Membros Participantes

terça-feira, novembro 26, 2013

0

Filipinas: Radioamadores continuam apoiando as comunicações de emergência


Com as consequências devastadoras do pior tufão que aconteceu nas Filipinas , os Radioamadores voluntários continuam fornecendo suporte de comunicação para as agências governamentais. Em muitos casos , o rádio é a única maneira de fazer chegar a comunicação necessária para apoiar desde a fase dos resgates até a atual reconstrução.
O local mais atingido foi a cidade de Tacloban , a capital da província de Leyte . Sem comida e água, com a chegada de ajuda externa . Ramón Anquilan , DU1UGZ das Filipinas Amateur Radio Association (PARA) , relata que em meio ao caos , de Operações de Emergência, Estações de Rádio estão ajudando as autoridades e moradores. Membros da RadNet (uma rede de emergência) Nathan Eamiguel , DU5AOK , Vilma Eamiguel , DU5VIE , e membros de seu clube local estão trabalhando duro .

"Sua Estação de HF está localizada no segundo andar do Tacloban City Hall, alimentado por um gerador que mantém suporte a unidade do governo local ", disse Anquilan . " A comunicação na banda de VHF (2 metros) é simples, e ele explicou que os operadores de VHF estão servindo como " operadores de campo " para lidar com várias situações, verificação de informações e coordenação com outras agências. "Os policiais liderados por Nathan , DU5AOK , enviaram os seus membros com base na prioridade de tráfego por estação de HF ", disse Anquilan .

Segundo DU1UGZ , estação HERO Tacloban foi usada pela Cruz Vermelha para localizar um veículo de emergência para verificar o bem-estar dos seus voluntários , que tinham sido presos e saqueados. Outros pedidos de ajuda vêm da Comissão Nacional de Telecomunicações (NTC) , do escritório regional em Tacloban , solicitando HT´s de VHF para melhor distribuir os operadores, considerando os diversos locais que necessitavam de comunicações.

As Agências de ajuda nas Filipinas estão sobrecarregados . Os EUA enviaram a um grupo de fuzileiros navais com suprimentos de emergência e outros navios de transporte com mais suprimentos estão a caminho .

"Basicamente, Tacloban e outras estações nas áreas de desastre só permitem o tráfego de saída com mensagens prioritárias ", explicou Anquilan . "Esta é uma decisão política do NTS Co Jojo , DU1VHY , e conforme solicitado pelo RADNET . podemos classificar as mensagens como se segue: " Nós sobrevivemos " mensagens institucionais e mensagens de agências governamentais para os escritórios centrais ou associados em Manila , e os pedidos urgentes de ajuda ou socorro específico " ele disse que é preciso um minuto ou dois. para enviar cada mensagem , dependendo das condições da frequência, a taxa de tráfego por hora é de 40 a 60 mensagens.

As operações de Socorro e recuperação ocorrem lentamente , e as operações da HERO provavelmente vão permanecer ativas por mais de uma semana. Anquilan disse que provedores de telecomunicações tem recuparado gradualmente os serviços móveis celulares.

"Na medida em que as telecomunicações e serviços de socorro e reconstrução primários forem restaurados, haverá menos necessidade dos serviços de radioamador em Tacloban ", disse Anquilan . "Isso vai significar um momento mais difícil, porque as áreas remotas ainda não alcançados pelo governo e outras agências exigem agora links de comunicação.

No seu relatório , Anquilan mencionado outro clube local, ACCESS 5, a serviço das agências governamentais e organizações de ajuda humanitária . Uma estação de HF militar está vinculado à Redução do Risco de Desastres e Conselho de mitigação , que é dentro do campo Aguinaldo em Quezon City. " No entanto ACESSO 5 usa VHF muito efetivamente, atuando como guias para as equipes de resgate e recuperação da área , bem como alguns voluntários RADNET ", disse Anquilan .

Outra estação de HF ativado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia está usando a equipe Nathan , DU5AOK . Em DU7 ( Cebu , Bohol e Negros, incluindo a província insular de Siquijor ), o Cebuano Amateur Radio League ( CARL ) enviou uma equipe de Bantayan localizado na ponta norte de Cebu. Esta cidade foi a mais afetada em Cebu, com uma estimativa de 90 por cento das estruturas destruidas pela tempestade . A equipe está com CARL, na operação de HF. Outro componente é o Chocolate Hills Amateur Radio League ( CHARL ) com base em Tagbilaran City em Bohol, uma área atingida no mês passado por um terremoto de magnitude 7.1 e ainda o CHARL DX7BC e membros Gerry Marmito , DU7AU , Ador Lamoste , DU7AL monitorando e transmitindo mensagens entre o principal estação ferroviária e Tacloban .

Um terceiro DU7 contingente, NORAD -7 de Dumaguete City está a lcom a unidade de comunicação de longo alcance do governo local de Dumaguete Tacloban, para informar o tráfego para a sua área , na ilha de Negros . Em DU6 ( Panay , Negros Occidental e ilhas vizinhas ) Bobby Garcia, DU6BG em Iloilo ; Iver Astronomo , DV6ILA e Arnel , DV6WAV em Roxas Provincial Capitol são voluntários na equipe de Redução do Risco de Desastres Provincial e Mitigação Board ( PDRRMC ) .

Eles se espalharam por todo o arquipélago das Filipinas são as estações que recebem o tráfego de saída Tacloban e outras áreas afetadas. Estes incluem Jojo , DU1VHY , Thelma , DU1IVT ; Romy Isidro, DV1SMQ e Max, 4F1BYN - agindo como principais estações de recepção em uma base rotativa desde o início da ativação. Outras estações também são acionadas para receber os QTCs, principalmente para informar as famílias e os parentes de suas condições . Outros operadores estão prontos para transmitir QTCs, quando necessário. Outra faceta da operação é usar o EchoLink pela CARE -4 em Naga City e uma bússola em Tondo , Manila.

Anquilan disse que os meios de comunicação começaram a perceber a importância dos radioamadores.

A rede de emergência de rádio amador está operando nas freqüências de 7.095 kHz e 144,740 MHz De Typhoon foram muitos exemplos da importância do rádio em tais situações.
Parabéns aos radioamadores que mais uma vez, puderam auxiliar em um grande desastre e estiveram presentes quando todas as comunicações oficiais e convencionais, falharam ou simplesmente deixaram de existir.
PY1UAP
Bira
Teresópolis - RJ
Compartilhe, copie o link e cole em seu Facebook

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Cadastre seu e-mail para receber novidades

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO