Seguidores

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

VR94, VR95 & VR9000MK2

A linha VR94/VR95/VR9000MK2 está de cara nova, mas o pequeno transformador que acende o luxuoso painel conhecido como dama da noite apresenta ruído inconveniente (Newligth).
O ruído do gerador gera outro tipo de ruído no circuito interno e atrapalha demasiadamente a recepção de Estações fracas. Não há meios de resolver este problema, a não ser que o proprietário do transceptor desligue o transformador, mantendo o painel, "que é o chique da coisa", apagado. Triste...
Algumas unidades desta linha geram mais ruído que outras, e isso mostra o equívoco no padrão de qualidade dos cabos de blindagem deste circuito. (Nota: Por questões de segurança, não toque neste cabo) Não estou dizendo que o circuito não é de qualidade, digo que apenas o cabo que transfere energia poderia ser melhor.

Os modelos  VR94, VR95 e VR9000Mk2 não são ruins, pelo contrário, são robustos, resistentes, mas além do ruído causado pelo pequeno transformador, o rádio corre frequência demasiadamente.  O problema está "exatamente" no cristal do carrier, que deveria ser X10, quando na verdade é X100", ou seja, se colocar um cristal de rádio antigo (SS3900,SS148GTL) nestes modelos, o problema tende a desaparecer, podendo variar no máximo 0.2, enquanto os atuais escorregam na média de 3.0 Khz.
Resumindo: O único rádio da VOYAGER que ainda é confiável neste aspecto é o VR158EGTL-DX.
FUNÇÕES:
Controle de potência que varia 4w a 10w AM nas 3 versões, e 20w SSB ajustáveis apenas nas linhas 94 e 95; filtro NB nos modelos 94 e 9000MK2, RFGain e controle de ganho de microfone apenas nos modelos 94 e 95; Eco fixo no modelo 95 e ajustável no modelo 9000MK2; Retorno - talkback - nos modelos 95 e 9000MK2; bandas A,B,C,D,E,F em todos os modelos - 6 bancos de canais tipo exportação - sendo os 80 canais homologados nas bandas marcadas em vermelho; dupla sintonia; leitor de estacionária manual; +10khz nos modelos 94 e 9000MK2. Eu opto pelo 158, pois é outra construção.
Nota 7 de 10
Deseja fazer algum comentário sobre este equipamento?
Faça seu post e cole abaixo.
73s

17 comentários:

branco disse...

BOA NOITE ANDRÉ ,BOM O QUE EU TENHO Á DIZER SOBRE O MEU VR 9000 É QUE ELE ERA FORA DO NORMAL .TIPO NÃO CORRESPONDIA AS MINHAS ESPECTATIVAS .DAVA MUITO RETORNO MICROFONIA ,BOM RESUMINDO TE ENVIEI ELE E VC DEU AQUELE GRAU AJUSTOU A FREQUENCIA ,AJEITOU OÉCO QUEESTAVA TODO FORA DO NORMAL BOM VOC~E DEIXOU DO JEITO QUE TEM QUE SER VALEU ANDRÉ GRANDE ABRAÇO BRANCO BILLE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP

luciano disse...

boa noit andre meu vr9000mk2tambem nao corresponde como eu quero coree sentonia nao concigo centonizar ele tem hora esta muito ruim d centonia aldio abafado andre li o comentario do branco e como faço pra t manda o radio andre meu emaikl e lucio_0081@hotmail.com meu telefone é 4399032897 operadora tim desd j muito obrigado ou meu faced é lucio ribeiro pires

FEITOSA disse...

ola boa noite, queria ver se algu companheiro poderia me da uma ajuda a localizar na placa ou mesmo referencia da peça que faz a banda do AM no radio voyager vr94m . aqui o meu queimou e tenho outras sucatas por k. assim localizando a mesmo queimada posso trocala. muito grato pela atencao e um forte 73. pu7 ocf carlos feitosa sobral-ce

André Luiz disse...

Feitosa, baixe o esquema do Alan 8001, é a mesma placa.

Unknown disse...

Boa noite Andre, esse ruido no Vr94 é em TX RX em Todas as bandas? Obrigado pela gentileza. . .

André Luiz disse...

Boa noite Gilson!
O ruido é o transformador que mantém aceso o painel, independente de banda.

Unknown disse...

Q S L Andre. Transformador deligado, foi embora o ruido, que por sinal incomodava mais a recepção dos colegas. Apagou também o VU. Há possibilidades de fazer um acedimento individual só para o VU ? Muito obrigado pela vossa gentileza. . .

Unknown disse...

Q S L Andre. Transformador deligado, foi embora o ruido, que por sinal incomodava mais a recepção dos colegas. Apagou também o VU. Há possibilidades de fazer um acedimento individual só para o VU ? Muito obrigado pela vossa gentileza. . .

Carlos PU5YCL disse...

coloquei uma frente prata no meu radio e desliguei o trans. e no miter coloquei um led branco ficou muito lindo mudou a cara do radi
Carlos PX5Q0372(PU5YCL)
imail:autocarmecanica@uol.com.br

Ricardo CTBA disse...

Olá, tenho um VR 95 m plus estou bem contente com o rádio, mas o problema é quando eu comando rodadas ele esquenta demais, não da pra por a mão na traseira dele, utilizo uma fonte mytsuda estabilizada 13,8v 15a, e a estacionária está 1.1 geralmente o utilizo nos canais entre o canal 40 e 60, tem algo que eu precise fazer pra que o bixo pare de esquentar??
Obrigado !!

André Luiz disse...

SIM, faça um Upgrade que ele trabalha gelado.

Guilherme disse...

ANDRÉ,ENTRE O VR 94 E O 95,QUAL É A MELHOR ESCOLHA ENTRE OS DOIS?

Guilherme disse...

Eu encomendei um vr 95,pq ja tive um,ele é mais caro que o vr94,por isso gostaria de saber a diferença.

André Luiz disse...

a diferença é só o eco

Unknown disse...

andre bom dia sou ricardo de atibaia
acabei de comprar un vr9000mk2 so q a frequencia q falo e 25425 grupo rpm e ele so vai 25615 o mesmo cristal q esta nele da para ir nessa frequencia muit]o obrigado

Anônimo disse...

Boa noite Andre! sobre o newligth do Vr 94m se desativar o transformador que alimenta o painel e alimentar por outros meios, tipo da propria fonte do radio, não resolveria o problema do ruido?. Grato

Unknown disse...

Ola sr André meu aparelho voyager 94 parou de transmitir dai nao acende o verde acende o vermelho mas nao acila a portadora dig o ponteiro se janpeio o transistor tr 38 acende o verde e vermelho ao mesmo tenpo o que faço mi ajuda

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.