Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Mega Star - Todos os modelos

creator gif

Comparando o MEGA STAR - MG - com o VOYAGER - VR - "aparentemente" não há diferença, mas existe diferença, a começar pela numeração do chassi. O MG utiliza uma placa de circuito cuja estrutura é anterior aos modelos VR (a placa de circuito do Mega Star se mantém baseada em construção antiga, SUPERSTAR 3900). Por conta disso, algumas ligações na placa são completamente distintas, possibilitando resultados totalmente extremos nas questões de áudio, transmissão e sintonia.
O MG não corre frequência quando aquecido - é ínfimo -, já o modelo concorrente - VR - tira o sossego em contatos SSB. O painel do MG não acende, em compensação não apita, é o conhecido DELUXE, já o VR acende, e apita, chega a incomodar.
As principais características do MG são: Design deluxe tipo exportação com 271 canais; 10 watts AM/FM - 25 SSB PeP; consumo de 6A modo Full SSB e 4A modo Full AM (Chegando de 11,5A a 14A de consumo quando efetuado Upgrade); controle de potência que varia  de 4 a 10W, atuando apenas em AM no modelo 990TW, sendo que nos modelos mais simples o controle atua em AM e SSB; roger Beep; câmara de eco digital ajustável nos modelos 990TW e 98MK2; frequencímetro de 5 dígitos no modelo 990TW; filtro NB no modelo 990TW e 97; leitor de estacionária analógico manual em todos os modelos citados; + 10 khz para telecomandos nos modelos 990TW e 97 .
Este rádio - MG, nos modelos anteriores ao ano de 2003, tem como característica um roncado na modulação quando o frequencímetro está ligado (o VR9000 desta época também). Este problema foi corrigido nos modelos posteriores ao ano de 2003, inclusive nos modelos Voyager.
Se colocar na balança e tiver que escolher  entre o VR e o MG, prefiro o MG por conta das características distintas que mencionei, e o VR pela aparência. Ou seja, podiam inventar uma marca com a beleza (ponto de vista) do VR e a funcionalidade e estabilidade do MG, sendo que esta estabilidade é oriunda da construção do SS3900.
O áudio TX é excelente em todos os modelos, fazendo com que a transmissão seja sempre fiel na questão de áudio. A cápsula é padrão 500 ohms, e a aparência do microfone é a mesma dos anos 80 - sem evolução (eu gosto). A filtragem é relativamente boa, e a construção estrutural do rádio, embora seja muito parecida com a do VR, apresenta maior resistência para estações móveis se comparado a qualquer equipamento (característica SS3900)
O modelo MG97, que é o mais simples, da uma lavada de qualidade em qualquer rádio da categoria, superando até mesmo a estabilidade do concorrente mais completo, o VR 158 EGTL DX.
O microfone Cobra HG M75 fica um luxo neste rádio, além de proporcionar enorme punch. O rádio já tem uma pegada diferente no áudio, e se juntar esse benefício estrutural com o microfone da Cobra, é só alegria.

O modelo pretinho da foto é um clone/substituto melhorado do Cobra 22 Plus, remodelado e com nova aparência, além do atual microfone com melhor qualidade.
Gostaria de acrescentar detalhes sobre este equipamento?
Utilize o campo de postagem. É uma ótima forma de interagir com outras pessoas e obter conhecimento de mais de uma fonte.
73s

10 comentários:

Leonardo Ramos disse...

O melhor rádio que já vi tive foi um MegaStar MG-97, olha que já tive muitos. Em estação móvel fazia incríveis contatos DX. Há pouco tempo coloquei um MegaStar MG-35 no meu carro e do trevo de acesso à cidade de Vera/MT falei com 2 caminhoneiros que passavam pela saída de Sinop (bairro Alto da Glória), algo em torno de 30 km. Também tive um MG-990, rádio expetacular. Hoje tenho um Voyager VR-158 EGTL-DX, mas não vejo nele a bravura dos "Meguinhas".

André Luiz disse...

De fato o Megastar MG97 é "o Mike Tyson" da vez.
Esse rádio é porrada!
O diferencial está na construção antiga, e o mais curioso é o local de fabricação, mas isso vou falar no próximo parágrafo.

A estrutura, como sabem através do post, mantém as características tradicionais dos anos 90, só que mosfets na saída, mas poucos sabem da real razão que faz desse rádio um caso a parte, e quando digo um caso a parte, me refiro à qualidade dos componentes que parece ser as mesmas dos atuais, quando não é, é muito superior.
A resposta é: Fabricado no Japão, não na China.

Unknown disse...

Olá André!
Tenho um MegaStar MG-990TW que você fez o Upgrade nele! Uso ele com o microfone Cobra HG-M75 e antena Slim da Steelbras. Faço vários contatos, estou super satisfeito.
Uma pequena dúvida é que já notei que quando deixo o carro no sol e o rádio esquenta (mesmo desligado), quando ligo, a recepção fica baixíssima e quase não escuto nada. Isso é normal?
Abraços!

André Luiz disse...

Esse rádio não é para veículo pequeno, e deve ser protegido do calor. Em cabines de carretas isso jamais ocorreria.

Lean Morais disse...

O podem falar sobre o MG-32 plus? Tenho este e o Cobra 19 DX e gostaria de saber qual o melhor dos 2.

Unknown disse...

Olá André!
Sou de juiz de fora e tenho um mega star mg-990tw, não tenho nada a reclamar desse rádio, recepção ótima, transmissão excelente, mas fiquei impressionado com seus videos e futuramente irei fazer esse tal de UPGRAD, será que vai melhorar a minha estação? Abraços

André Luiz disse...

q q ce acha?

André Luiz disse...

q q ce acha?

avanir iori pludetto disse...

Bom dia André sou um pouco mais velho mais sempre me chamou á atenção radioamador Sou PY2LXD Avanir Iori Paludetto Birigui SP estou aí no QRZ.com o antigo aeroporto era a 600 metros do QTH eu ia quase todo dia lá meu irmão era mecânico de motor de avião e um dia estava lá um técnico de radio mexendo com o radio do avião e me pediu que eu pucha se a antena de arrasto não sei se você conheceu era um cabo de aço flexível que era solto no ar até chegar á frequência d 6780 khz e voltando para casa procurei nos livro de meu pai achei transmissor para 41 metros CW comecei a montar ,na parte da grade da válvula de transmissão coloquei 2 12AU7 duplo triodo para áudio á antena coloquei dentro da oficina escutava radio amador em um radio semp rabo quente como era chamado aí joguei o sinal em cima do cara que estava falando ele disse quem é o colega que bicorou a frequência eu disse copia Birigui com teste de radio ,ele ok Birigui chegando portadora 9 modulação 5 de mais volume no modulador e seu indicativo .não falei mais nada ele disse colega de Birigui não retornou esta é estação do exercito de campo grande operando com 1KWts eu com 20 watts( preciso do esquema do mega star MG MK II me envie por e mail avaniriori@hotmail.com tenho aplicativo echolink tenho um banda corrida ICOM de50 a 30.000

ondaviva disse...

Olá me chamo Marcio e moro em Canoas RS..
Tem um modelo de Mega Star MG-990 sem o TW que usa 2sc1969 e não mosfets..
este radio tem a mesma placa do Voyager VR-87M
estes malditos dadios vem um fet sobre a placa um mos-fet de duas portas que queima e não existe manual de serviço pra estes equipamentos, eles vem com muitos capacitores e resistores smd, no mugar do integrado mixer vem uns smd'sde 5 pinos.
ambas placas usam as mesmas tecnologias mas o mais irritante é o tr071 ou tr71 que é um fet de dupla porta e não existe o manual de serviço para ambos modelos.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.