Seguidores

terça-feira, novembro 26, 2013

Filipinas: Radioamadores continuam apoiando as comunicações de emergência


Com as consequências devastadoras do pior tufão que aconteceu nas Filipinas , os Radioamadores voluntários continuam fornecendo suporte de comunicação para as agências governamentais. Em muitos casos , o rádio é a única maneira de fazer chegar a comunicação necessária para apoiar desde a fase dos resgates até a atual reconstrução.
O local mais atingido foi a cidade de Tacloban , a capital da província de Leyte . Sem comida e água, com a chegada de ajuda externa . Ramón Anquilan , DU1UGZ das Filipinas Amateur Radio Association (PARA) , relata que em meio ao caos , de Operações de Emergência, Estações de Rádio estão ajudando as autoridades e moradores. Membros da RadNet (uma rede de emergência) Nathan Eamiguel , DU5AOK , Vilma Eamiguel , DU5VIE , e membros de seu clube local estão trabalhando duro .

"Sua Estação de HF está localizada no segundo andar do Tacloban City Hall, alimentado por um gerador que mantém suporte a unidade do governo local ", disse Anquilan . " A comunicação na banda de VHF (2 metros) é simples, e ele explicou que os operadores de VHF estão servindo como " operadores de campo " para lidar com várias situações, verificação de informações e coordenação com outras agências. "Os policiais liderados por Nathan , DU5AOK , enviaram os seus membros com base na prioridade de tráfego por estação de HF ", disse Anquilan .

Segundo DU1UGZ , estação HERO Tacloban foi usada pela Cruz Vermelha para localizar um veículo de emergência para verificar o bem-estar dos seus voluntários , que tinham sido presos e saqueados. Outros pedidos de ajuda vêm da Comissão Nacional de Telecomunicações (NTC) , do escritório regional em Tacloban , solicitando HT´s de VHF para melhor distribuir os operadores, considerando os diversos locais que necessitavam de comunicações.

As Agências de ajuda nas Filipinas estão sobrecarregados . Os EUA enviaram a um grupo de fuzileiros navais com suprimentos de emergência e outros navios de transporte com mais suprimentos estão a caminho .

"Basicamente, Tacloban e outras estações nas áreas de desastre só permitem o tráfego de saída com mensagens prioritárias ", explicou Anquilan . "Esta é uma decisão política do NTS Co Jojo , DU1VHY , e conforme solicitado pelo RADNET . podemos classificar as mensagens como se segue: " Nós sobrevivemos " mensagens institucionais e mensagens de agências governamentais para os escritórios centrais ou associados em Manila , e os pedidos urgentes de ajuda ou socorro específico " ele disse que é preciso um minuto ou dois. para enviar cada mensagem , dependendo das condições da frequência, a taxa de tráfego por hora é de 40 a 60 mensagens.

As operações de Socorro e recuperação ocorrem lentamente , e as operações da HERO provavelmente vão permanecer ativas por mais de uma semana. Anquilan disse que provedores de telecomunicações tem recuparado gradualmente os serviços móveis celulares.

"Na medida em que as telecomunicações e serviços de socorro e reconstrução primários forem restaurados, haverá menos necessidade dos serviços de radioamador em Tacloban ", disse Anquilan . "Isso vai significar um momento mais difícil, porque as áreas remotas ainda não alcançados pelo governo e outras agências exigem agora links de comunicação.

No seu relatório , Anquilan mencionado outro clube local, ACCESS 5, a serviço das agências governamentais e organizações de ajuda humanitária . Uma estação de HF militar está vinculado à Redução do Risco de Desastres e Conselho de mitigação , que é dentro do campo Aguinaldo em Quezon City. " No entanto ACESSO 5 usa VHF muito efetivamente, atuando como guias para as equipes de resgate e recuperação da área , bem como alguns voluntários RADNET ", disse Anquilan .

Outra estação de HF ativado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia está usando a equipe Nathan , DU5AOK . Em DU7 ( Cebu , Bohol e Negros, incluindo a província insular de Siquijor ), o Cebuano Amateur Radio League ( CARL ) enviou uma equipe de Bantayan localizado na ponta norte de Cebu. Esta cidade foi a mais afetada em Cebu, com uma estimativa de 90 por cento das estruturas destruidas pela tempestade . A equipe está com CARL, na operação de HF. Outro componente é o Chocolate Hills Amateur Radio League ( CHARL ) com base em Tagbilaran City em Bohol, uma área atingida no mês passado por um terremoto de magnitude 7.1 e ainda o CHARL DX7BC e membros Gerry Marmito , DU7AU , Ador Lamoste , DU7AL monitorando e transmitindo mensagens entre o principal estação ferroviária e Tacloban .

Um terceiro DU7 contingente, NORAD -7 de Dumaguete City está a lcom a unidade de comunicação de longo alcance do governo local de Dumaguete Tacloban, para informar o tráfego para a sua área , na ilha de Negros . Em DU6 ( Panay , Negros Occidental e ilhas vizinhas ) Bobby Garcia, DU6BG em Iloilo ; Iver Astronomo , DV6ILA e Arnel , DV6WAV em Roxas Provincial Capitol são voluntários na equipe de Redução do Risco de Desastres Provincial e Mitigação Board ( PDRRMC ) .

Eles se espalharam por todo o arquipélago das Filipinas são as estações que recebem o tráfego de saída Tacloban e outras áreas afetadas. Estes incluem Jojo , DU1VHY , Thelma , DU1IVT ; Romy Isidro, DV1SMQ e Max, 4F1BYN - agindo como principais estações de recepção em uma base rotativa desde o início da ativação. Outras estações também são acionadas para receber os QTCs, principalmente para informar as famílias e os parentes de suas condições . Outros operadores estão prontos para transmitir QTCs, quando necessário. Outra faceta da operação é usar o EchoLink pela CARE -4 em Naga City e uma bússola em Tondo , Manila.

Anquilan disse que os meios de comunicação começaram a perceber a importância dos radioamadores.

A rede de emergência de rádio amador está operando nas freqüências de 7.095 kHz e 144,740 MHz De Typhoon foram muitos exemplos da importância do rádio em tais situações.
Parabéns aos radioamadores que mais uma vez, puderam auxiliar em um grande desastre e estiveram presentes quando todas as comunicações oficiais e convencionais, falharam ou simplesmente deixaram de existir.
PY1UAP
Bira
Teresópolis - RJ
Compartilhe, copie o link e cole em seu Facebook

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.