Seguidores

sábado, junho 01, 2013

De volta ao passado...(Parte 1)

Uma das coisas que mais gosto é ler revistas antigas do segmento da Faixa do Cidadão e radioamadorismo, e o interessante é que mesmo naquela época já existia uma legislação que "fiscalizava" o segmento. Era bem precária na questão de exigência comercial de rádios homologados para venda, mas desde que a loja estivesse pagando os tributos, tudo bem. A fiscalização era ostensiva nas Estações, no controle do "tipo de pessoas" que utilizavam o espectro, não nas lojas, e essa pressão que existia era devido ao modo político da época, e claro, a ausência de tecnologia. Desorganização compreensível, afinal, estamos falando da saudosa época da máquina de escrever, mimiógrafos e arquivos manuscritos...
Revista Eletônica Popular
Como é observado nas páginas fotografadas, algumas empresas anunciavam livremente amplificadores lineares, rádios 23 canais, belos microfones de mesa e  inúmeras antenas. Também haviam wattimetros, mas não existia o Cross Needle... os ponteiros eram comuns... A Daiwa que lançou a moda a posteriormente.
Revista Eletrônica Popular
Para ingressar na Faixa do Cidadão era necessário fazer alguns testes de conhecimento em legislação e ética operacional, o mesmo teste aplicado em radioamadoes classe C hoje,  prática que infelizmente foi abandonada. É por este motivo que à época, radio-operadores e radioamadores eram, em suma, considerados praticamente a mesma coisa, o conceito era mais político-intelecto-moral.
Anos depois, após a isenção dos testes para operar na Faixa do Cidadão - Final da Ditadura Militar no Brasil -, houve uma dicotomia de conceitos, mas antes, para se tornar radioamador, a principal exigência era comprovação de trocas de Cartões QSL. Ou seja, se você comprovasse que fez "X" contatos em CW com alguns países, a reciprocidade da troca de cartolinas endereçadas às Labres, em seu nome, somada ao teste de conhecimento em radioeletricidade, legislação, redação e ética operacional  o habilitava, e dessa forma, inúmeros radioamadores foram surgindo, mas isso é historia para outro post.  
Na foto abaixo fica claro que os produtos variam desde o uso para Faixa do Cidadão até à faixa de amador.
Revista Eletrônica Popular
É fato que nessa época "a única entidade que lutava pelos direitos dos radio-operadores (em geral) era a Labre", pois a pressão militar era forte, e tentavam a todo custo impedir todo tipo de comunicação, ainda mais comunicação sem controle, impondo a não liberdade de expressão - política social repressiva, que tinha como linha de frente o DOPS - Departamento de Ordem Política e Social -; outro motivo pelo qual era necessário, para se tornar radio-operador/radioamador, a aplicação de testes de conhecimento, pois se não tivesse o argumento, a desculpa do uso técnico do espectro, teria realmente sido tolida/impedida quaisquer destas práticas. Entende o julgamento de valores? 
Enfatizo que se a Labre não existisse à epoca, o radioamadorismo hoje seria algo utópico no Brasil, ou, seria algo totalmente diferente.
Revista Eletrônica Popular
É claro que os tempos são outros, e que a Labre, como entidade,  perdeu seu papel representativo, mas que fique explícito o eterno agradecimento para com esta instituição em nossa história.
Abraço a todos!!!
Clique aqui e leia a Parte 2
PX4G1578 - PY4WB
André Luiz Cordovil Possato
73s
OFERECIMENTO: RM ITALY
Texto de autoria própria, cópia e utilização sem prévia autorização são proibidas.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.