover BR9000 possui 8 chaves, sendo que uma delas é a descrita acima, "função". A segunda chave é lig/desl roger beep, ao lado, filtro NB/ANL, à sua direita DW, que permite corujar dois canais ao mesmo tempo (basta acionar o Squelsh e clicar DW no canal desejado, procurar o outro canal e clicar também, sempre com squelsh acionado, assim ele mudará entre os dois em segundos). Abaixo Scan, à sua direita chave +10 KHz, ao lado sempre à direita tecla para visualização da relação de ondas estacionárias, e a próxima, tecla de emergência canal 9 ou 19.


Existem funções comutáveis (entende-se como comutáveis as chaves que tem funções com outras chaves, e que acionam funções de submenu) entre essas chaves, como a exemplo:
Função + R.B. ele aciona ou desliga o beep que informa toda e qualquer alteração no modo do rádio; Função + NB/ANL Bloqueia ou desbloqueia o rádio, para evitar que curiosos alterem as configurações; Função + DW desativa ou ativa o visor de LCD (não apaga a luz, só o visor); Função +  +10 KHz aciona o filtro HICut; Função + SWR aciona ou desaciona as proteção TOT; Função + EMERGÊNCIA aciona ou desaciona o SMeter.

A partir dessa comparação, você escolhe qual é o rádio que vai atender melhor suas expectativas.
Gostou?
Compartilhe este post e faça seu comentário abaixo.
73s

Um comentário:

Unknown disse...

PX2Z6229

Comprei recentemente um Hannover BR-9000 e estou satisfeito. Veio com canais desbloqueados, mas preferi bloqueá-lo, minha licença é para os 11 metros, e prefiro manter o rádio assim, conforme legislação. Muito bom em AM (10W)/SSB(25W-bate até uns 30W de pico). Sintonia pode ser só para rx, só para tx ou unificada (tx/rx). Tudo via menu (que não é escondido). É possível ajustá-lo, quase que totalmente via botões, sem necessiade de abrir o rádio ou cabo de programação.
Pontos fracos:
-Manual explicativo muito pobre, poderia ser melhorado, incluindo funçoes do menu.
-Áudio um pouco fraco, mas é melhor que um 19DX IV que tenho(OBS: Tenho um antigo cobra 23Plus com mic de eletreto, o áudo dele é fantástico);
-Beep de funções com volume muito alto, mas pode ser desligado(não me faz falta).

Pontos fortes:
-Programável ao alcance dos botões;
-Display Digital com disposição das funções, muito bonito, mesmo laranja;
-Grava qualquer alteração (se vc deslocar alguns Khz em SSB ou AM, quando voltar ao canal, esta alteração permanecerá).

Em fim, entrega o que promete.

Abraços a todos.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.