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domingo, março 22, 2015

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Comparação entre VR158EGTLDX e Hannover BR9000

Um amigo pessoal já me disse que Deus fez o céu e a terra, e que o resto foi feito na China, e não tiro sua razão, pois como não poderia ser diferente, a placa do Hannover BR9000 é oriunda também da China, assim como 99,9% de todos os produtos que temos hoje no mercado; inclusive o pneu Pirelli que a gente tanto acha que é nacional... a tempos que não é.
Comparar o Hannover BR9000 com o VR158EGTL DX é como comparar o Toyota Corolla com o Honda Civic, ambos são excelentes e cada qual atende a exigência do público de forma completamente distinta.
Na série de rádios analógica os controles básicos estão ao alcance nos dedos, ao passo que os controles dos digitais, em maioria, estão em funções por trás de chaves de toque, são embutidas.
Comparando os dois rádios a grosso modo, vamos discorrer sobre as funções de ambos e falar também sobre o método que possibilita alcançar esses ajustes.
No VR158 EGTL DX:
-Controles de Volume e Squelsh, em ambos equipamentos ocupa o mesmo botão, na mesma posição inicial, e serve também para ligar e desligar o rádio.
-O segundo botão da esquerda para a direita é o controle de Ganho de Microfone e RFGain no VR158EGTLDX, e no HANNOVER BR9000 é o controle de Eco e Delay.
-O terceiro botão da esquerda para a direita é o  o controle de Eco e Delay no VR158EGTL DX e no HANNOVER BR9000 é o controle de potência e RFGain.
-O quarto botão da esquerda para a direita é a chave de bancos de canais, tendo o VR158EGTL DX os 80 canais "normais" na banda G e H, e o HANNOVER BR9000 também é a função de bancos de canais, porém, a disposição dos canais homologados é programável.
-O quinto botão da esquerda para a direita em ambos equipamentos é a chave de modo: AM/FM/USB/LSB/CW no modelo VR158EGTL DX e AM/USB/LSB/PA no modelo HANNOVER BR9000.
-O sexto botão da esquerda para a direita é sintonia AM/SSB em ambos equipamentos, tendo o VR158EGTL DX duplo controle que separa tx/rx (pode ser unificado e fica ótimo) e no HANNOVER BR9000 uma chave de rotação e toque, que permite que escolha a forma de sintonia.
-O sétimo botão da esquerda para a direita é, em ambos, o seletor de canais.

Funções VR158 EGTL DX nas chaves de toque:
chave superior a esquerda: CHAVE DE BANDA - determina se vai utilizar os 271 superiores ou 271 canais inferiores.
chave superior do meio: NB/ANL - Filtros
chave superior a direita: Liga e desliga Roger Beep - no final do câmbio
chave inferior a esquerda: Liga e desliga retorno quando você fala, chamado de talkback
chave inferior do meio: SWR - verifica a relação de ondas estacionárias para que você monitore sua antena.
chave inferior a direita: chave +10KHz, para alcançar os canais de telecomando.


No HANNOVER BR9000:
1º  Botão: Função
Função 1 = iC9 = Controle de ganho de microfone.
Função 2 = n09 = Controle de ganho de retorno do microfone enquanto fala.
Função 3 = StP = Modo de sintonia, deixe original.
Função 4 = CLA = Clarificador, deixe rt. (recepção e transmissão)
Função 5 = PUS = Deixe na função STP
Função 6 = AS9 = Deixe OFF, ou só escutará Estações com sinal acima de S9. É uma espécia de Squelsh.
Função 7 = tot = Deixe em 150, que equivalem a 150 segundos de câmbio até que a portadora desarme. É uma proteção.
Função 8 = SC = Scanner Mod. Deixe em S9
Função 9 = tSr = essa função eu não lembro qual é... perdoem.
Função 10 = tdC = Proteção de sobrevoltagem, deixe sempre On.
Função 11 = tLd = Proteção de estacionária alta, deixe sempre SR, que é acionada.
Função 12 = rbF = É o controle da tonalidade do roger beep.
Função 13 = rbt =  É o controle do time, do tempo do roger beep.
As outras funções estão de enfeite porque o rádio para ser homologado precisa estar com algumas funções desabilitadas, e sendo este rádio par uso em 11 metros, não justifica o CW acionado.
Hannover BR9000 possui 8 chaves, sendo que uma delas é a descrita acima, "função". A segunda chave é lig/desl roger beep, ao lado, filtro NB/ANL, à sua direita DW, que permite corujar dois canais ao mesmo tempo (basta acionar o Squelsh e clicar DW no canal desejado, procurar o outro canal e clicar também, sempre com squelsh acionado, assim ele mudará entre os dois em segundos). Abaixo Scan, à sua direita chave +10 KHz, ao lado sempre à direita tecla para visualização da relação de ondas estacionárias, e a próxima, tecla de emergência canal 9 ou 19.


Existem funções comutáveis (entende-se como comutáveis as chaves que tem funções com outras chaves, e que acionam funções de submenu) entre essas chaves, como a exemplo:
Função + R.B. ele aciona ou desliga o beep que informa toda e qualquer alteração no modo do rádio; Função + NB/ANL Bloqueia ou desbloqueia o rádio, para evitar que curiosos alterem as configurações; Função + DW desativa ou ativa o visor de LCD (não apaga a luz, só o visor); Função +  +10 KHz aciona o filtro HICut; Função + SWR aciona ou desaciona as proteção TOT; Função + EMERGÊNCIA aciona ou desaciona o SMeter.

A partir dessa comparação, você escolhe qual é o rádio que vai atender melhor suas expectativas.
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Um comentário:

Marcos Luis Alves Pacifico Pacifico disse...

PX2Z6229

Comprei recentemente um Hannover BR-9000 e estou satisfeito. Veio com canais desbloqueados, mas preferi bloqueá-lo, minha licença é para os 11 metros, e prefiro manter o rádio assim, conforme legislação. Muito bom em AM (10W)/SSB(25W-bate até uns 30W de pico). Sintonia pode ser só para rx, só para tx ou unificada (tx/rx). Tudo via menu (que não é escondido). É possível ajustá-lo, quase que totalmente via botões, sem necessiade de abrir o rádio ou cabo de programação.
Pontos fracos:
-Manual explicativo muito pobre, poderia ser melhorado, incluindo funçoes do menu.
-Áudio um pouco fraco, mas é melhor que um 19DX IV que tenho(OBS: Tenho um antigo cobra 23Plus com mic de eletreto, o áudo dele é fantástico);
-Beep de funções com volume muito alto, mas pode ser desligado(não me faz falta).

Pontos fortes:
-Programável ao alcance dos botões;
-Display Digital com disposição das funções, muito bonito, mesmo laranja;
-Grava qualquer alteração (se vc deslocar alguns Khz em SSB ou AM, quando voltar ao canal, esta alteração permanecerá).

Em fim, entrega o que promete.

Abraços a todos.

Sem instrumentos, não adianta!

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Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

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Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

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Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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