Seguidores

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Microfone Cobra HG M75

Uma breve história.
Em Juiz de Fora, meados dos anos 80, na rua Batista de Oliveira - Centro, havia uma loja de antenas (naquela galeria entre a R.Floriano Peixoto e a Rua São Sebastião; galeria que chamam de shopping (não é), sai na R.Hipólito Caron) que vendia tudo o que você pode imaginar sobre rádios da Faixa do Cidadão. Tudo!
Eu era bem novo à época, e os compromissos com a familia e os afazeres domésticos não me permitiam comprar o que eu tinha vontade, mas alguma coisa eu pude usufruir.
Quando a gente é novo no rádio, tudo é muito legal, muito novo, é muito inusitado. Fiz muitas amizades, mas este post é para falar sobre o microfone, então...

Na época, um radio-operador chamado Durango Kid, com um Cobra 148 F GTL e um microfone exatamente como este, fazia de sua modulação algo parecido com uma broadcast. Com o tempo fui me aproximando deste moço, e consegui ver qual era o segredo de sua modulação tão possante.
Bem, todos sabem que o Cobra 148 GTL têm o áudio com característica voltada para os graves, o áudio é pesado, de qualidade natural por sua ótima construção, e com este microfone... hum... que espetáculo!
Para estação local, não há igual.

Comprei um exemplar do Microfone HG M75 (similar), mas ele foi roubado 3 meses depois, junto com todo o som do meu carro, e claro, meu Cobra 148 GTL foi junto...
Como tenho experiência com este microfone, pensei em resolver o problema dos radio-operadores de hoje, em pleno 2013, me lembrei da modulação deste, e remeti minha memória à Sra. Yone (+- 30 anos depois), proprietária da extinta loja de antenas,... foi aí que lembrei de visitar o site da Cobra, e enviei e-mail solicitando local de compra deste produto nos Estados Unidos a fim de divulgar a todos uma solução para áudios de rádios ching ling tipo Hannover, Aquário, etc...
Quem me respondeu?
Steelbras... olha que legal!
E começamos uma relação de amizade, foi que prontamente solicitei a mesma que investisse neste microfone, pois no Brasil, equipamentos que resolvem nossos problemas está escasso.

Agora, todos vocês têm acesso a este microfone, "tecnologia de mais de 30 anos resolvendo até hoje o problema de modulação de rádios novos".
É uma vergonha para estes novos rádios, e a Cobra realmente merece uma grande medalha.
Primeiro, gostaria de à público agradecer à Cobra pelo presente que me deu (um exemplar do microfone HG M75), e a Steelbras, por acreditar nesta empreitada, dando voz ativa às nossas necessidades.
A qualidade do microfone é indiscutível. Seu projeto é simples, funcional, e pode ser melhorado, como descrito em meu vídeo no Youtube, basta clicar aqui para conferir. Não há necessidade, mas se quiser, pode, não há problema algum.
picasion.com

No mais, espero que aproveitem bastante, e que se lembrem desta história.
Fte 73s


4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o microfone Alemão, obrigado por tudo!
Aureo
Brasilia DF

Rondon Neto disse...

Alemão, tomei a liberdade de colocar um link para seu blog no meu blog. É porque tmb falei do PTT HG M75. Se não estiver de acordo, eu retiro na hora.
http://qsl-brasil.blogspot.com.br/

André Luiz disse...

Oh amigo Rondon, fique a vontade, é um prazer divulgar seu blog. Ficou muito legal.
Aqui ajudamos quem temn ideias originais.
Aliás, sou doido naquele fone de ouvido da Sony, mas aqui nao encontra no mercado :(

Wesley disse...

Este microfone é mto bom, tanto para PX como para HF tb, eu tenho um instalado em um Kenyood TS520S (hf antigo Hibrido).... ficou Show....

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.