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domingo, junho 30, 2013

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O painel do seu rádio apagou? Calma!

Você tirou a lâmpada, colocou led e deu zebra. Então leia e entenda como funciona.
Os painéis prêmium dos novos rádios PX são alimentados por um simples e pequeno circuito de alta tensão que necessita de 5 volts para funcionar.
Este circuito é ligado "em série com a lâmpada do S-METER".
Muitos companheiros retiram a lâmpada e colocam led auto brilho, procedendo como nos rádios antigos. Nos rádios da VOYAGER que acendem o painel não pode fazer desta forma.
O fio de alimentação de 13,8 volts entra no rádio, passa em série pelo circuito que acende o painel, e este circuito consome  5 volts, o fio de alimentação continua seu trajeto após sair do pequeno transformador e vai direto para a lâmpada, e ela consome o restante da voltagem, ou seja, para acender o painel, o transformador precisa da lâmpada para servir como resistência - consumo, pois a mesma está ligada à terra, o que propicia o funcionamento do circuito em 5v.
Se o painel do seu rádio apagou,a solução é ligar a lâmpada exatamente no mesmo lugar.
Após ligá-la, o painel volta a funcionar.
Mas porque é desta forma?
Este mecanismo evita instalação de um regulador de voltagem extra, algo que elevaria o custo do equipamento, além de proporcionar maior durabilidade ao pequeno transformador, pois caso a fonte/e/ou alternador tenha algum problema, ele queima apenas a lâmpada, que faz papel direto de proteção, poderia chamar de pequeno fusível, ou lâmpada de teste.

Outro caso que resulta em problemas é que alguns companheiros substituem a pequena lâmpada por um resistor, que por sua vez, queima o pequeno circuito que alimenta o painel em qualquer oscilação da fonte ou alternador.
Porquê?!
Simples!
"O resistor, neste caso específico, não tem a mesma flexibilidade de suportar em % as variações da lâmpada. Repare que se a fonte oscilar, a lâmpada oscila junto, o resistor não tem esta flexibilidade,  e neste caso específico vai passar voltagem extra e o pequeno circuito queima. Não coloque resistor no lugar da lâmpada, é pedir para queimar
Bem, não existe este circuito no mercado para reposição, portanto, se você quer colocar o led autobrilho em seu rádio, tente proceder da seguinte forma:
Retire a lâmpada do S-meter mas não a desligue e nem mesmo desfaça sua instalação,
Prenda a lâmpada em alguma parte interna do rádio com abraçadeiras plásticas, assim, se algum dia seu painel apagar, você sabe que foi a lâmpada que queimou e o problema estará resolvido apenas com a substituição da mesma.
Ligue o Led autobrilho com alimentação independente, claro que com resistor para não queimar o led e assim seu rádio além de não fugir a originalidade, você não corre o risco de perder o acessório que deixa mais charmoso seu equipamento, o painel.
Um abraço!

73s
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10 comentários:

Viber disse...

Comprei um radio que veio sem o cabo que liga esse circuito à lampada que ilumina a serigrafia, não sei nem dizer se esse circuito funciona pq nao tenho o cabo pra testar... vc t esse cabo pra venda?

André Luiz disse...

Alguns usuários abrem o próprio equipamento e conseguem facilmente detonar com as ligações do painel, então é natural que parte desses painéis estejam sucateados, seja o flat cable, ou mesmo o pequeno transformador de alta tensão.
Eu tenho os cabos, mas é somente para teste em rádios de clientes

Brittiner Aparecido disse...

Comprei um rádio px vr 94 plus EL ele não veio acendendo as serigrafias o chamado dama da noite aí enviei pra garantia mandaram outro aparelho novo e com a mesma coisa não acende o que pode estar acontecendo o moço que instalou falou que pode ser o cabo que alimenta o painel está desligado ou mal colocado pode ser isso?

André Luiz disse...

Você deve usar a garantia, devolver o equipamento, exigir outro ou a devolução do seu dinheiro.
Todos esses rádios acendem o painel newligth.

No seu lugar eu pegaria o dinheiro de volta e devolveria o equipamento. Principalmente se o vendedor está te enganando dizendo que são todos assim, porque não são.

José Pedro Filismino Filismino disse...

Boa noite o meu aqui apagou do nada nunca foi mexido to muito chateado

André Luiz disse...

Envia o rádio pra cá que eu avalio o problema

Marcos Filipe Jatoba disse...

Bom diaaa meu rádio apago o freqüencímetro e as luzes de iluminação dos botões, é um VR 9000 , uq pode ser? Muda em algo no rádio?

Marcos Filipe Jatoba disse...

Bom diaa comprei um rádio e ele não funciona o freqüencímetro e não acende as luzes do botão, é um VR 9000 . Uq pode ser?

André Luiz disse...

defeito

Marcos Filipe Jatoba disse...

Isso.eu sei kkkk

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

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Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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