Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

5

Cobra 148 GTL New Model

Este rádio NUNCA FOI COBRA.

Leia a seguir uma descrição do amigo e técnico, Antônio do Méier.
(...)Em meados de 1990 já era notado que a faixa dos 11 metros 
crescia cada vez mais e em ritmo acelerado, e os fabricantes de transceptores para essa faixa despejavam seus vários modelos no mercado mundial. Eram tantos os modelos que parecendo não haver mais nomes para todos esses rádios, alguns fabricantes começaram a elogiar pessoas famosas como cantores, pintores e até presidentes Americanos. Em meio a essas euforias, começaram a aparecer transceptores com mais canais que os permitidos e parecendo ser fabricados nas próprias fábricas originais, mas, no "escuro", para vender mais. Rádios não reconhecidos pelas montadoras "originais".

Rádios com 80, 120, 240, 400 canais e tantos recursos a mais que nem mesmo saberia ao certo. É claro que os falsificadores entraram com tudo nessa onda e a marca mais visada com certeza foi a Cobra, onde eles pegaram um modelo da Midland, que foi fabricado com 120 canais, e imprimiram a marca Cobra 148 GTL, dizendo ser um novo modelo (New Model). Não é um transceptor ruim, mas precisa ser modificado tecnicamente, pois este rádio tem um erro de fábrica que "chora" nas modulações LSB e USB. A Cobra não reconhece esse modelo. 
Este transceptor, ao contrário do que pensam, é fabricado pela Midland, e existe nas cores preto e prata.
Antônio do Méier.

((•)) Ouça este post

5 comentários:

Gerson Schmitt disse...

Saudações. Tenho modelo como esse falsificado, já estou com ele a mais de 10 anos, e sinceramente não me desfaço, apesar do problema com o choro, já fiz muito dx com ele.
Nunca encontro informações sobre esse modelo.E fiquei feliz ao ler esta matéria e finalmente descobrir que ele é um modelo midland e nada tem haver com a Cobra.
Abraço!

Ademir Freitas Machado disse...

Erro de fábrica! Era só trocar um resistor próximo ao PLL e ele ficava "filé". A recepção era excelente pois também fazia uso de um CI NJM muito comum em aparelhos de boa marca. Bons tempos do "chorãozinho"!

Marcos Adriano Do Carmo disse...

Chororô – Colocar um capacitor na linha de tensão variavel do voicelock, isso deixa ele mais macio, porem você tem que ir testando o valor pode variar de 10 a 100nF
• corrente nominal: 5A(AM) 8A(USB)
• Transistor de saida 2sc 1969.
• Excitador de potencia: 2sb823 ou 2sa1012
• comutador entre tx/rx: ba4558
• Alto falante: Alnico 3W/8Ω
• RADIO COBRA 148GTL CARA PRETA NEW MODEL.
Esse rádio é uma réplica do verdadeiro cobra 148gtl, sendo o new model lançado em 1990 pela empresa MIDLAND.
Este equipamento possui 120 canais, AM,FM,USB E LSB,sendo possivel o uso de canais positivos e negativos tambem.
Em sua saida temos 4 watts em AM e watts em USB/LSB.

• Nesse rádio temos o comutador entre tx/rx que é feito por um ci BA4558 ,localizado pelo circulo vermelho na foto.
Logo ao lado temos um regulador de tensão simples o 7808 que alimenta o ci de amplificação do áudio.O ci ta7222 é responsável pelo áudio do rádio e apenas isso.no mercado é um pouco complicado encontrar esse ci e por isso podemos substituilo pelo TDA2003, ao qual encontramos com facilidade o esquema na internet.

O transistor 2SA1012 ou o 2sb823 é o chaveador de corrente para o ci 2sc1969 que é a saida do radio.Quando o ptt é apertado o comutador ba4558 que é um amplificador operacional duplo, muda o estado do radio de rx para tx, mandando um sinal para o 2sc1012 que alimente a potencia de saida do radio, ou seja se o seu rádio esta apenas recebendo e nao esta enviando uma boa tentativa é a troca do ci 2sb823 por um 2sa1012 que é barato e de fácil acesso no mercado. O ci de saída 2sc1969 não pode ser substituido e deve estar isolado do chassi junto com o ci 2sc1883 que é um ci complementar para a potencia final do radio.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES:

RÁDIO NÃO TEM TX>>>> troca 2sb823 por um 2sc1012 ou trocar o ci 2sc1969 RÁDIO NÃO COMUTA RX/TX>>>> Trocar BA4558.
RÁDIO NÃO SAI SOM>>>>Trocar TA7222,7808(verificar se o mesmo esta soltanto 8v na saida).
RÁDIO NÃO RECEBE E NEM TRANSMITE>>>> TROCAR 2SC1969 e/ou 2SC1883.
Para quebrar o queixo do Rádio Cobra 148GTL Cara Preta New Model vc retira o trimpot de ajuste de frequência dele 50K que olhando o radio de frente é o primeiro a esquerda próximo do cristal que fica alinhado com a terceira bobina toko da esquerda para a direita e também retirar o fio verde do clarifer que vai ao centro do potenciometro. Soldar outro fio no centro do potenciometrro do clarifer e colocar um resistor em ´serie de 1K ligando diretamente no +8V na saida do regulador 7808.

Marcos Adriano Do Carmo disse...

Boa noite! Possuo um equipamento desse também a mais de 10 anos e z muitos qso,s com ele.
Aqui estão algumas dicas:
CHORORÔ – Colocar um capacitor na linha de tensão variavel do voicelock, isso deixa ele mais macio, porem você tem que ir testando o valor pode variar de 10 a 100nF

• corrente nominal: 5A(AM) 8A(USB)
• Transistor de saida 2sc 1969.
• Excitador de potencia: 2sb823 ou 2sa1012
• comutador entre tx/rx: ba4558
• Alto falante: Alnico 3W/8Ω
• RADIO COBRA 148GTL CARA PRETA NEW MODEL.
Esse rádio é uma réplica do verdadeiro cobra 148gtl, sendo o new model lançado em 1990 pela empresa MIDLAND.
Este equipamento possui 120 canais, AM,FM,USB E LSB,sendo possivel o uso de canais positivos e negativos tambem.
Em sua saida temos 4 watts em AM e watts em USB/LSB.

• Nesse rádio temos o comutador entre tx/rx que é feito por um ci BA4558

Logo ao lado temos um regulador de tensão simples o 7808 que alimenta o ci de amplificação do áudio.O ci ta7222 é responsável pelo áudio do rádio e apenas isso.no mercado é um pouco complicado encontrar esse ci e por isso podemos substituilo pelo TDA2003, ao qual encontramos com facilidade o esquema na internet.

O transistor 2SA1012 ou o 2sb823 é o chaveador de corrente para o ci 2sc1969 que é a saida do radio.Quando o ptt é apertado o comutador ba4558 que é um amplificador operacional duplo, muda o estado do radio de rx para tx, mandando um sinal para o 2sc1012 que alimente a potencia de saida do radio, ou seja se o seu rádio esta apenas recebendo e nao esta enviando uma boa tentativa é a troca do ci 2sb823 por um 2sa1012 que é barato e de fácil acesso no mercado. O ci de saída 2sc1969 não pode ser substituido e deve estar isolado do chassi junto com o ci 2sc1883 que é um ci complementar para a potencia final do radio.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES:

RÁDIO NÃO TEM TX>>>> troca 2sb823 por um 2sc1012 ou trocar o ci 2sc1969 RÁDIO NÃO COMUTA RX/TX>>>> Trocar BA4558.
RÁDIO NÃO SAI SOM>>>>Trocar TA7222,7808(verificar se o mesmo esta soltanto 8v na saida).
RÁDIO NÃO RECEBE E NEM TRANSMITE>>>> TROCAR 2SC1969 e/ou 2SC1883.
Para quebrar o queixo do Rádio Cobra 148GTL Cara Preta New Model vc retira o trimpot de ajuste de frequência dele 50K que olhando o radio de frente é o primeiro a esquerda próximo do cristal que fica alinhado com a terceira bobina toko da esquerda para a direita e também retirar o fio verde do clarifer que vai ao centro do potenciometro. Soldar outro fio no centro do potenciometrro do clarifer e colocar um resistor em ´serie de 1K ligando diretamente no +8V na saida do regulador 7808.

Mark PY2NA disse...

Preciso de um esquema desse new model mas que seja legível!!! Alguém teria? obrigado.
Mark
PY2NA

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS