Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

segunda-feira, julho 01, 2013

30

É O FIM DAS RÁDIOS AM?


Leia a notícia abaixo (duas fontes diferentes)

A reunião que o ministro Paulo Bernardo teve na última quinta, 6, com a presidenta Dilma Rousseff definiu assuntos de suma importância para a radiodifusão. Em primeiro lugar, a presidenta bateu o martelo sobre a flexibilização do cronograma de desligamento da TV analógica. Segundo apurou este noticiário, o decreto com a alteração da data limite de 2016, prevista no Decreto 5.820/2006 que implantou o Sistema Brasileiro de TV Digital, sairá nos próximos dias.
O switch-off, em vez de ficar todo concentrado em 2016, terá início em 2015 nas cidades maiores – onde a faixa não pode ser licitada para a banda larga móvel sem o fim do sinal analógico – e será concluído em todo o Brasil apenas em 2018. O cronograma detalhado, contudo, será definido em portaria pelo Minicom. Como já havia anunciado o ministro, o novo decreto também vai isentar as emissoras que ainda não digitalizaram suas transmissão de realizar a transmissão simultânea do sinal analógico e digital (simulcast).
O outro assunto que já teve sinal verde da presidenta foi a migração das rádios AM para a faixa FM, pleito defendido pelas associações que representam os radiodifusores, em especial a Abratel que reúne principalmente as filiadas e afiliadas à Record.
A migração acontecerá independente do processo de digitalização, como defendia a associação. Segundo a Abratel, mais de 1.700 rádios AM, que funcionam em todo o território nacional, serão beneficiadas com a decisão.
Fonte:
http://www.teletime.com.br/07/06/2013/dilma-da-sinal-verde-para-migracao-da-radio-am-para-faixa-fm-e-flexiblizacao-do-switch-off/tt/343363/news.aspx

----xx----

Migração de emissoras de rádio AM para FM: 
O fim do AM?
Da ABERT
A presidente Dilma Rousseff aprovou a migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM. A proposta foi apresentada à presidente pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na quinta-feira, 6. A decisão atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e das Associações Estaduais de Radiodifusão, que consideram a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro.

Atualmente, as emissoras que operam em ondas médias sofrem com níveis crescentes de interferências e ruídos que prejudicam a prestação do serviço. “A decisão da presidente Dilma será fundamental para o futuro de mais de 2 mil rádios AM que poderão integrar-se ao atual ambiente de convergência, com mais qualidade de transmissão e condições de seguir prestando o relevante serviço ao país”, afirma o presidente da ABERT, Daniel Slaviero.
As condições para a realocação serão definidas pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Genildo Lins, que discutirá com a ABERT os termos de uma proposta a ser encaminhada, em regime de urgência, ao Congresso Nacional. A mudança pode ser o fim da rádio AM? Aguardaremos!
Fonte:
http://www.caderno7.com/2013/06/migracao-de-emissoras-de-radio-am-para.html#.UdJc2tjN5qQ

Tenho apenas 2 perguntas:
É o fim das rádios comerciais AM?
Isso tem alguma coisa a ver com o PLC?
→ O que você tem a dizer?
((•)) Ouça este post

30 comentários:

Christian Crika Melo disse...

É péssimo para o sistema de de broadcast e sistema emergência, porém pelo lado da radio escuta e radio emissão poderemos escutar sinais oriundo de outras partes do globo e também operar em 160m com menos batimentos.

Anônimo disse...

Fico preocupado com os ribeirinhos e o povo que mora no campo...

Bruno JF

Rondon Neto disse...

uai, e a cobertura? AM vai mais longe que FM, gente! Será que a Dilma colocou no Ministério das Comunicações um cara que nunca sintonizou nada? Só falta ela falar que vai acabar com os 11m pro netinho dela não ser incomodado quando estiver brincando de carrinho de controle remoto.

Rondon Neto disse...

Cara, tem mais. Em grandes cidades a FM tá saturada. como que eles vão fazer? eu fiquei chateado viu... O uso do espectro de frequências de rádio é um negócio que agrega não só o Brasil, mas o resto do mundo todo. Vou perder meus programas de rádio (adoro a Incongfidência de BH na AM) pra ouvir pastor pregando em espanhol? que isso!!! será que alguém com conhecimento técnico vai interferir ou apenas os desejos políticos valerão? to triste

André Luiz disse...

Penso exatamente como o Bruno, e como tenho muitos parentes e amigos no campo, que utilizam muito AM, percebo que haverá esse tipo de "abandono"...
Não da pra entrar na cabeça esse tipo de "avanço" em detrimento de uma camada da população

André Luiz disse...

Rondon, gosto muito da rádio Nacional da Amazônia. Na verdade, é uma das rádios que sempre escuto aqui em 40 metros. Quando a propagação fecha eu escuto pela internet. O link dela está nesta página, abaixo das dicas de segurança.
Olha a abrangência dessa rádio, olha o público que ela deixará de lado... isso não existe!
Não entra na minha cabeça!

Wesley disse...

ja venho acompanhando este assunto a bastante tempo pois ja trabalhei em broadcast e gosto da coisa portanto sempre acompanho. Ha uns Dois anos foran realizados varios testes visando digitalizar o radio am no Brasil, mas os resultados nao foram satisfatorios para ondas medias pois mesmo com somdigital o sistema nao tem o alcance satisfatorio justamente devido ao grande ruido nas regioes urbanas . hoje em dia na pratica o am nao tem mais alcance que fm devido aos ruidos. das fontes chaveadas (aki em ipatinga por ex eu nao consigo sintonizar nenhuna radio ondas medias com bom som apesar de existirem 4 radios locais aki) ja fm sintonizo de cidades a 100km normalmente.Voltando aos testes do radio digital, os olhos dos radiodifusores se voltaram a uma nova faixa que estaria ociosa a partir do desligamento da tv analogica. os canais 5 e 6 que dao um total de 12 mhz mais que suficiente para ocupar todas as am existentes. ou seja seria criada uma nova faixa de radio em vhf. O que ainda nao havia sido decidido se a modulaçao ja adotaria um novo sistema digital ou o fm analogico. muitas das radios de ondas medias do Brasil se encontram falidas devido a ausencia de ouvintes (osmodernos aparelhos de som de. hj nem tem am) e comsequentemente anunciantes e esse eh um meio para faze las retornar ao mercado.

Wesley disse...

estive tambem estudando sobre como e a radiodifusao ondas medias em outros paises do mundo. EM algums paises europeus nao existe am, somente fm.

Mido disse...

Por favor, se alguem puder ler este artigo e depois fazer um resumo eu agradeço. Li, mas não entendi! Devido a falta de conhecimento técnico: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=244137&pub=orig..

Wesley disse...

é justamente o estudo que foi feito para comprovar tecnicamente a viabilidade de se usar as frequências dos canais 5 e 6 de tv analógica para a radiodifusão acomodando em vhf as Falidas emissoras de Ondas Medias, já que em VHF elas Teriam muito mais qualidade de som e alcance.

Mido disse...

Ok Wesley, era o que eu imaginava. Acredito que o receptor seja o maior impecilho, pois falam que já existem nos EUA, mas como no Brasil as coisas andam a passos de tartaruga com certeza esta será a principal barreira, vamos ter que ter dois receptores ou um que faça tudo, ai neste caso os existentes ficariam obsoletos.

André Luiz disse...

Tem um equívoco aí Wesley...
(...)já que em VHF elas Teriam muito mais qualidade de som e alcance.

↑ isso não procede amigão.
VHF mesmo com potência elevada não seria capaz de emitir sinais tão longe, se comparado com uma broadcast

Wesley disse...

mido se for migrado para fm analogico ja ate possuimos alguns receptores, akeles que sintonizam som de canais 5 e6 da tv , como os radios motobras. Andre em condicoes favoraveis claro que sim, as ondas medias tem maior alcance que vhf, mas na pratica (nas cidades) mal mal conseguimos sintonizar as locais devido ao ruido gerado por dispositivos chaveados.

Mido disse...

Muito bom pessoal, quanto mais informação melhor, afinal estamos próximo da era digital no Brasil. E, nós que somos amantes da comunicação temos a obrigação de saber detalhadamente como funciona. Espero que este debate não pare por aqui.

valdecir disse...

governo quer logo a faixa dos 70 mhz da tv analogica para a banda 4g internet movel ..


http://tecnologia.terra.com.br/negocios-e-ti/por-4g-governo-antecipa-desligamento-da-tv-analogica-para-2015,b6833de2b4c2f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.

André Luiz disse...

ESSE LINK TA ERRADO VALDECIR

valdecir disse...

olá bom dia a todos ..vejo que muitos então falando que as radios Am poderia pegar os canais da tv analogica esse ja tem donos e estão até querendo antecipar logo o fim da tv analogica para pegar logo a banda dos 700 mhz é a nova banda de internet movel a 4G olha link..
penso ao adm do sait apaga por gentileza meu poster com link errado ok.tks
http://tecnologia.terra.com.br/negocios-e-ti/por-4g-governo-antecipa-desligamento-da-tv-analogica-para-2015,b6833de2b4c2f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

ROBERTO VITOR. disse...

Eu acho com a migracao do am para fm,com o tempo eu nao vou mais ouvir aqui em sp a tupi e a globo do rio(a noite) por favor alguem me oriente como eu faco para sintonizar esses radios depois da migracao.

André Luiz disse...

Roberto Vitor, tenho as mesmas dúvidas, no entanto, creio que para usufruir dessas rádios, teremos que utilizar a internet. As vezes eu estou sem sono a noite, e utilizo o wifi do telefone celular para acessar as rádios AM que temos disponível na web.

Particularmente não me agrada a ideia de abrir mão do AM, sou um dos muitos no Brasil que escuta e gosta do modo AM, mas...
As rádios FM só tocam música, ao menos na minha região, então não ficamos sabendo nada através delas. Pasme, eu gosto da voz do Brasil. Na minha opinião, é o jornal mais completo que existe.

Marcus Stocco disse...

É pessoal, o governo e entidades estão pensando só no lucro que vão ganhar com estas migrações, mas estão pouco se lixando para a população pobre que mora no Amazonas, Roraima, Acre Rondonia e muitas outras localidades distantes e no campo que mal conseguem se sustentar com o pouco que ganham com seu plantio e pesca e que, a muito custo conseguiram um radio AM e uma TV analógica, que com o tempo não servirá para nada para eles e talvez nem entendam mais o que aconteceu que não conseguem mais ouvir seu radinho e sua TV, talvez ainda em preto e branco. O governo por muitas vezes dita suas regras à reveria e o povo é que sofre as consequencias, digo isso porque já fui um afetado pela decisão uni-lateral deste nosso governo e não me coube questionamento e nem recurso.

André Luiz disse...

é verdade. Se escutar a EBC Rádio Nacional da Amazônia, vai perceber o quanto a população é extremamente dependente mesmo da rádio.

http://memoria.ebc.com.br/portal/canais-ebc/radios/radio-nacional-da-amazônia-oc-11780-khz-e-6180khz

André Luiz disse...

Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780 KHz e 6.180KHz

Anônimo disse...

Otima noticia as radios am usao muita potencia mais pouca qualidade recebe e gera muita interferencia atrapalha em muitos caso as escutas em outras faixas e quanto as pessoas da zona rural poderam sintonizar em fm com mais qualidade muitas destas emisoras transmitem em oc tambem

Rossi disse...

Só um instante, na Europa as radios AM estão muito bem...

http://websdr.ewi.utwente.nl:8901/

É só passar o SDR para AM e descer para MW e dar zoom no espectro.

Rossi disse...

Só uma retificação. Na Europa as radios AM em ondas médias vai muitíssimo bem obrigado..

http://websdr.ewi.utwente.nl:8901/

É só passar o SDR para AM, descer para a faixa MW e dar zoom.

Unknown disse...

Se as transmissões em AM se encerrarem, pra mim o rádio morre. Cresci ouvindo as rádios do Rio, de São Paulo, de Minas. Até hoje só durmo ouvindo a Rádio Tupi do Rio. Quem quiser ouvir rádio sem nenhum ruído pode valer-se da internet. Agora como as pessoas que moram em locais afastados, onde mal existe energia elétrica, farão para se informar? Durante a noite um rádio Am é um grande companheiro nas estradas, onde os sinas de FM não chegam. Por que não se fazer uma transmissão simultânea em AM e FM como faz a Globo, a Bandeirantes, a Tupi e diversas outras rádios? Encerrar as transmissões AM é matar o rádio.

Valdeson Félix disse...

Vamos ver pelo pouco que entendo FM frequencia modulada é uma modalidade de transmissão e não uma faixa de frequencia então as radios de ondas médias continuariam transmitindo nas mesmas frequencias só que na modalidade fm a única coisa que iria ser modificada seriam os receptores de rádio.

Valdeson Félix disse...

Bem, pelo pouco que entendo FM frequencia modulada é somente uma modalidade de transmissão e não uma determinada faixa de frequencias então pelo que entendi o que vai acontecer é somente a mudança no modo de transmissão mas as rádios de ondas médias continuarão nas mesmas frequencias de antes o que vai mudar são os receptores de rádio.

FABRICIO VILLAGIO disse...

NÃO SERA O FIM DO AM APENAS UM FOLEGO PRA EMISSORAS QUE ESTAVAM FALINDO POR FALTA DE ANUNCIO POR FALTA DE OUVINTE , NO AM QUEM LEVA VANTAGEM NÃO AS EMISSORAS CLASSE A POR SER MUITO POTENTE O RESTO FICA AI NO MEIO DO RUIDO ELÉTRICO DAS GRANDES CIDADES , TAMBÉM NÃO SERA O OBRIGATÁRIA A MIGRAÇÃO , COM O FIM DA TV ANALÓGICA VAMOS TER ALGUMAS FREQUÊNCIAS LIVRES ONDE VÃO SER MIGRADAS ESTAS RADIO 76 A 87 MHZ O FM ESTENDIDO ..LEMBRANDO QUE EM CADA CANAL DE TV DA PARA POR QUASE 30 RÁDIOS . LEMBRANDO TAMBÉM QUE ISTO E UM PROJETO CARO POIS MUDA TUDO EM UMA EMISSORA ANTENA TORRE TRANSMISSOR . UMA RADIO AM QUE TRANSMITE DENTRO DE UM BREJO NUNCA VAMOS COLOCAR UMA FM POIS TODOS SABEMOS QUE O SISTEMA DE PROPAGAÇÃO DO FM DEPENDE DE ALTURA . MAIS NÃO SERA O FIM DO AM APENAS UM FOLEGO PARA QUE ESTAVA QUASE NA LONA , UM VÍDEO DO PRIMEIRO TESTE FEITO PELA RADIO JOVEM PAM AQUI DE SÃO PAULO https://www.youtube.com/watch?v=h_gh2Eyw3WY&index=1&list=UUQqO-Nw5S58uvE5TsQ5V4UQ

troll disse...

mais se o PLC entrar na jogada acaba com toda a banda de hf por causa do ruído
porem ele deve ter frequências bases que se todos derem portadora ele não sincroniza ai não vinga

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Photobucket

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS