Seguidores

domingo, junho 30, 2013

O painel do seu rádio apagou? Calma!

Você tirou a lâmpada, colocou led e deu zebra. Então leia e entenda como funciona.
Os painéis prêmium dos novos rádios PX são alimentados por um simples e pequeno circuito de alta tensão que necessita de 5 volts para funcionar.
Este circuito é ligado "em série com a lâmpada do S-METER".
Muitos companheiros retiram a lâmpada e colocam led auto brilho, procedendo como nos rádios antigos. Nos rádios da VOYAGER que acendem o painel não pode fazer desta forma.
O fio de alimentação de 13,8 volts entra no rádio, passa em série pelo circuito que acende o painel, e este circuito consome  5 volts, o fio de alimentação continua seu trajeto após sair do pequeno transformador e vai direto para a lâmpada, e ela consome o restante da voltagem, ou seja, para acender o painel, o transformador precisa da lâmpada para servir como resistência - consumo, pois a mesma está ligada à terra, o que propicia o funcionamento do circuito em 5v.
Se o painel do seu rádio apagou,a solução é ligar a lâmpada exatamente no mesmo lugar.
Após ligá-la, o painel volta a funcionar.
Mas porque é desta forma?
Este mecanismo evita instalação de um regulador de voltagem extra, algo que elevaria o custo do equipamento, além de proporcionar maior durabilidade ao pequeno transformador, pois caso a fonte/e/ou alternador tenha algum problema, ele queima apenas a lâmpada, que faz papel direto de proteção, poderia chamar de pequeno fusível, ou lâmpada de teste.

Outro caso que resulta em problemas é que alguns companheiros substituem a pequena lâmpada por um resistor, que por sua vez, queima o pequeno circuito que alimenta o painel em qualquer oscilação da fonte ou alternador.
Porquê?!
Simples!
"O resistor, neste caso específico, não tem a mesma flexibilidade de suportar em % as variações da lâmpada. Repare que se a fonte oscilar, a lâmpada oscila junto, o resistor não tem esta flexibilidade,  e neste caso específico vai passar voltagem extra e o pequeno circuito queima. Não coloque resistor no lugar da lâmpada, é pedir para queimar
Bem, não existe este circuito no mercado para reposição, portanto, se você quer colocar o led autobrilho em seu rádio, tente proceder da seguinte forma:
Retire a lâmpada do S-meter mas não a desligue e nem mesmo desfaça sua instalação,
Prenda a lâmpada em alguma parte interna do rádio com abraçadeiras plásticas, assim, se algum dia seu painel apagar, você sabe que foi a lâmpada que queimou e o problema estará resolvido apenas com a substituição da mesma.
Ligue o Led autobrilho com alimentação independente, claro que com resistor para não queimar o led e assim seu rádio além de não fugir a originalidade, você não corre o risco de perder o acessório que deixa mais charmoso seu equipamento, o painel.
Um abraço!

73s

13 comentários:

Viber disse...

Comprei um radio que veio sem o cabo que liga esse circuito à lampada que ilumina a serigrafia, não sei nem dizer se esse circuito funciona pq nao tenho o cabo pra testar... vc t esse cabo pra venda?

André Luiz disse...

Alguns usuários abrem o próprio equipamento e conseguem facilmente detonar com as ligações do painel, então é natural que parte desses painéis estejam sucateados, seja o flat cable, ou mesmo o pequeno transformador de alta tensão.
Eu tenho os cabos, mas é somente para teste em rádios de clientes

Unknown disse...

Comprei um rádio px vr 94 plus EL ele não veio acendendo as serigrafias o chamado dama da noite aí enviei pra garantia mandaram outro aparelho novo e com a mesma coisa não acende o que pode estar acontecendo o moço que instalou falou que pode ser o cabo que alimenta o painel está desligado ou mal colocado pode ser isso?

André Luiz disse...

Você deve usar a garantia, devolver o equipamento, exigir outro ou a devolução do seu dinheiro.
Todos esses rádios acendem o painel newligth.

No seu lugar eu pegaria o dinheiro de volta e devolveria o equipamento. Principalmente se o vendedor está te enganando dizendo que são todos assim, porque não são.

Unknown disse...

Boa noite o meu aqui apagou do nada nunca foi mexido to muito chateado

André Luiz disse...

Envia o rádio pra cá que eu avalio o problema

Unknown disse...

Bom diaaa meu rádio apago o freqüencímetro e as luzes de iluminação dos botões, é um VR 9000 , uq pode ser? Muda em algo no rádio?

Unknown disse...

Bom diaa comprei um rádio e ele não funciona o freqüencímetro e não acende as luzes do botão, é um VR 9000 . Uq pode ser?

André Luiz disse...

defeito

Unknown disse...

Isso.eu sei kkkk

Unknown disse...

Ola Andre. Eu tenho um vr9000 e tava querendo trocar a frente dele e colocar a do mk2 e possivel colocar a iluminaçao do painel dele e transformar no dama da noite?obrigado

Unknown disse...

Olá tenho rádio pra estala o kit DDS tu faz este serviço se faz me chama no whatsapp pra te enviar o equipamento 15 996021439

Vitor disse...

Como posso fazer para ter luz no visor do jopix itaca.não dá luz

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.