Seguidores

quinta-feira, dezembro 05, 2013

Raios em veículos, cuidado!

Reza a lenda que raio não cai em carro porque está isolado com o pneu... ledo engano!
Entenda que, se está chovendo, logicamente os pneus estão molhados, portanto, não há rigidez dielétrica, ou em miúdos, há condutividade por causa da água. 
O bom senso leva o condutor a fechar a janela do veículo enquanto chove, e com essa atitude preserva a própria vida sem saber. As descargas atmosféricas são correntes alternadas, ou seja, passam por fora da superfície de metal, e possivelmente essa corrente  não vai te causar nenhum mal direto, a não ser que você esteja com os braços para fora da janela, aí sim, seus braços podem deixar de existir, e se o carpete original do veículo estiver encharcado e você descalço, "possivelmente" sofrerá algum dano residual... Outro detalhe, caso esteja modulando, já sabe, deve desligar o rádio.
Descarga elétrica em veículos NÃO É algo raro, acontece!
Caso esteja trafegando em tempestade, desligue o rádio, mantenha os pés calçados, e se estiver estacionado, mantenha-se dentro do veículo. Tenha certeza que o carpete e tapete não estejam molhados a ponto de conduzir corrente, e jamais toque em qualquer superfície de metal da estrutura do automóvel. 
Se for pego de surpresa por uma tempestade em local aberto e sem um carro para se proteger, deve ficar agachado. Em pé seu corpo funcionará como para-raios. Os pés também têm que ficar unidos. Ao atingir o solo, o raio se espalha de forma concêntrica. À medida que se afasta do centro, seu potencial elétrico diminui. Com as pernas afastadas, o potencial em um dos pés será maior que em outro e essa diferença permitiria a passagem de corrente elétrica pelo corpo.
Fique ligado, e com o tempo ruim (fechado) evite sair de casa.
Compartilhe esta mensagem com seus amigos e familiares.
73s

5 comentários:

Unknown disse...

Amigo, li muitos dos seus artigos a respeito de radio comunicação e gostei muito, tem muito conhecimento. Mas falar que os pneus do carro não "isolam" pois estão molhados ou achar que os pneus poderiam "isolar" o carro de uma descarga proveniente de um raio não faz o menor sentido. Se um raio "atravessa" ou percorre alguns quilometros de ar até chegar no solo, que diferença faz alguns poucos centimetros da borracha dos pneus.

André Luiz disse...

me diz você.

André Luiz disse...

Sem links, quanto mais sem referência (fonte).
Argumente utilizando conhecimento que aprendeu.

Unknown disse...

Quem sou eu para falar alguma coisa sem referência. Se eu fosse um físico ou doutor no assunto com alguns livros escritos tudo bem, mas não é o meu caso, só reforço que não faz o menor sentido dizer algo em relação aos pneus do carro isolarem ou não no caso de uma descarga elétrica proveniente de um raio. Tanto faz se estiverem molhados ou secos.
O ar é o melhor isolante que existe, menos condutor do que qualquer outro meio físico (líquido ou sólido), logo, se um raio chegou até o carro, não vai ser alguns centímetro de borracha que vão fazer diferença. O que protege os ocupantes do carro é sim, é a "gaiola" de metal que o carro forma evitando que a descarga percorra os ocupantes e se disperse para o solo.

André Luiz disse...

é, mas está esquecendo de algo chamado rigidez dielétrica, mas honestamente, não vou discutir o assunto.
O espaço está aberto a plena participação, e todos podem (e devem) refutar, desde que o bom senso e o conhecimento vasto no assunto esteja à priori.
Não sei se percebeu, mas a linguagem em castas utilizada nesta página tem o seu porquê.
Feliz 2014!

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.