Seguidores

domingo, julho 07, 2013

Carga Fantasma e suas aplicações

Este acessório é muito importante.
Trata-se de uma resistência de 50 Ohms não indutiva, com a dissipação adequada, e "uma das aplicações" é substituir a antena durante o teste de seu sistema irradiante. Por exemplo, retirando-se a antena e colocando-se a carga simulada de 50 Ohms, se o restante do sistema irradiante estiver perfeito, o medidor de ondas estacionárias instalado logo na saída do transmissor deverá indicar um valor MÁXIMO de 1, ou seja, você pode fazer dois testes interessantes a partir desta ideia.
1º verificar a quantidade de perda de potência no cabo.
Aplica-se, por exemplo, 10 watts na saída do rádio, mede-se 10 watts imediatamente na saída do rádio + carga não irradiante para verificar se os 10 watts estão precisos. Tira-se o wattímetro imediatamente da saída do rádio e coloca-se no final do cabo junto com a carga não irradiante.
Ligação:
RádioCaboWattímetro → Carga não irradiante. Se os 10 watts chegam íntegros na outra extremidade do cabo, a perda  é zero. Se chegam 8 watts por exemplo, a perda é 20%. Troca-se o cabo - escolha cabo com 98% de malha para medidas acima de 25 metros-, ou por um de melhor qualidade RG/RGC213, ou por novo cabo RG58, no caso de cabos com mais de 5 anos de uso.
Sáiba que 10 watts com 2 watts de perda pode não ser nada, mas 1000 watts com 20% de perda são 200 watts. Nem discuta, troque, e se for aplicar potência, use RG213.
Este teste é indispensável para testar cabos com mais de 5 anos de uso, mas nada impede que cabos com 2 anos apresentem problemas, então a verificação pode, e deve, ser anual, por medida de segurança.

2º verificar a estacionária "do cabo".
Algumas marcas de cabos comercializados não possuem a quantidade mínima de malha necessária - menos de 60% -, e como não são todas as pessoas que dispõe de laboratório para testes e ensaios, ou mesmo analisador de antenas, o procedimento a seguir é o mais próximo do ideal, portanto, execute o teste.
Ligação:
RádioCaboWattímetro → Carga Fantasma.
Resultado TEM QUE SER SWR = 1, acima, substitua o cabo. Caso esteja tendo problema de retorno de RF, no "pé da antena", dê 5 voltas no cabo enrolando ele na palma de sua mão, depois prenda o círculo formado com abraçadeiras plásticas. Este procedimento equivale-se a um simples baloon, ou chôque, evitando que o cabo transmita junto com a antena a partir do rádio. A transmissão se dará a partir do chôque, ou, após o chôque, apenas a antena irá transmitir. O chôque impede o retorno de RF.
Lembrando que no caso do RG ou RGC213 não há necessidade deste procedimento.
Essas dicas são extremamente necessárias para quem trabalha no ramo de instalação de antenas e manutenção.
Clubes de PX, Associações, Agremiações, Grupos de Escoteiros, etc... é importante possuir este acessório e saber utilizá-lo quando necessário, ou mesmo em situações de emergência para montar uma Estação provisória com 100% de aproveitamento.
Carga fantasma em laboratório para ajuste ou alinhamento do transceptor é mais importante que qualquer outro instrumento ou acessório, portanto, não há como ter Estação ou laboratório e não possuir ao menos uma carga fantasma, mesmo que para uso ocasional, da mesma forma o wattímetro, voce pode usá-lo constantemente ou ocasionalmente. 
Lembre-se da perda. Qualquer instrumento ligado imediatamente entre a antena e o rádio causa perda, mesmo que mínima.
Existem muitas outras aplicações para Carga Fantasma, mas escolhi essas por conta de serem mais utilizadas.
73s

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia q poodia faze esse steste com a antena fantasma e o medidor. valeu

bozó Salvador Bahia

Anderson disse...

Obrigado pela dica! Sou militar da marinha e essas orientações me ajudou bastante no desempenho da minha estação. 73

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.