Seguidores

quinta-feira, janeiro 02, 2014

A história de Carlos e seu rádio PX (2º parte)

...foi então que pegou seu aparelho celular e percebeu que estava completamente sem sinal. Ele queria falar com alguma autoridade, Polícia, Corpo de Bombeiros, foi quando olhou em volta e viu toda a população batendo em retirada. Era uma situação difícil, que causava mal estar, e a festa estava ocorrendo naturalmente, como se tudo aquilo fosse invenção do radio-operador.

Carlos se sentia extremamente confuso, e decidiu falar novamente com João. 
Entrando novamente na festa, esbarra com João.
-João, tem certeza que o seu amigo do rádio não estava certo?
João responde
-E daí se estiver? Curte a festa, olha a mulherada, geral tirando a roupa. Olha a piscina lotada de gatas. Nem está chovendo!

Carlos percebeu que João estava realmente despreocupado. Foi uma mistura de sentimentos. Decidiu falar com um dos moradores.
-Ei, Senhora, é sério que este local será inundado?
A senhora já bem idosa olha para dentro dos olhos de Carlos e diz:
-Meu filho, olhe bem aquela marca no teto de minha casa, ali "no segundo andar". Foi a três anos, e aquele rapaz do rádio fez a mesma coisa, só que embora muitos tenham escutado seu anúncio, poucos deram ouvidos, e esta cidade virou um lugarejo. Muitos morreram. Me ajude com minhas muletas, quero sair logo daqui.

Carlos ficou apavorado, ajudou  senhora e correu para seu carro. Queria sair dali a todo custo.

------------------

No alto da Serra, do outro lado, o rádio-operador tentava sinal de celular, mas não logrou sucesso. 
Chamou geral no canal 40 USB de seu rádio PX, e o primeiro a atender foi Rogério Luiz Canado, que escutou e anotou calmamente as instruções com o objetivo de procurar as autoridades e colher informações. Rogério estava em outro município, a 120 km. 

Outro radio-operador escutava o assunto e no espaço de câmbio se pronunciou:

-QTC QTC! A informação solicitada passou agora na TV. A barreira de contensão do município ao lado realmente acabou de ser rompida e já está devastando as cidades adjacentes. Aqui é o radio-operador Eduardo dos Passos Moreira, Estação Lagarto.
Eduardo estava a 1.180 Km de distância, em Santo Antônio do Morro da Boiada do Paraibuna.

O rádio-operador chamou novamente Rogério Canado e explicou que estava sozinho. Repassou a informação do radio-operador Lagarto e mudou a solicitação.

-Atenção Rogério Canado, segundo informações do radio-operador Lagarto o pior já aconteceu. Por favor procure o Batalhão do Exército, preciso de sua ajuda, vamos ficar em situação difícil aqui. O tempo está fechando muito rápido, as nuvens que se aproximam são escuras, será um temporal, não temos estrutura física para abrigar a população que está chegando.

Rogério respondeu:
-Ok, permaneça neste QAP, neste canal, posso demorar alguns minutos, mas volto, e com notícias, QSL?
-QSL!
Respondeu o rádio-operador.
---------------------
Ainda no lugarejo...

Carlos entra em seu carro e liga o radinho FM, daquele jeito automático de quem gosta de ouvir música a todo momento, e nota que em todas as estações há um silêncio absoluto. Gira o dial para procurar alguma estação no AM, e nada, só estalos fortes.

Acelera em direção a serra, passa pela ponte do rio Formoso e nota que o nível da água subiu 3 metros, estava no mesmo nível da ponte. É exatamente neste momento que ele percebe a seriedade da coisa.
A ponte é extensa, ele não pode acelerar porque a ponte está balançando. Ele consegue passar, mas no espelho retrovisor percebe que o rio está invadindo a ponte, e acelera ainda mais porque logo a frente tem outra ponte, só que curtinha, de um brejo.
A medida que trafega em direção a ponte, nota que o dia começa a parecer noite, que nuvens carregadas se deslocam rapidamente, e acelera ainda mais a Brasília branca, só que na curva a sua frente tem uma manada de bois, que seguindo o próprio instinto fogem na mesma direção.
Carlos tenta a todo custo passar a frente dos bois, mas não consegue. Olha no retrovisor e...
(continua amanha)

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.