Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Voyager VR 158 EGTL DX

Este PCB (placa) é utilizado nos transceptores (rádios) mais  famosos e atuais da marca RANGER, os modelos Ranger 2970, 2970n2, com potências de 200w.
-Agora entende o porquê da preferência deste transceptor por nossa parte?
O produto tem pouco tempo de mercado "se comparado a outros chassis", e tem apresentado ótimos resultados em modificações  (Upgrade).
Por conta dos recursos que dispõe se tornou líder de vendas, e não é por menos, é excelente em contatos a longa distância, além da filtragem.  É realmente inexplicável.
A RANGER comercializou o SS158EDX inicialmente com o display vermelho e transistores bipolares, na tampa superior o Silk VOYAGE - sem R (VOYAGE sem R é marca registrada RANGER, sendo que nesse modelo inicial, a modificação de quebrar o queixo não funciona, e VOYAGER com R é marca registrada SAFADI - Tudo Livre - Paraguai PY), depois o modelo inicial "sem R" surgiu com nova configuração e alteração na aparência, inovando com a tendência do display azul e mosfets (foto acima). O diferencial, que não deixa de ser parte do acabamento está na área de dissipação de calor, utilizando material de 1º linha, inclusive o conector e cabo de força padrão Yaesu e Kenwood.
A mesma marca, direcionada ao público europeu, trás outro pequeno diferencial, que é o controle de potência em Amplitude Modulada no lugar do controle delay do eco, e retira a nomenclatura 158, substituindo-a pelo famoso SS3900, ficando 3900EFT como um (possível) substituto do lendário SS3900. Nos demais aspectos, em tese é o mesmo transceptor, inclusive dissipação de calor.
A Voyager, marca registrada no Paraguai PY por SAFADI, comercializa o modelo Voyager (com R) VR158 EGTL DX com o display vermelho e botões estilo Cobra 148 GTL. A diferença é pouca se comparado aos modelos RANGER citados.
O VR158EGTLDX possui câmara de eco digital, enquanto os SS158EDX Ranger o eco é analógico (fraco se comparado ao digital); a dissipação de calor do VR é comum, como a do VR9000. Todos estes modelos são tipo exportação. O SS158EDX é direcionado à banda dos 10 metros, é bloqueado de fábrica, assim como o 3900EFT europeu, já o VR é desbloqueado, e sua gama de canais chega a 536, divididos em 10 bancos de canais. A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L, tendo como referência dos 80 canais normais a banda G e H.
O frequencímetro de todos estes modelos é de 6 dígitos, e suas características são:
10w AM/FM, 20W SSB/PEP; leitor de ROE eletrônico que permite a leitura da estacionária com apenas um toque, sem necessidade de ajustes; controles de ganho de microfone e RF, roger beep, tecla +10khz para telecomandos, retorno - talkback -, filtro NB e chave seletora de banda HI/LOW para intercalar os 6 bancos de canais altos e 6 baixos.
É um rádio robusto, que não apresenta problemas tolos. Ideal para realização de Upgrade.
Nota 10 de 10 nas questões de áudio, resistência e confiabilidade. Nota 8 na questão de resistência para Estações móveis como: tratores, caçambas, etc....
A construção merece uma vasta revisão antes de encarar a vida longa na estrada, pois as conexões internas são delicadas e ocasionalmente deixam na mão.. o UPGRADE funciona muito bem no modelo VOYAGER, sendo que o SUPERSTAR, atualmente (2014) vendido no Brasil no Mercado Livre, é oriundo de um imenso lote de equipamentos refurbshed, apresentando todo tipo de defeito que você pode imaginar. Corra!
A melhor opção é o VR158EGTLDX.
73s

18 comentários:

gilmar disse...

muito bom radio o problema é que ele esquenta muito...

Francisco disse...

Faz um upgrade desses com o Alemão que ele modula 24h gelado. Tenho um e é show!

Felippe disse...

O meu nao esquenta e o Alemao deixou com 60 watts

Unknown disse...

Tenho esse PX ligado a um acoplador de antena TEIKO ATU PRO pois tenho problemas com estacionária alta.

O que me surpreende e me deixa descontente com esse PX é o fato de a leitura de ROE feita no acoplador não coincidir com a leitura de ROE do S-METER do PX.

Por exemplo, o acoplador acusa 1:1,1 de estacionária e o S-METER acusa 1:2.

Essa discrepância de leituras varia conforme o canal em que eu esteja modulando.

A fim de verificar qual das duas medidas de ROE é a correta eu intercalei um medidor de ROE entre o PX e o acoplador.

Com isso, verifiquei que a medida do medidor de ROE coincidia com a medida apresentada pelo acoplador em todos os canais.

Por isso, passei a desprezar a leitura apresentada no S-METER e confiar tão somente na leitura apresentada pelo acoplador.

Gostaria de saber por que esse PX apresenta essa discrepância de leitura pois já tive outros VOYAGER nos anos 90 e a leitura dos acopladores sempre coincidiu com a leitura do PX.

Obrigado por qualquer esclarecimento.

André Luiz disse...

Pode parecer estranho, mas o leitor do rádio está certo.
A leitura do ATU é certa de acordo com o circuito dele, a do rádio é proporcional ao que chega nele, e ao wattímetro que fica no fogo cruzado também, ou seja, cada um faz a leitura que quer, mas... a leitura que voce deve respeitar é a leitura do rádio.
Caso ignore a leitura do rádio, vai perder performace da saída e sacrificar os transistores.
Outro detalhe é esse monte de parafernalha entre o rádio e a antena. Escolha somente o acoplador.

Unknown disse...

GENTE SOFRO COM O MESMO PROBLEMA DE LEITURA DA R.O.E . USO UM LINEAR 777 QUE , SEGUNDO ALGUNS AMIGOS , ENGANA A LEITURA DO RADIO POIS QUANDO Á RETIRO E COLOCO SO ANTENA E RADIO A LEITURA É DE 1.1 + OU - . TENHO NA LINHA TAMBEM UM ACOPLADOR DE 1K QUE LE O QUE O RADIO LE QUANDO SOZINHO . E AGORA EM QUEM CONFIAR ?

André Luiz disse...

Rádio e antena é 1.1
então a roe da antena ta boa, se ta dando roe entre o rádio e o linear, tem que resolver a roe entre o rádio e o linear, só isso.

Gelson disse...

Também tenho o mesmo problema de diferença na leitura de ROE entre o meu VR158 e o acoplador, mas seguindo a dica do André estou confiando na leitura do VR.
Mas hoje testei um VR158 de um amigo e as leituras de ROE dele e do acoplador foram bem parecidas, só que o rádio dele esta com 14 Watts AM e o meu está com 30 Watts AM, nao sei se a diferença de potência tem alguma coisa a ver ou se um dos dois rádios está medindo errado.
Acredito que minha antena (que é caseira) nao ressona na frequência certa, mas na frequência que eu ajustei funciona bem mesmo sem acoplador, mas nos canais acima ou abaixo o acoplador é indispensável.
Agradeço pelo espaço para expor minhas dúvidas.
73s!!!

André Luiz disse...

antena na medida certa é fundamental, e deve estar com 50 ohms, caso contrário, mesmo com medidas corretas pode apresentar leitura de estacionária equivocada. Não é problema grave estar com antena fora dos 50 ohms, o acoplador corrige uma parte disso. O único ponto negativo é que o sistema irradiante perde um pouco de eficiência. Sua Estação ainda consegue resultado porque teu rádio estrá preparado. Coloca um original ai pra ver o sofrimento rsrs

André Luiz disse...

a maioria dos radio-operadores se diverte fazendo experiências com antenas, eu tenho verdadeira alergia só de pensar nisso. O acesso a minha antena é muito ruim, por isso essa fixação em trabalhar o rádio.

Unknown disse...

Tenho um desses e não foi feito nenhum UP nele...só foi mudado o led do s-meter . o que dá pra fazer nele..o eco dá para melhorar....além de potencia e sintonia....me ajudem

Unknown disse...

tenho um vr 158 egtldx comprei uma antena 5/8 de onda steelbras não consigo ajustar a estacionaria o cabo esta na medida certa mas a estacionária esta em 3.3.
não sei se é preciso calibrar o smeter nem sei como fazer isso já tentei de tudo se poder me ajudar agradeço.

Unknown disse...

Boa noite a todos tenho um voyager 158 ele tah com frequencimentro travado gostaria de saber se isso tem solucao ou e caso perdido ....

Unknown disse...

Boa noite tenho "Voyager VR 158 EGTL DX" ele tah com frequencimetro travado gostaria de saber se isso tem solucao ou e algum caso perdidooo

Unknown disse...

Tenho o rádio desse e estou super satisfeito

Unknown disse...

BOA TARDE TENHO VR158..FALO COM ELE EM SSB NO 25887 _108 USB ESTAÇAO MOVEL...MEU PROBLEMA É Q MINHA VOZ TA CHEGANDO DESTORCIDA...PRO MEUS AMIGOS...EU TO CHEGANDO BEM PRA ELES ...QUERIA CORREGIR ESSE POBLEMA....ANDREY Q PRECISO FAZER..ME MANDA SEU ENDEREÇO VOU ENVIAR ELE PRA VC..AGUARDO RESP

Eli Rodrigues disse...

Andre, como vai? Obrigado pelas excelentes informaciones do blog. Gostaria de obter a tabela desse radio e do Alan 8001 plus. Será que Poderia me enviar? Ja mao esta diaponivel para baixar aquí. Abraco

Unknown disse...

Preciso dos botões da frente onde posso encontra

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.