Seguidores

sábado, fevereiro 23, 2013

Perda no rendimento

Você sabia que "instrumentos e ligações em meio a linha de transmissão podem causar perda" que pode variar de: 0,5 até 1, 2 ou 3 db's?
Entenda que:
O equipamento na bancada  está ligado à fonte de alimentação, e no meio do caminho costuma haver até dois ou três fusíveis, um no aterramento, outro no +B, ou até mesmo dois fusíveis no +B e outro no aterramento. O fusível  protege possíveis danos de inversão de polaridade e etc... o próprio terminal do fusível é capaz de, em regimes de potências elevadas, causar queda de voltagem, o que compromete o perfeito funcionamento, que neste caso, é a alimentação.
Assista esse vídeo:

Queda na alimentação do equipamento causa perda de potência, que reflete no aumento da temperatura por causa dos componentes que vão trabalhar forçado por conta da voltagem inadequada...

Faça o teste:
Coloque seu VHF, HF ou PX turbinado e dê uma portadora. Meça a voltagem na entrada do rádio (eu disse na "entrada do rádio") utilizando multímetro de qualidade, depois aperte o terminal de fusíveis que fica no cabo de alimentação, com as mãos. Vai perceber que a voltagem  vai aumentar - voltar ao correto - e o rádio vai transmitir melhor.
Os equipamentos são pojetados para trabalhar com 13,8v. Esta é a voltagem ideal, e são construidos para tolerar médias, que podem variar de 12v  até 15v. No caso de fontes de alimentação ou bateria automotiva. Mas o ideal é 13,8v, e o que está fora deste parâmetro é apenas to-le-rá-vel. Entre to-le-rá-vel e ideal, há um abismo de diferença. Neste caso citado, a perda é na alimentação. Mais a frente vamos tocar na perda de transmissão.
ALINCO DM-330MV
Uma coisa que não entendo é que tem gente que gasta uma fortuna com rádio, mas na hora de comprar fonte, escolhe porcaria, fonte que não presta; sem proteção inclusive. O radio-operador não tem a menor consciência de que um pequeno problema de fonte pode causar a perda definitiva do transceptor. Quanto melhor for o equipamento/transceptor, melhor e mais confiável deve ser a fonte. Não economize com fonte!
Outro detalhe importante. Independente se o equipamento é PX, HF, V/UHF...utilize terminais de qualidade. Não compre o mais barato. Isso você só gasta uma vez.
CONECTOR UHF BANHADO À OURO E PRATA
Emendas no cabo:
Nunca emende cabo, utilize este conector duplo fêmea abaixo:
Outro detalhe não menos importante, se a distância entre a Estação e a antena necessitar cabos com comprimentos superiores à  20 metros, utilize cabos de qualidade, lembrando que cada cabo representa um tipo de perda, como por exemplo o RG58 - perda de 3 db a cada 30 metros - RG8 perda de 1 db a cada 30 metros - RG213 perda de 0,5 db a cada 100 metros.



Wattimetros:
Estes, em  maioria, podem causar perda que varia de 0,5 até 2 db, ou mais.

Tendo em vista estes detalhes, quanto menos junções estiverem presentes na linha de transmissão, menor será a perda.

O ideal é:  
Nunca emendar cabo, utilizar conector de qualidade, evitar terminais de fusíveis em excesso. Utilize apenas um fusível (isso pode parecer absurdo, mas não é. Apenas um fusível é o suficiente). O ideal também é, caso queira utilizar wattímetro, adquira instrumento de alta qualidade para evitar perda. Lembrando que produtos de aferição com qualidade são caros, e não é todo mundo que pode ter um instrumento de primeiro mundo na bancada. Só o wattímetro pode custar entre R$900,00 a 5 mil. Sendo assim, caso não possua um instrumento de qualidade, utilize o que puder comprar apenas para periodicamente observar o rendimento/perda do transceptor. Deixá-lo conectado, sabendo que é de baixa qualidade - barato -, é certeza de perda.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.