Seguidores

sexta-feira, agosto 30, 2013

É novo no rádio?

 Leia com atenção abaixo.
A primeira coisa que deve saber é que o cabo que liga o rádio na antena é 50 ohms, que a antena deve ser 50 ohms e que o rádio emite radiofrequência em 50 ohms (por isso tudo é 50 ohms). Aliás, o conector, quando for comprar, deve solicitar ao vendedor o conector "UHF macho". Deve comprar 2, um para conectar o cabo no rádio e outro para conectar o cabo na antena. Caso queira adquirir um wattímetro para ajustar sua antena com mais precisão, compre o wattímetro e não 2, mas 4 conectores "UHF macho", pois vai utilizar dois conectores a mais para adicionar o wattímetro na linha de transmissão
(linha de transmissão: rádiocabowattimetroantena).
Feito isso, deve escolher entre os modelos de antenas disponíveis, como a exemplo a 1/4 de onda ou a 5/8 de onda, sendo ambas, ótimas!
Você já tem o cabo, os conectores, a antena, e deve comprar em sua cidade, em alguma loja de antenas parabólicas um mastro para encaixar a antena. Normalmente usamos um mastro com o mínimo de 5 metros para acondicionar a antena acima do telhado à uma distância segura. Junto ao mastro, o suporte de fixação, que pode ser fabricado por você, ou mesmo por um serralheiro.

 Após resolver essas questões, não se esqueça da fonte de alimentação, que deve ser proporcional ao rádio que vai escolher, ou seja, s for um Cobra 19DX, fonte de 2A (A = ampéres) 13,8v (V = voltagem), e no caso de um Hannover BR9000, opte por uma fonte mais forte, com no mínimo 15A. Pode escolher as fontes clicando aqui.
Vamos à escolha do rádio, então vou citar apenas rádios homologados:
Cobra 19DX, Cobra 25LX, Cobra 29 LX, Cobra 29 LXBT, Cobra 148 GTL, Cobra 75 WXST, Hannover BR9000
Quando o rádio chegar na sua casa, é hora de solicitar a licença junto à Anatel.
Com a nota fiscal do rádio novo em mãos, acesse o site da Anatel, baixe o formulário (clicando aqui) imprima o formulário e preencha-o com seus dados e o número de homologação do rádio.
Aguarde a chegada dos boletos, pague um a um, e estará com sua Estação legalizada.
Bons contatos!
Oferecimento: Steelbras Antenas

4 comentários:

Unknown disse...

O que você diz do Radio PX Aquario Rp 80?

André Luiz disse...

nada.

Anônimo disse...

Tenho um cobrinha 19II COMO LIGO NA MARIA MOLE EM CASA

Anônimo disse...

E VAI USAR O QUE DE ATERRAMENTO?

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.