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quinta-feira, novembro 14, 2013

Emperor TS5010 vs Hannover BR9000

É imensa a variedade de rádios que foram introduzidos na Faixa do Cidadão desde os anos 80, mas o que chamou realmente a atenção à época foi o rádio Emperor TS5010, equivalente hoje ao Hannover BR9000. Ambos com ótima sintonia, potência original razoável e design interessante, mas vamos ao que interessa, os contras...


O Emperor TS5010 causou certa repulsa ao chegar no Brasil, pois o que dominava o mercado eram os rádios analógicos: Cobra, Mega Star, Superstar e Voyager
Sabemos que tudo o que é completamente diferente daquilo que estamos acostumados, a princípio, causa certa negação, certa recusa, e a ausência de segurança em possuir um produto cujas peças de reposição eram uma incógnita, e ainda por cima sem homologação, fez deste modelo (TS5010) uma sombra à parte do que havia disponível no mercado, nada além disso. É uma pena, pois  naquela época, este rádio era realmente o mais interessante. 

O lado negativo ainda é o transistor de saída; extremamente caro, e difícil de ser encontrado. Comercialmente indisponível, encontrado somente no mercado negro (E só se tornou acessível por conta da internet). 
A placa de circuito e PLL limitvam quaisquer alterações,  justamente numa época em que chucrutar os rádios estava em alta, então, será que a repulsa "preconceituosa" inicial não tinha um pouco de razão, seguindo a lógica de uma sociedade que curtia personalizar o próprio equipamento?

O último argumento pode não parecer válido, pode não ser desculpa, mas é o que aconteceu, então cabe apenas fazer o relato.


Atualmente os usuários sentem a mesma repulsa a respeito do Hannover BR9000, mas eu diria ser um sentimento sem razão. Não adianta ignorar ou fazer vista grossa, o Hannover BR9000 está na frente se compararmos os recursos que os concorrentes oferecem. É claro que a quantidade de transceptores Voyager ainda é, e por muito tempo será, líder de vendas, indo exatamente na contramão da legislação, o que deixa forte e clara a recusa pela tecnologia SMD. Neste caso, o problema não é encontrar transistor de saída ou peças de reposição, é encontrar quem faça algum tipo de serviço além do básico... uma estação de solda e dessolda é caro, imagina um monitor de serviço.

A discussão não é por conta do produto ser chinês, chinês por chinês todos são, a China é o maior polo tecnológico do planeta, mas o que causa essa repulsa inicial é a consciência que o consumidor tem, de que o produto, mesmo oferecendo belo design, recursos e homologação, após o término de garantia, caso apresente algum problema mais sério, vai para a lixeira. Algo que não se vê nos modelos totalmente analógicos. Canso de mostrar vídeos apresentando o Hannover BR9000 sem o básico, que é pasta térmica nos transistores (clique aqui e confira), então o que dirá os outros componentes principais.

Portanto, não que eu esteja convencionando o que seja ideal ou não, mas o fato é que essa recusa inicial acaba por ser uma vantagem extra para o consumidor, pois inibe que algo tecnicamente mal produzido ou elaborado em desacordo com o mercado seja tratado como produto de ponta, quando observamos que não é. Eu gosto e tenho um Hannover BR9000, mas longe de mim dizer que é o melhor rádio; em recursos é, mas sem upgrade esse produto se torna um risco. (espúrios, desajustes, etc...)

Voltando à discussão,  ambos equipamentos são toleráveis de um ponto de vista técnico, mas o novo, para realmente substituir o "velho", ainda tem muito que melhorar.
Que venha o Cobra tipo exportação 80 canais, ou mesmo o UNIDEM... (dica...)
73s

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.