Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Emperror TS 5010 - Alan 9001 - President HR-2510

Não estaria fazendo uma apologia ao uso deste equipamento, mesmo porque, hoje é uma  rara peça de museu supervalorizada, mas a verdade tem que ser dita, quando este aparelho surgiu no mercado, estava anos luz à frente de qualquer outro modelo concorrente. Me atreveria dizer que foi o melhor equipamentos da época, principalmente se levarmos em consideração os recursos, como:
sintonia, acabamento, dissipação de calor, funções; inclusive funções no microfone, e potência.
Emperror é, em português, equivalente a Imperador, e na atualidade o único modelo de equipamento que dispõe de recursos inteligentes que se equivalem na mesma situação é o Hannover BR9000. Não estou fazendo uma comparação superficial entre esses dois modelos (não estou dizendo qual é o melhor), estou comparando "os modelos existentes" e os recursos que "estes dois modelos" oferecem na proporção exata do que há disponível no mercado, sendo que ambos foram lançados em épocas distintas. Há a necessidade de se compreender o que está sendo dito.
Este rádio oferece 10 memórias; iluminação do display laranja; leitor manual de estacionária; roger beep; AM,FM,USB,LSB; controle de potência que varia de 4 a 10 watts AM e 21 SSB/PEP; permite monitorar o nível de modulação no próprio display, além de oferecer uma tecla para diminuir a captação de microfone, acessório interessante para operação em locais ruidosos ou em conjunto com microfones de ganho externos. Essa função MIC/G é anunciada como um recurso de ganho, mas não é, quando desativada (aparentemente), baixa em 65% a captação de áudio, e quando ativada, é como se o ganho de microfone estivesse todo aberto. Um engodo, mas tudo bem... tem utilidade, é algo positivo, melhor que não ter nenhum controle de ganho de microfone.
A frequência mais baixa é 26.500 e a mais alta 30.200 khz, sendo boa opção para 10 metros QRP.
Aceita modificação para 20 watts AM/PEP e até 40 SSB/PEP, só não vale apena fazê-lo por conta da escala S. A saída de potência (transistor) é o mosfet MRF477, tendo como excitador um 2SC1969.
(tenha cuidado no manuseio pois é um rádio relativamente delicado, e a saída de potência não é barata, não tolera ROE alta, além de sua chave seletora de canais ser muito sensível) Caso venha bloqueado para os 11 metros, basta seguir as recomendações  descritas para o Alan 9001 (mesmo rádio).

President Hr-2510

A construção deste equipamento é "exatamente a mesma" do EMPERROR TS5010 e ALAN 9001, tendo como único diferencial a aparência do display. Nos demais aspectos, é o mesmo rádio.


Gostaria de acrescentar detalhes sobre este equipamento?
Utilize o campo de postagem. É uma ótima forma de interagir com outras pessoas e obter conhecimento de mais de uma fonte.
73s

17 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, meu nome é gaspar, eu tive um rádio emperor ts 5010, um ótimo equipamento, hoje eu não tenho nada; mais acho muito legal os seus videos. Eu tive vários rádios, maieu era muito curioso, e queria sempre ver uma novidade. O emperor foi o penúltimo rádio que tive, tenho muitas saudades dos txs que fazia nos meus 25 anos de idade. Parabéns, e continue sempre assim. Seja feliz jovem, até mais, thau.

Unknown disse...

Boa noite, eu tive um emperor ts 5010; um rádio de presença, hoje, eu não tenho mais nada, mais sinto muitas saudades quando vejo seus videos, é muito legal. Parabéns pela sua dedicação no trabalho de sua vida. Muito obrigado, Deus ti abençõe. {SEJA FELIZ JOVEM}; até mais, thau.

Anônimo disse...

Uso um desses ate hoje,e nao troco por nada.tenho boas confirmaçoes de qsl´s do mundo inteiro feito em 11mts com esse equipamento.

Anônimo disse...

esse rádio é muito chique, mas tem que trocar mesmo a cor do display, senao não tem graça

Maurício
Santos SP

CarlosEduardo.QC disse...

André,
O que é ROE alta pro 5010? 1.5 explode?
Eduardo Queiroz
PU1-UYD
PX1K9000

André Luiz disse...

1,5 é tolerável, só que a perda de sinal transmitido é enorme.

Marco R Santos disse...

Tenho um HR2510, que troquei o microprocessador e virou outro radio, com banda cb, banda corrida de 12 a 10 mts, memorias, possibilidade de split. Ficou muito melhor que o original.
E tambem tenho um 148 gtlEx+, meu primeiro equipamento comprado zero em 1996 em Ciudad do Leste. Tambem show! Um Abraço

Anônimo disse...

Maravilha de topico sertamente são lendarios pena ñ se encontrar mais no mercado na verdade to ancioso pra saber se a hannover vai seguir com o mesmo modelo nos proximos anos ou vai lançar um novo e tomara que se aproxime dos acima citados abrços py3iv

André Luiz disse...

Não acredito que possa surgir outro modelo. É uma novela para homologar.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog muito bom.Eu tenho um rádio president hr 2510 em bom estado vendo ou troco por outro px.

Lhaug disse...

Hola migos Brasileiros soy radioaficionado de Costa Rica y tambien tengo un radio president Lincoln es la misma version que el hr2510 con algunas variaciones estoy tratando de repararlo porque transmite pero con 1 a 2 watts maximo no sube mas de ahi me interesaria saber si el amigo marcos estaria dispuesto a venderme su hr2510 y si seria posible que hagamos un negocio y pueda enviarme la radio hasta costa rica cuanto estas pidiendo por el radio saludos 73's

Lhaug disse...

Hola migos Brasileiros soy radioaficionado de Costa Rica y tambien tengo un radio president Lincoln es la misma version que el hr2510 con algunas variaciones estoy tratando de repararlo porque transmite pero con 1 a 2 watts maximo no sube mas de ahi me interesaria saber si el amigo marcos estaria dispuesto a venderme su hr2510 y si seria posible que hagamos un negocio y pueda enviarme la radio hasta costa rica cuanto estas pidiendo por el radio saludos 73's

Lhaug disse...

hola marcos cual es el precio que pides por el hr2510 ? soy de costa Rica me gustaria saber si puede enviarmelo hasta Costa Rica nesesito uno para reparar mi President Lincoln que es un modelo muy similar gracias

Barba disse...

Sou um macaco velho com estação desativada de Ctba-PR que tem dois desses a sete chaves (um 2510 e um imperor)enrolados na flanelinha há quase 15 anos... e na minha humilde opinião ainda não encontrei rádios iguais.

Entrei no blog a procura de informações sobre calculo de cabos para ajudar um amigo e fiquei surpreso com seu acervo e atenção. Parabéns pelo material e pela iniciativa. Forte abraco.

Barba disse...

Sou um macaco velho com estação desativada de Ctba-PR que tem dois desses a sete chaves (um 2510 e um imperor)enrolados na flanelinha há quase 15 anos... e na minha humilde opinião ainda não encontrei rádios iguais.

Entrei no blog a procura de informações sobre calculo de cabos para ajudar um amigo e fiquei surpreso com seu acervo e atenção. Parabéns pelo material e pela iniciativa. Forte abraco.

josebet disse...

Tive o Emperor TS5010 na década de 90, comprei-o de meu antigo patrão. Na época, fiquei usando o rádio por 4 meses, aí deu um problema em SSB. De uma hora para outra, não clarificava mais. Você girava o botão do clarificador, percebia até que passava pelo ponto da "sintonia correta", mas continuava com o áudio como que fora de sintonia. Como não achei ninguém que consertasse, passei o rádio para frente. Se na época eu soubesse do Alemão, teria enviado para ele e teria o Emperor até hoje.

WINGMAN disse...

gostaria muito de poder concertar meu emperor.....audio agudo demais e nao encontro o defeito.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.