Seguidores

quarta-feira, junho 05, 2013

De volta ao passado...(Parte 2)

Política, futebol e religião, assuntos que podem ser debatidos aqui, mas que definitivamente não podiam ser discutidos através do rádio no período da Ditadura Militar, além da proibição direta de contatos com os Países:
Cuba, União Soviética e China. Ou seja, países cuja política econômica adotavam o Comunismo.
Comunismo  pode ser definido como uma "doutrina política e econômica, em tese igualitária", que propõe condições de libertação do chamado proletariado (classe da sociedade que tira o seu sustento única e somente da venda do seu trabalho e não do lucro de qualquer capital).

Uma característica básica desta doutrina é que os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc.) são disponíveis à população, abolindo-se a propriedade privada destes. Em suma, é o absoluto oposto do que vivemos hoje, o consumismo.
Marighella
 Não podemos ignorar um dos princípios basilares do comunismo:
não há Estado em uma sociedade comunista ideal, logo, é inconcebível a existência de um ditador onde inexiste o aparelho estatal.
A seguir rigorososamente o esquema teórico do dito comunismo "científico" (de Karl Marx), inferimos uma incorreção. O socialismo é a fase totalitária do comunismo; em verdade, todo comunismo que passou sobre a face da Terra degenerou no totalitarismo brutal que ceifou milhões de vidas em todo o planeta, assim como nos Regimes Ditatoriais Militares, como exemplo o Brasil, que torturou e silenciou milhões de pessoas.
Vale ressaltar que à época da Ditadura, a "elite" do Brasil se preocupava com propostas como:
reforma agrária, sistema econômico igualitário, economia planificada, etc...  Qualquer proposta de esquerda, ou que beneficie o cidadão, o regime ditatorial Militar combatia veemente, alegando serem ameaças "comunistas". É claro que se houvesse reforma agrária, as terras brasileiras seriam igualmente divididas e a "elite" sairia no prejuízo, mas para entender quem é essa "elite", devemos remeter à História do Brasil, e lembrar que durante os dois primeiros séculos de colonização portuguesa, a metrópole dividiu e distribui as terras da Colônia de forma injusta. 
No sistema de Capitanias Hereditárias, poucos donatários receberam faixas enormes de terra (pedaços comparados a alguns "Estados" atuais) para explorar e colonizar (tem idéia o tamanho dessas terras?). Desde então, o acesso a essa terra foi dificultado para grande parte dos brasileiros. O latifúndio (grande propriedade rural improdutivo) "tornou-se padrão", gerando um sistema injusto de distribuição da terra.
Para termos uma noção clara desta desigualdade, basta observarmos o seguinte dado:
quase metade das terras brasileiras está nas mãos de apenas 1% da população, ou seja, "a elite", e por que será que os políticos são contra a reforma agrária?
Porque esses mesmos políticos, da banca ruralista, que detém essas terras, e é você que os elegeu!
É claro que vão defender suas terras!
A população também tem culpa, mas os meios de comunicação, a imprensa, que deveria divulgar esses dados, são cúmplices. Não cumprem seu papel, e a alienação é propagada nos jogos de futebol, novelas, etc...
Bem, não sou socialista, tampouco comunista, e não saberia viver fora do regime capitalista, então, o que posso dizer sobre as informações acima é que o período difícil que o radio-operador brasileiro passou, hoje inexiste, e o que ficou "equivocado" e permanece, aos poucos está se ajustando. Aproveito o gancho para devolver o tópico ao assunto de início.
No Rio de Janeiro, em Benfica, meados de 1970, existia um prédio onde era feito o procedimento de homologação dos rádios PX's, e no andar superior, em uma sala enorme estavam os censores, e a ferramenta principal eram inúmeros rádios HF Hammalung, utilizados para corujar e censurar TODAS AS FREQUÊNCIAS e meios de comunicação, mas, isso é um assunto que abordarei no próximo post...
Clique aqui e leia a parte 3

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.