Seguidores

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Superstar 3900 (Ranger)

SUPERSTAR 3900
Superstar 3900 é um dos mais conhecidos rádios da faixa do cidadão. A estrutura original é RANGER, e "um dos" pontos fortes deste transceptor é a estabilidade, que provém da qualidade excelente dos cristais. Possui característica deluxe - frente prateada, é resistente, de baixo consumo (cerca de 2,5A) e poucos recursos; apenas: roger beep, filtro NB e leitor de estacionaria com ajuste manual.
Modos: AM - FM - SSB.
A estrutura PCB (chassi) é utilizado em inúmeros transceptores, tendo este e o Super Star 148 GTL como precursores.
Possui ótima cobertura de 271 canais de fábrica - tipo exportação -, potência original em amplitude modulada de 4,5W  e 12 watts SSB/AVG, que correspondem às expectativas de 21w PEP. A filtragem é muito boa, principalmente no modo SSB, possibilitando ótimos contatos a longa distância, e diga-se de passagem, com muita facilidade.

Os rádios tipo exportação são vastos em quantidade de canais, por conta disso, a FCC - Comissão Federal de Comunicações (em inglês: Federal Communications Commission - FCC) que é o órgão regulador do segmento de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos (criado em 1934 dentro do programa New Deal) - não homologa nenhum transceptor que atue fora do limite dos 40 canais. É uma pena, mas é lei.
Embora a FCC não permita homologação, não proíbe a fabricação, e tal fato não impede que o transceptor deixe de ser  comercializado em solo americano, o que jamais ocorreria no Brasil, mesmo com suas mazelas e corrupção. É nessas horas que me pergunto o porquê de algumas medidas "educacionais" aqui, neste país, não funcionarem. O Brasil é muito austero em determinadas áreas, como as que cuidam de minorias (Px, Professores, Radioamadores, poderia dizer "homossexuais"...), e esse problema existe porque não temos representatividade.
diria: Coam moscas e engolem elefantes.
Este rádio foi amplamente comercializado no Brasil dos anos 80 à 90, e, como a Agência à época não fiscalizava de forma ostensiva - Dentel -, era possível adquirir este exemplar novo, na loja, e com nota fiscal. Completo paradoxo nos dias informatizados de hoje, cujas notas fiscais são eletrônicas. Tecnologia que o Brasil está exportando.
Embora seja um transceptor direcionado à Faixa do Cidadão, é possível adquirir um manipulador eletrônico a parte e praticar CW na faixa dos 10 metros como QRP - Baixa potência.
O feedback positivo destes rádios tipo exportação no mercado deixa claro que a concorrência deve atuar melhor no controle de qualidade quanto à fabricação de seus equipamentos. Existem exemplares SS3900 em pleno funcionamento com mais de 30 anos de uso, e os modelos estão até hoje sendo atualizados, seja para Mosfet, layout, cores de display, além dos diversos estilos que embelezaram o modelo clássico, como nas fotos deste post.
A característica QRP fez deste exemplar uma peça de desejo, pois ao mesmo tempo que despeja áudio com vontade, dificilmente o rádio-operador tinha problemas com interferências - TVi, o que atraiu cada vez mais adeptos, valorizando cada vez mais a Estação.
O chassi deste rádio é comercializado no Brasil com o nome MEGA STAR MG97

Se você tem experiências com este exemplar, descreva abaixo como foi.
73s


9 comentários:

José Luiz Bet disse...

Tive a oportunidade de conhecer este rádio na casa de um radioamador aqui da cidade, na década de 90. Na ocasião, uma antena direcional foi colocada em cima de uma caixa de água que estava no chão. Rádio perto em cima de uma mesinha com a fonte. O radioamador ligou o rádio e com extrema facilidade já estava fazendo um qso com um operador da espanha. Fiquei impressionado.

Anônimo disse...

Este rádio é um espetáculo!
Tenho um dess novinho, comprado em 1980.
Aureo
Brasilia DF

Unknown disse...

o meu primeiro radio foi um ss 3900 black. tenho dezenas de confirmações de contactos de todo o mundo, um dos melhores senão o melhor de todos os radios mobil. vendio mas ja estou arrependido.OPERADOR MANUEL DA ESTAÇÃO BRASILIA. BARCELOS PORTUGAL

Unknown disse...

é migao eu tenho superstar 3900 no meu caminhao ele é chucrutado...mais to querendo troca ele no alan 8001xt...o que vc me diz vale apena troca

André Luiz disse...

copia esse link, cola em seu navegador e leia este post. Nele contém o caminho certo.
http://pxjf.blogspot.com.br/2013/08/e-novo-no-radio.html

hewton ,BSB disse...

Eu tenho um MG97 e ele e otimo mas ainda estou aprendendo a usa-lo.

Unknown disse...

Tenho um funcionando perfeitamente, é só esticar um fio (antena de meia onda) com um cabo rg-59 que é DX certo.

Unknown disse...

Tenho um funcionando perfeitamente, é só esticar um fio (antena de meia onda) com um cabo rg-59 que é DX certo.

Unknown disse...

Tenho um mega star mg 97 é muito bom,opero com uma antena 5/8 de onda, e chega quebrando, com seus 21 watts original,ficou melhor com o microfone ptt hg m75 da cobra, muito bom para Dx, bom a qualidade é boa, eu não sabia de como era bom, fui saber por um amigo que mora nos e EUA, que disse nunca se desfaça dele,pois esse equipamento é raro,e quem tem por aqui não se desfaz,então fica a dica e o meu é maiden USA comprei novo na caixa show abraços silvio ijui RS

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.