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quinta-feira, julho 25, 2013

VR 1140 - Aprenda a chucrutar com o Jairo

→ Voyager VR 1140 (-96 +172) Canais.

Em tese, a alteração para se obter canais extras neste equipamento é basicamente o mesmo procedimento utilizado no Cobra GTL 148, veja:
Pino 10 chaveado à terra: 60 - 104;
Pino 10 chaveado a uma tensão 3.7Vcc: 124 – 168;
Pino 11 chaveado ao pino 12: -1 – 15; 
Pino 14  interrompido por chaveamento:  41 - 44
Canais negativos:
Para -96 canais, basta acrescentar um cristal. O cristal original do VCO é o (x3) de 15.483, então utilize a chave canal 19 frontal para fazer a comutação. Acrescente mais um cristal de 14.318. Na posição "normal", ficou com o cristal original 15.483 na posição "Canal 19", e ficou com o cristal 14.318, responsável pelos -96 canais.
É possível descer mais canais, porém, para isso será necessário trocar o PLL RCI 8719, pois este circuito  é de 6 bits, que a nível de chaveamento é limitado. O PLL MB 8719 é um circuito integrado de 7 bits, com uma gama maior de possibilidade de chaveamento “interno”, e com este “CI” no GLT 148 (que usa o de prefixo MB), chegamos a frequência de 24MHZ, usando um cristal de 10.180.
No rádio Cobra 148 GTL, retirando-se R95 (1K5) no pino 1 do PLL e R96 (33K) no pino 1 e 2 do PLL, a sensibilidade do rádio se eleva, há até quem tire também R99 (33k) pino 2 e 3 do PLL. No VR1140 ainda estou pesquisando... Neste exemplar deixamos os resistores de abordagem do PLL intactos.
No Voyager 1140, só é possível inutilizar/usar três chaves no painel frontal sem alterar funções significativas do rádio, e são elas:
OFF/ANL, OFF/NB e NORMAL/ C. 19
A 1ª usei para ir de: 
-1 a -15, 
A 2ª usei para ir de: 
41 a 44 e a última, para fazer a troca de cristais - 10 metros. Usamos uma chave miniatura de 3 posições, sendo a segunda posição, “parada central” OFF. Esta chave foi instalada na parte traseira da rádio.
Ficando assim:
Chave para baixo, canais positivos 60 a 104, no centro, canais normais, para cima, 10 metros.
Nos rádios que utilizam CI 8719, a alteração para +10KHZ se procede da seguinte forma:
Utilize uma chave de três posições (a do centro livre/ parada central), faça o seguinte:
1º Corte a trilha do pino 16 do PLL;
2º Solde na trilha interrompida um resistor de 4K7;
3º Um dos lados da chave ligue ao pino 9 do PLL (ou ao Q 37), aí se encontra uma tensão de 8Vcc constante RX/TX;
4º O pólo central da chave vai ao lado do corte no pino 16 do PLL;
5º O outro extremo da chave, ligue a terra.
Desta forma, 10 KHZ acima ou abaixo. Quando pino 16 está aterrado você desce -10 KHZ ↓, quando o pino 16 está com os 8Vcc + 10 KHZ ↑. Para tal, tem que ser instalado a chave atrás do rádio (conforme vídeo abaixo).
A modificação -10/+10. (que está em forma de esquema abaixo). Fica desta forma: Quando se aterra o pino 16; os canais: 1,3,4,6,9,11,12,14,17,18,20,22,25,28,29,30,32,34,36,38,e 40, descem -10KHZ. Quando o pino 16 é alimentado por 8Vcc, os canais: 2,5,7,8,10,13,15,16,18,21,23,24,27,29,32,33,35,37 e 39, sobem +10KHZ.
Depois do chucrute, para equalizar a potência entre os canais altos e baixos, basta ajustar VR10 AM e VR13 SSB.

Postagem elaborada por:
Jairo PY2REV - PX2Z3353
http://www.radiochucrutagem.blogspot.com.br/ 

2 comentários:

Unknown disse...

tenho um cobra 19 dx iv so que o manual nao da pra ler. voce pode me ajudar? este botam que marca cb e pa cual a funçam dele.agradeso por me ajudar.sergio...

Julhiano Spall disse...

Oi. Preciso de esquema chucrute para o px19dx. Publique por favor.

Você chama e não chega?

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Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.