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terça-feira, novembro 19, 2013

KRIS XL50

Muito se questiona a respeito da qualidade de rádios antigos 23 canais, mas ocasionalmente nos deparamos com equipamentos 40 canais interessantes, como mostra a foto abaixo.

KRIS XL50, fabricado no Japão, é prova de que o bom gosto e belo design é característica que prevalece entre os antigos equipamentos, e que ainda existem bons exemplares em pleno funcionamento.
São 3 displays, de portadora e recepção em um só, potência e modulação separadamente. Potência de 4 watts; RFGain; Squelsh; Filtro noise blanker com controle de intensidade de filtragem (imagine isso hoje); Dimmer, para diminuir a iluminação do display de canais a noite e não incomodar; Chave CB e Public Adress; Chave de "normal/truck", que funciona como um silenciador de ruídos para captar menos barulho externo; Chave Interno/Externo, que é mais conhecida no Brasil como "normal/dx", para baixar o nível de QRM quando em RX - Não é a mesma coisa que o filtro NB (O Sony ICB 2500 tem esse recurso); Chave HI/LOW para controle de intensidade da iluminação dos 3 displays separadamente.
Este exemplar possui recursos interessantes...
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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.