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quinta-feira, fevereiro 14, 2013

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Voyager VR 158 EGTL DX

Este PCB (placa) é utilizado nos transceptores (rádios) mais  famosos e atuais da marca RANGER, os modelos Ranger 2970, 2970n2, com potências de 200w.
-Agora entende o porquê da preferência deste transceptor por nossa parte?
O produto tem pouco tempo de mercado "se comparado a outros chassis", e tem apresentado ótimos resultados em modificações  (Upgrade).
Por conta dos recursos que dispõe se tornou líder de vendas, e não é por menos, é excelente em contatos a longa distância, além da filtragem.  É realmente inexplicável.
A RANGER comercializou o SS158EDX inicialmente com o display vermelho e transistores bipolares, na tampa superior o Silk VOYAGE - sem R (VOYAGE sem R é marca registrada RANGER, sendo que nesse modelo inicial, a modificação de quebrar o queixo não funciona, e VOYAGER com R é marca registrada SAFADI - Tudo Livre - Paraguai PY), depois o modelo inicial "sem R" surgiu com nova configuração e alteração na aparência, inovando com a tendência do display azul e mosfets (foto acima). O diferencial, que não deixa de ser parte do acabamento está na área de dissipação de calor, utilizando material de 1º linha, inclusive o conector e cabo de força padrão Yaesu e Kenwood.
A mesma marca, direcionada ao público europeu, trás outro pequeno diferencial, que é o controle de potência em Amplitude Modulada no lugar do controle delay do eco, e retira a nomenclatura 158, substituindo-a pelo famoso SS3900, ficando 3900EFT como um (possível) substituto do lendário SS3900. Nos demais aspectos, em tese é o mesmo transceptor, inclusive dissipação de calor.
A Voyager, marca registrada no Paraguai PY por SAFADI, comercializa o modelo Voyager (com R) VR158 EGTL DX com o display vermelho e botões estilo Cobra 148 GTL. A diferença é pouca se comparado aos modelos RANGER citados.
O VR158EGTLDX possui câmara de eco digital, enquanto os SS158EDX Ranger o eco é analógico (fraco se comparado ao digital); a dissipação de calor do VR é comum, como a do VR9000. Todos estes modelos são tipo exportação. O SS158EDX é direcionado à banda dos 10 metros, é bloqueado de fábrica, assim como o 3900EFT europeu, já o VR é desbloqueado, e sua gama de canais chega a 536, divididos em 10 bancos de canais. A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L, tendo como referência dos 80 canais normais a banda G e H.
O frequencímetro de todos estes modelos é de 6 dígitos, e suas características são:
10w AM/FM, 20W SSB/PEP; leitor de ROE eletrônico que permite a leitura da estacionária com apenas um toque, sem necessidade de ajustes; controles de ganho de microfone e RF, roger beep, tecla +10khz para telecomandos, retorno - talkback -, filtro NB e chave seletora de banda HI/LOW para intercalar os 6 bancos de canais altos e 6 baixos.
É um rádio robusto, que não apresenta problemas tolos. Ideal para realização de Upgrade.
Nota 10 de 10 nas questões de áudio, resistência e confiabilidade. Nota 8 na questão de resistência para Estações móveis como: tratores, caçambas, etc....
A construção merece uma vasta revisão antes de encarar a vida longa na estrada, pois as conexões internas são delicadas e ocasionalmente deixam na mão.. o UPGRADE funciona muito bem no modelo VOYAGER, sendo que o SUPERSTAR, atualmente (2014) vendido no Brasil no Mercado Livre, é oriundo de um imenso lote de equipamentos refurbshed, apresentando todo tipo de defeito que você pode imaginar. Corra!
A melhor opção é o VR158EGTLDX.
73s

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18 comentários:

gilmar disse...

muito bom radio o problema é que ele esquenta muito...

Francisco disse...

Faz um upgrade desses com o Alemão que ele modula 24h gelado. Tenho um e é show!

Felippe disse...

O meu nao esquenta e o Alemao deixou com 60 watts

Wilson Barbosa disse...

Tenho esse PX ligado a um acoplador de antena TEIKO ATU PRO pois tenho problemas com estacionária alta.

O que me surpreende e me deixa descontente com esse PX é o fato de a leitura de ROE feita no acoplador não coincidir com a leitura de ROE do S-METER do PX.

Por exemplo, o acoplador acusa 1:1,1 de estacionária e o S-METER acusa 1:2.

Essa discrepância de leituras varia conforme o canal em que eu esteja modulando.

A fim de verificar qual das duas medidas de ROE é a correta eu intercalei um medidor de ROE entre o PX e o acoplador.

Com isso, verifiquei que a medida do medidor de ROE coincidia com a medida apresentada pelo acoplador em todos os canais.

Por isso, passei a desprezar a leitura apresentada no S-METER e confiar tão somente na leitura apresentada pelo acoplador.

Gostaria de saber por que esse PX apresenta essa discrepância de leitura pois já tive outros VOYAGER nos anos 90 e a leitura dos acopladores sempre coincidiu com a leitura do PX.

Obrigado por qualquer esclarecimento.

André Luiz disse...

Pode parecer estranho, mas o leitor do rádio está certo.
A leitura do ATU é certa de acordo com o circuito dele, a do rádio é proporcional ao que chega nele, e ao wattímetro que fica no fogo cruzado também, ou seja, cada um faz a leitura que quer, mas... a leitura que voce deve respeitar é a leitura do rádio.
Caso ignore a leitura do rádio, vai perder performace da saída e sacrificar os transistores.
Outro detalhe é esse monte de parafernalha entre o rádio e a antena. Escolha somente o acoplador.

Daniel Sant'ana Nascimento disse...

GENTE SOFRO COM O MESMO PROBLEMA DE LEITURA DA R.O.E . USO UM LINEAR 777 QUE , SEGUNDO ALGUNS AMIGOS , ENGANA A LEITURA DO RADIO POIS QUANDO Á RETIRO E COLOCO SO ANTENA E RADIO A LEITURA É DE 1.1 + OU - . TENHO NA LINHA TAMBEM UM ACOPLADOR DE 1K QUE LE O QUE O RADIO LE QUANDO SOZINHO . E AGORA EM QUEM CONFIAR ?

André Luiz disse...

Rádio e antena é 1.1
então a roe da antena ta boa, se ta dando roe entre o rádio e o linear, tem que resolver a roe entre o rádio e o linear, só isso.

Gelson disse...

Também tenho o mesmo problema de diferença na leitura de ROE entre o meu VR158 e o acoplador, mas seguindo a dica do André estou confiando na leitura do VR.
Mas hoje testei um VR158 de um amigo e as leituras de ROE dele e do acoplador foram bem parecidas, só que o rádio dele esta com 14 Watts AM e o meu está com 30 Watts AM, nao sei se a diferença de potência tem alguma coisa a ver ou se um dos dois rádios está medindo errado.
Acredito que minha antena (que é caseira) nao ressona na frequência certa, mas na frequência que eu ajustei funciona bem mesmo sem acoplador, mas nos canais acima ou abaixo o acoplador é indispensável.
Agradeço pelo espaço para expor minhas dúvidas.
73s!!!

André Luiz disse...

antena na medida certa é fundamental, e deve estar com 50 ohms, caso contrário, mesmo com medidas corretas pode apresentar leitura de estacionária equivocada. Não é problema grave estar com antena fora dos 50 ohms, o acoplador corrige uma parte disso. O único ponto negativo é que o sistema irradiante perde um pouco de eficiência. Sua Estação ainda consegue resultado porque teu rádio estrá preparado. Coloca um original ai pra ver o sofrimento rsrs

André Luiz disse...

a maioria dos radio-operadores se diverte fazendo experiências com antenas, eu tenho verdadeira alergia só de pensar nisso. O acesso a minha antena é muito ruim, por isso essa fixação em trabalhar o rádio.

SETS MP3 disse...

Boa noite André, tentei baixar a tabela do radio mas o link parece estar inativo, já tentei diversas vezes.

Roberto Leite disse...

Tenho um desses e não foi feito nenhum UP nele...só foi mudado o led do s-meter . o que dá pra fazer nele..o eco dá para melhorar....além de potencia e sintonia....me ajudem

Claudio de souza disse...

tenho um vr 158 egtldx comprei uma antena 5/8 de onda steelbras não consigo ajustar a estacionaria o cabo esta na medida certa mas a estacionária esta em 3.3.
não sei se é preciso calibrar o smeter nem sei como fazer isso já tentei de tudo se poder me ajudar agradeço.

edusequim disse...

Boa noite a todos tenho um voyager 158 ele tah com frequencimentro travado gostaria de saber se isso tem solucao ou e caso perdido ....

edusequim disse...

Boa noite tenho "Voyager VR 158 EGTL DX" ele tah com frequencimetro travado gostaria de saber se isso tem solucao ou e algum caso perdidooo

Cidicley Grilo disse...

Tenho o rádio desse e estou super satisfeito

fabio maximo disse...

BOA TARDE TENHO VR158..FALO COM ELE EM SSB NO 25887 _108 USB ESTAÇAO MOVEL...MEU PROBLEMA É Q MINHA VOZ TA CHEGANDO DESTORCIDA...PRO MEUS AMIGOS...EU TO CHEGANDO BEM PRA ELES ...QUERIA CORREGIR ESSE POBLEMA....ANDREY Q PRECISO FAZER..ME MANDA SEU ENDEREÇO VOU ENVIAR ELE PRA VC..AGUARDO RESP

Eli Rodrigues disse...

Andre, como vai? Obrigado pelas excelentes informaciones do blog. Gostaria de obter a tabela desse radio e do Alan 8001 plus. Será que Poderia me enviar? Ja mao esta diaponivel para baixar aquí. Abraco

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

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7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

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