Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Jopix 4000 & Superstar 4600

Jopix Modelo "4000" e Superstar 4600 são o mesmo rádio, o que muda é o silk do painel (nome). 

Equipado com 400 canais entre negativos e positivos, AM,FM,USB,LSB, possui também:
Roger Beep; Filtro NB; Leitor de estacionária manual; Controles de Ganho de Microfone e RF; Squelsh; Controle de intensidade de iluminação do painel, Chave de Modulação para medir nível  de captação de áudio no microfone; Potência de 5 Watts AM e 12 Watts SSB/PEP.
A recepção é muito boa no modo SSB - é muito elogiado pela sensibilidade e facilidade em contatos a longa distância. Em AM transmite bem, os 5 Watts são bem aproveitados, mas o áudio é um pouco afônico, e a recepção é pouco filtrada se comparado ao modo primário - SSB. 
A questão de ruídos é facilmente corrigida substituindo os transistores originais e diodos de recepção, e o áudio em Amplitude Modulada é facilmente corrigido substituindo alguns resistores e capacitores, o que afetaria não só o desempenho em AM, como no modo SSB, sendo necessário também uma pequena correção para menos no AMC de SSB, para que não ocorra excesso de modulação.
Estruturalmente considero um ótimo equipamento, com ótima quantidade de canais, e o layout  é totalmente diferente de qualquer outro modelo, sendo boa opção para quem deseja um equipamento com design moderno, mesmo tendo sido lançado nos anos 90.

Gostaria de acrescentar detalhes sobre este equipamento? utilize o campo de postagem. É uma ótima forma de interagir com outras pessoas e obter conhecimento de mais de uma fonte.
73s

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.